Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
12/03/2011 (Nº 35) EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SUSTENTABILIDADE REGIONAL EM PIRAÍ DA SERRA, PR
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=987 
  
Modelo de Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SUSTENTABILIDADE REGIONAL EM PIRAÍ DA SERRA - PARANÁ

Edvanderson Ramalho dos Santos

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Contato: Rua Codorna, número 528, bairro Colônia Dona Luíza, CEP: 84043-180, Ponta Grossa, Paraná. E-mail: eddieuepg@hotmail.com. Telefone: (42) 9936 8740.

 

Paulo Rogério Moro

Graduado em Licenciatura em Geografia pela UEPG e Mestre em Educação pela UEPG. Professor Assistente da UEPG. Contado: E-mail: paulomoro@uepg.br

 

RESUMO – O objetivo deste trabalho é desenvolver material impresso e audiovisual com propostas de atividades de educação ambiental para escolas e outras instituições a fim de se conseguir a sustentabilidade regional em Piraí da Serra. A metodologia utilizada é a de abordagem qualitativa no sentido de aprofundamento teórico e saídas a campo na preposição de alternativas metodológicas para a educação ambiental (EA). Os resultados detectados até agora revelaram: a) A falta de consciência da população sobre as questões relacionadas com o meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável; b) O despreparo dos professores e a necessidade de um curso de treinamento aos mesmos; c) A equipe pedagógica raramente apresenta projetos articulados de EA. Apesar dos diagnósticos iniciais observarem certas dificuldades e falhas nas atividades atuais desenvolvidas de EA, estamos confiantes que este quadro pode ser revertido durante o andamento de nosso projeto.

 

PALAVRAS CHAVE – Educação Ambiental. Sustentabilidade regional. Piraí da Serra. Projetos interdisciplinares. Visão holística.

 

ABSTRACT – The objective of this work is to develop printed materials and audiovisual proposals for activities in environmental education for schools and other institutions in order to achieve sustainability in regional Piraí da Serra. The methodology used is the qualitative approach to deepening theoretical and leaving the preposition in the field of alternative methods for environmental education. The results found so far have shown: a) Lack of awareness of population on issues related to environment and sustainable development; b) The lack of teachers and the need for a training course to the same c) The teaching staff rarely presents articulated projects of environmental education. Despite the initial diagnoses observe certain difficulties and shortcomings in the current activities undertaken in environmental education, we are confident that this framework can be reversed during the course of our project.

 

KEYWORDS – Environmental Education. Regional sustainability. Piraí da Serra. Interdisciplinary projects. Holistic view.

 

 

Introdução

Este trabalho é parte do projeto interdisciplinar diagnóstico ambiental de Piraí da Serra visando a sustentabilidade regional. Este é um Projeto interdisciplinar coordenado por um professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que agrega professores de várias disciplinas e universidades. Neste artigo iremos focar o núcleo temático da Educação Ambiental (EA) mostrando seus objetivos e os resultados já alcançados dentro do projeto interdisciplinar. 

Atualmente vivemos em uma época em que o ser humano passa por uma crise, ou como argumenta Morin (1996), Petraglia (1996) e Bona (1999), uma “policrise”, com ramificações em todas as áreas do saber. É um momento de transição, de grande repercussão sócio–ambiental, necessitando de uma reeducação que salienta valores vitais, para que a vida no planeta aconteça de forma mais harmônica e possam imperar os princípios da paz (ANDRADE; FIUMARI JR., 1999).

Esta policrise se cristaliza facilmente a nossa volta. Cada vez mais observamos a decadência da qualidade de vida nos grandes centros urbanos e a “artificialização” da vida, observando o distanciamento do homem do seu meio natural, a degradação da natureza, as disparidades sociais, a perda de valores éticos e a violência nos centros urbanos. Estes sinais funcionam como símbolos desse desastroso modelo de desenvolvimento e da catastrófica estrutura de valores que hoje servem de fundo ao desenvolvimento da sociedade (SAYÃO, 2000).

Urge deste contexto a importância de ações e projetos que procuram trilhar caminhos alternativos visando o desenvolvimento sustentável. Certos territórios devem também ser usadas como exemplos de uso racional e equilibrável com a natureza, preservando a fauna e a flora destas regiões assim como os valores culturais das populações que lá habitam, promovendo um “escudo” contra a globalização homogênica de valores que acaba por destruir a harmonia das relações sócias e instaurar a policrise e a lei da selva na sociedade (ROCHA; MONASTIRSKY, 2008).

