Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
14/12/2010 (Nº 34) Quais São as Empresas Mais Sustentáveis no País
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=931 
  
Educação Ambiental em Ação 34

Quais São as Empresas Mais Sustentáveis no País

Carlos Abreu• 28 de junho de 2010

 

Esta notícia é meio antiga mas achei legal colocar aqui para dar uma refrescada na memória!

 

Todo ano a Revista Exame aplica um questionário nas empresas do país com a finalidade de saber quais empresas são mais sustentáveis, premiando assim, as vinte empresas que mais se destacaram em sustentabilidade.

 

Segue abaixo a lista com as vinte empresas premiadas.

 

 

1ª WALMART

2º Aes Tietê

3º Alcoa

4º Amanco

5º Anglo American

6º Bradesco

7º Brasil Foods

8º Benge alimentos

9º Celce

10º CPFL

11º EDP

12º Fibria

13º Itaú-Unibanco

14º Masisa

15º Natura

16º Philips

17º Promon

18º Serasa Experian

19º Susano papel e células

20º Tetra Pak

 

Vejamos um pouco em qual área cada uma delas atua o que fazem como colaboram com a sustentabilidade.

 

Investimento na área de vendas ao Varejo

WALMART- Destacou-se porque constatou que a subsidiária Brasileira Global poderia impedir o crescimento o crescimento da Empresa. Tornou-se então um exemplo de sustentabilidade para a matriz da empresa ganhando assim o primeiro lugar.

 

Empresas que investem em Eletricidade:

Aes Tietê- Uma das suas áreas foi invadida por pescadores e para resolver o problema gerados por essa invasão, usou de diplomacia incluindo os invasores nos programas sociais.

 

Coelce- Recebe reconhecimento Internacional por investir em programas para reduzir a conta de luz de seus clientes de baixa renda.

 

CPFL- Para reduzir as emissões de carbono desenvolveu um modelo de carro elétrico e também investe em alternativas para diversificar as fontes de energia.

 

EPP- Faz uma redistribuição para aumentar sua eficiência operacional e estimula os funcionários a incorporar a sustentabilidade do dia a dia dos negócios.

 

Investimento em Material de Construção

Amanco- Para facilitar a compra de material de construção por consumidores de baixa renda, cria um programa em que o cliente, a loja e a indústria saem ganhando.

 

Empresas na área de Mineração.

Alcoa- Inaugurou uma mina de bauxita no interior do Pará e aprendeu que a gestão sustentável do negócio depende do diálogo com a

sociedade.

 

Anglo American- Assume o compromisso de redução e emissões de gases de efeito estufa, para poder ampliar suas operações no país.

 

Investimento na área Financeira.

Bradesco- Acelera a concessão de empréstimo para população da base da pirâmide, contando com a ajuda do Banco Postal.

 

Itaú-Unibanco- Depois da fusão que criou o maior banco do país, a instituição trabalha para incorporar sustentabilidade à escultura da instituição.

 

Empresa na área de papéis.

Fibria- Resultado da união entre a VCP e ARACRUZ, a companhia busca a partir de agora aliar as melhores práticas de sustentabilidade das duas empresas.

 

Susano papel e celulose- Lança mão do desenvolvimento de novos produtos a venda de créditos de carbono, uma estratégia de longo prazo para aproveitar a economizar verde.

 

Investimento na área de Painéis de Madeira.

Masisa- Busca novas tecnologias para provar que é possível produzir painéis de madeiras de forma sustentável, fazendo uso da energia renovável à reciclagem.

 

Empresa na área de cosméticos.

Natura- investe no contato estreito e colaborativo com seus stakeholders, para detectar falhas e soluções e renovar sua ideias.

 

Empresas que investem na área de alimentos.

Brasil Foods- A empresa se preparara para as melhores práticas de sustentabilidade da Perdigão e Sadia, enquanto espera a aprovação do cabe.

 

Buge alimentos- Cada vez mais consegue convencer seus fornecedores de grãos a preservar o meio ambiente e a respeitar os direitos trabalhistas dos empregados.

 

Investimento na área de Proteção ao Crédito e Serviços para Empresas.

Serasa experian- A empresa lança relatórios de análise de risco social e ambiental de empresas, e só as mais responsáveis devem conseguir melhores condições de crédito.

 

Investimento na área de embalagens

Tetra Pak- A operação brasileira da Tetra Pak se torna referência para outras unidades do grupo, através da atual reciclagem das embalagens que produz.

 

Investimento na área de Produtos de Consumo, Saúde e Iluminação.

Philips- A empresa reduz os custos dos produtos em até 40% e promove a modernização de hospitais públicos ao investir na produção nacional de equipamentos médicos.

 

Investimento na área de Engenharia e Gerenciamento.

Promon- responsável por grandes projetos da infraestrutura em todo o país, ela leva programas educacionais para as comunidades afetadas pelas obras.

 

Faça você também a sua parte, transforme sua empresa em uma empresa sustentável.

 

 

Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/ Acesso em 04/12/2010.

Ilustrações: Silvana Santos