Melo, Moro e Guimarães (2007) ao caracterizarem o patrimônio natural dos Campos Gerais detectaram a região de Piraí da Serra como prioritária para a conservação e para servir de base para um projeto sustentável para a região, por apresentar diversas peculiaridades geológicas, geomorfológicas, arqueológicas, rica diversidade de fauna e flora, riquezas culturais e ainda apresentar relativo estado de conservação.  Entretanto, a implantação de novas políticas na região e a expansão do plantio de Pinus e da agricultura mecanizada põem em risco o patrimônio natural e cultural da região, o que motivou a estruturação do projeto que visa a sustentabilidade regional em Piraí da Serra. 

 

Piraí da Serra: Patrimônio natural e cultural

A região de Piraí da Serra se destaca como umas das poucas áreas ainda preservadas dentro dos Campos Gerais do Paraná (Figura 01).  Ali ocorrem praticamente os últimos remanescentes dos campos nativos que deram origem ao nome da região.

 

  

FIGURA 01 – Localização da região de Piraí da Serra nos Campos Gerais do Paraná. 1) Escarpa da Serra Geral; 2) Escarpa Devoniana; 3) Campos Gerais do Paraná; 4: Unidades de conservação já implantadas - A: Parque Estadual do Cerrado; B: Parque Estadual do Guartelá; C: Parque Estadual de Vila Velha; D: Parque Estadual do Monge; E: Floresta Estadual do Passa Dois; 5) Área de Piraí da Serra. Fonte: Melo et al. (2004).

A região de Piraí da Serra distribui-se entre os municípios de Piraí do Sul, Castro e Tibagi, situando-se a margem esquerda do rio Fortaleza-Guairicanga, entre o Ribeirão Cambará a montante e o Lajeado Grande a jusante, compreendendo uma superfície de 15 por 25 Km. Dentro desta área classificada como Piraí da Serra delimitou-se uma área principal para os estudos de detalhe, por ser a que se encontro em estado maior de preservação (Figura 02).

A região apresenta paisagem singular que justifica sua preservação: a) Drenagem paralela encaixada em canyons de direção NW; b) Solos heterogêneos que controlam vegetação diversificada (floresta com araucária, floresta estacional, campos, cerrado, entre outros); c) Escarpas rochosos; d) Relevos ruiniformes; e) Abrigos sobre rochas com vestígios arqueológicos; f) Rica diversidade de fauna e flora (MELO et al., 2004). Piraí da Serra ainda possui belíssimas cachoeiras e corredeiras e um ambiente de paz e harmonia que serve como refúgio de paz para os inúmeros turistas nacionais e internacionais que procuram à região.

 

                          

FIGURA 02 – A área preservada de Piraí da Serra. 1) Escarpa Devoniana; 2) Estradas principais; 3) Limites intermunicipais; 4) Municípios: A - Telêmaco Borba; B - Ventania; C - Arapoti; D - Jaguariaíva; E - Tibagi; F - Piraí do Sul; G - Castro; 5) Cidades; 6) Parque Estadual do Guartelá; 7) Principal área preservada de Piraí da Serra proposta para estudos de detalhe.

Graças aos ricos pastos naturais e abundância de invernadas com boas águas e trechos com relevos suaves, Piraí da Serra foi rota do tropeirismo do sul do Brasil desde o século XVIII até meados do século XX, sendo parada de pouso e estadia para os tropeiros que cruzavam o Paraná vindo de Viamão-RS indo em direção a Sorocaba-SP, deixando na região seus costume e fecundando pequenos aglomerados urbanos. Sendo assim, a região apresenta uma forte identidade histórica e cultural que resultou em narrativas, mitos e lendas da população, como também em antigas práticas culinárias, de tecelagem e outros artesanatos que fazem da região um verdadeiro patrimônio cultural que deve ser valorizado. Valorizando a cultura local estaremos defendendo a região da globalização homogênica de valores e comportamentos que conduz as populações humanas a uma séria degradação de sua qualidade de vida. (ROCHA; MONASTIRSKY, 2008).

Todo este quadro pinta a possibilidade da região para o desenvolvimento de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e turismo ecológico, mostrando um grande potencial para gerar renda e emprego para a região de maneira sustentável e em equilíbrio com o meio ambiente.

Mas nem tudo são rosas. Melo et al. (2004) Salienta que nos últimos 40 anos a região tem passado por profundas transformações: 1) Expansão de cultivos mecanizados sobre os campos nativos junto ao relevo acidentado da escarpa devoniana (destruindo as vegetações nativas e ocasionando o desgaste do solo arenoso pobre); 2) A expansão do plantio de espécies exóticas (Pinus) que acabam diminuindo a quantidade de água das nascentes além de se proliferar por toda a região desestabilizando o ecossistema local; 3) Nos últimos anos verifica-se um aumento na tendência de êxodo rural, formação de latifúndios e desagregação da cultura e dos sistemas produtivos tradicionais ocasionados pela industrialização recente da região e marcas do avanço da globalização perversa sobre este espaço.  

Todas essas transformações colocam em risco o patrimônio cultural, natural e arqueológico da região necessitando urgentemente de ações para se preservar Piraí da Serra, justificando a estruturação do seguinte projeto de pesquisa e extensão.

 

Diagnóstico ambiental de Piraí da Serra visando a sustentabilidade regional

Para se atingir a sustentabilidade regional em Piraí da Serra o projeto demanda equipe interdisciplinar, no sentido de se alcançar novos conhecimentos e linguagens construídos coletivamente (PHILIPPI et al., 2000).  O projeto é ao mesmo tempo de pesquisa e de extensão. Como projeto de pesquisa visa o aprofundamento do conhecimento de ecossistemas naturais e de sistemas produtivos. Como projeto de extensão visa atuação junto às comunidades locais (proprietários rurais, associação de produtores, escolas, centros comunitários, entre outros) no sentido de debater e divulgar as questões relacionadas com a sustentabilidade regional.

O desenvolvimento das diversas etapas do projeto demandou a institucionalização de diversos núcleos temáticos: 1) Núcleo de caracterização do meio abiótico (pesquisadores das áreas de Geologia, Geografia, Agronomia e Informática); 2) Núcleo de diagnóstico das formas de uso das terras (pesquisadores das áreas de Agronomia e Ciências Sociais); 3)Núcleo de diagnóstico do patrimônio natural e arqueológico (pesquisadores das áreas de Geologia, Geografia, Turismo, Arqueologia, Ecologia e Biologia); 4) Núcleo de atividades de Educação Ambiental (pesquisadores das áreas de Geografia, Pedagogia e Sociologia); 5) Núcleo de proposição de empreendimentos sustentáveis (é o núcleo integrador de todas as áreas e participam dele todos os pesquisadores do projeto).   

O núcleo de atividades de Educação Ambiental (EA) é o foco principal das ações do projeto, pelo fato que é o responsável por coletar todas as informações obtidas pelos diversos pesquisadores envolvidos transformando-as em material didático para ser usado nas escolas da rede pública da região de Piraí do Sul ou em outras instituições que envolvam a comunidade em geral. Sendo assim, a EA será a “ponte” entre os pesquisadores e a população em geral.

A educação ambiental pretende fornecer aos profissionais atuantes na rede pública de ensino da região, material bibliográfico com os resultados das pesquisas, sendo a linguagem científica utilizada pelos pesquisadores transformada em linguagem didática para uso nas séries iniciais e ensino fundamental. Pretende também fornecer material audiovisual com elementos naturais da própria região.

Para isso é necessário realizar um diagnóstico das atuais atividades desenvolvidas de EA e conhecer a região, para assim propor atividades condizentes com a realidade local.

 

Educação Ambiental aplicada a realidades locais

Para prosseguirmos em nosso trabalho torna-se necessário trazer a luz algumas questões relativas às características que se reveste a educação ambiental. A EA necessita de uma ação conjunta de toda a sociedade, é um modo inovador de encarar a realidade, de uma maneira holística, visando o todo.  A inserção do ambiental na educação reveste esta de potencial transformador. Segundo Sato (1996, pg. 15):

 

Consideramos que a Educação Ambiental para uma sustentabilidade eqüitativa é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito de todas as formas de vida. Tal Educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social para preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam entre si relações de interdependência e diversidade.

         Segundo Reigota (1994), Bruggüer (1994) e Dias (1993) a educação ambiental é dotada de algumas características:

·         Ela é interdisciplinar e procura abarcar o todo em suas análises. Pretende superar o paradigma cartesiano de separar o conhecimento em gavetas isoladas.

·         Ela é um aprendizado permanente e para todos. Ela deve ser aplicada a todas as faixas etárias e a todos os grupos de pessoas, não podendo ficar restrita apenas a escolas e universidades. Não se aprende EA apenas na “semana do meio ambiente”, por exemplo, pois ela deve ser permanentemente trabalhada durante todo ano.

·         Ela é baseada em novos valores como o respeito a todas as formas de vida. Busca também resgatar valores que foram esquecidos por nossa sociedade, procurando sempre construir uma sociedade mais justa e igualitária.

·         Com isso, a EA pretende formar cidadãos críticos, conscientes e participativos, que estejam aptos a participarem das tomadas de decisões em suas comunidades locais.

Baseados nessas conceituações de EA esperávamos encontrar nas escolas práticas ingênuas que são erroneamente chamadas de EA, e não práticas que conduzam aos objetivos do projeto, que é uma educação ambiental crítica, revolucionária, interativa e pautada nas questões da realidade das pessoas.

 

 

Objetivos

Com o propósito de se conseguir a sustentabilidade regional em Piraí da Serra através da preposição de atividades de EA, neste estudo concentramos nosso olhar sobre os seguintes objetivos:

Como objetivo geral a elaboração de produção de audiovisual e texto-manual com proposta de atividades de educação ambiental identificada com a realidade regional, a ser apresentado e debatido em escolas da rede de ensino das cidades da região.

Este objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos:

·         Realizar um diagnóstico das atuais atividades de EA que estão sendo realizadas no município de Piraí da Serra.

·         Buscar parcerias para a efetivação destas atividades, junto à associação de moradores, Igrejas, Secretaria da Educação e outras instituições civis.

·         Traduzir para a linguagem didática as informações científicas coletadas em campo pelos diversos núcleos temáticos.

·         Estruturar cursos de atualização para professores sobre Piraí da Serra e EA, além de incentivar a realização de gincanas ecológicas na comunidade escolar entre outras atividades de EA.

 

Metodologia

Para se atingir os objetivos propostos, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa no sentido de aprofundamento teórico e na proposição de alternativas metodológicas para a Educação Ambiental (GASKELL, 2002). Um aprofundamento teórico sobre o tema Educação Ambiental foi desenvolvido e também várias visitas técnicas foram realizadas na região de Piraí da Serra.

Nesse Aprofundamento teórico estudamos sobre EA o seu histórico, os diferentes conceitos e propostas de atividades sobre EA e as diferentes linhas de pesquisa que existem na área. Este aprofundamento possibilitou a participação como membro no grupo de estudos e pesquisa de EA da UEPG (GEPEA), desenvolvido por um professor do Programa de Mestrado em Educação da mesma instituição.

Das atividades de campo desenvolvidas até o momento, a primeira delas foi com o objetivo de conhecer a área  registrando todos seus potenciais e levantando a importância para a sua preservação.

A segunda saída foi para realizar a coleta de dados nas escolas municipais e estaduais do município de Piraí do Sul sobre as atividades que já foram desenvolvidas de EA nas escolas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário que foi respondido pelos diretores das respectivas escolas. Visitou-se 1 escola particular, 2 escolas municipais de educação básica e 3 escolas estaduais de ensino fundamental e médio.

Também nesta saída buscou-se a parceria para a efetivação da EA informal, fazendo contatos com os representantes de igrejas de diversas religiões e também das associações de moradores existentes.

O terceiro passo nesta caminhada foi à organização de um mini-curso aos professores da rede municipal de ensino de Piraí da Serra, onde apresentamos o projeto e marcou-se uma saída a campo com os professores para eles conhecerem a região. Nesta saída de campo com os professores visitou-se uma pousada da região que é modelo de turismo sustentável. Os professores fizeram uma caminhada pela região observando cachoeiras, pinturas rupestres e escutando contos e lendas do local.

O projeto continua em andamento e várias metodologias ainda devem ser impregnadas para se conseguir a sustentabilidade regional em Piraí da Serra, tais como: 1) Confecção de um calendário com fotos da região a ser distribuído a comunidade em geral; 2) Produção de cartilha didática e jogos lúdicos baseados na realidade local a ser aplicado nas escolas da região; 3) Estruturação de gincanas ecológicas envolvendo as escolas e a comunidade em geral; 4) Organização de outros mini-cursos para os professores.

 

Resultados e discussões

O aprofundamento teórico proporcionou o engajamento em diversas atividades relacionadas à educação ambiental. Com isso se fez a divulgação do tema e das mensagens apreendidas tanto internamente como externamente da universidade através da realização de palestras. Os diagnósticos realizados nas escolas detectaram:

·         A falta de consciência da população sobre as questões relacionadas ao meio ambiente a ao desenvolvimento sustentável.

·         O despreparo dos professores e a necessidade de um curso de treinamento aos mesmos, bem como a elaboração de material didático sobre o tema.

·         A equipe pedagógica raramente apresenta projetos articulados de EA, se mantendo apenas uma ou outra atividade que eles chamam de EA, durante a semana da água ou do meio ambiente.

·         Os projetos de EA presentes nas escolas por vezes são parciais e ingênuos, não servindo ao interesse de nossos objetivos.

·         Das escolas pesquisadas, apenas 1 escola municipal apresenta projetos contínuos de EA.

As reuniões com os professors da região mostrarem que os mesmos não conhecem as potencialidades turísticas e a riqueza natural da região. Na saída de campo realizada com eles, os mesmo puderam conhecer a região e estruturar uma visão holística sobre ela. Observou-se grande entusiasmo dos professores em conhecer a área, assumindo o compromisso de levar para sala de aula as primeiras discussões e atividades de EA com o tema de Piraí da Serra.

A igreja católica se prontificou a ser uma forte parceira em Piraí do Sul (cidade onde há maior porção da área de Piraí da Serra). Estudos anteriores (ZANELLO, 2002) apontam na região uma forte tendência da religiosidade entre a população, e a ajuda da igreja católica nas atividades de EA irá potencializar seu campo transformador. Outras igrejas e associações civis podem vir a ser parceiras, como a igreja Adventista do Sétimo Dia, associação do comércio, imprensa local, entre outras.

Observamos durante as saídas de campo a rápida desagregação da cultura local e a não valorização do patrimônio cultural pelas pessoas, mostrando a urgência de se implantar as ações de EA. O projeto continua em andamento e é prevista a aplicação de diversas atividades na região visando a sustentabilidade regional.

 

 

Conclusões

 

Apesar de os diagnósticos iniciais observarem certas dificuldades e falhas nas atividades atuais desenvolvidas de educação ambiental, também mostrando uma grande falta de consciência da população sobre as questões ambientais e sustentáveis, estamos confiantes que esse quadro pode ser revertido durante o andamento do nosso projeto.

As próximas atividades que estão sendo planejadas, tais como mini-cursos e palestras aos professores da rede de ensino da região, fazendo uma atualização dos conceitos de educação ambiental mais condizentes com nossos objetivos do projeto, assim como o desenvolvimento de um calendário com fotos da região, para que assim as pessoas da comunidade valorizem mais Piraí da Serra..

A elaboração de um vídeo didático mostrando as belezas da região, a elaboração de um jogo lúdico, planejamento de gincanas culturais e ambientais nas escolas, a elaboração da cartilha a ser trabalhada nas escolas de Piraí do Sul, entre outros passos, levam a crer que estamos no rumo certo para o objetivo maior do projeto que é a sustentabilidade da região, partindo para fazer as mudanças do local para o global, como Milton Santos (2003) nos propõem, assim trabalhando para a realização de uma outra globalização, a serviço de um mundo mais justo e harmônico entre seres humanos e natureza.

 

Referências

 

ANDRADE, Ana Paula Müller de; FIUMARI JR., Reinaldo. Violência e degradação ambiental na escola fundamental. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 1999, Curitiba. Anais do III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 1999.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

BONA, C.R. de. Degradação ambiental: o “olhar” da comunidade, do acadêmico e a educação e percepção ambiental. In: II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 1999, Curitiba. Anais do III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 1999.

BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 1994.

DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia. 1993.

MELO, Mario Sérgio de; MATIAS, Lindon Fonseca; GUIMARÃES, Gilson Burigo; BARBOLA, Ivana de Freitas; MORO, Rosemeri Segecin; CRUZ, Gilson Campos Ferreira da; MORO, Paulo Rogério; MOREIRA, Jasmine Cardozo. Piraí da Serra - proposta de nova unidade de conservação nos Campos Gerais do Paraná. Publicatio Uepg Ciências Biológicas e da Saúde, Ponta Grossa, v. 10, n. 3/4, p. 85-94, 2004.

MELO, Mario Sérgio de; MORO, Rosemeri Segecin; GUIMARÃES, Gilson Burigo. Patrimônio natural dos Campos Gerais do Paraná. Ponta Grossa: UEPG, 2007. 230 p.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-América, 1996.

PHILIPPI JR. A.; TUCCI, C.E.M.; HOGAM, D.J.; NAVEGANTES, R. (Edits.). Interdisciplinariedade em ciências ambientais. São Paulo: PNUMA: Signus, 2000, 318 p. 

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo : Brasiliense, 1994.

ROCHA, A. R. P. ; MONASTIRSKY, L. B. . A dialética entre o global e o local: um olhar sobre o turismo e o patrimônio cultural. Terra Plural, v. 2, p. 145-154, 2008.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SATO, Michèle. Educação ambiental. São Carlos: EdUFSCar, 1996.

SAYÃO, Sandro Cozza. A crise sócio ambiental e a educação: uma reflexão sobre os fundamentos do processo de Educação Ambiental. In: III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2000, Porto Alegre. Anais do III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2000.

ZANELLO, Marcelo. Fundação e evolução de Piraí do Sul, PR. Curitiba: Juruá, 2002.  170 p.

Ilustrações: Silvana Santos