Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Breves Comunicações
14/12/2010 (Nº 34) QUEM É O PROFESSOR? UMA BREVE INTRODUÇÃO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=924 
  
Educação Ambiental em Ação 34

 

QUEM É O PROFESSOR?

UMA BREVE INTRODUÇÃO

 

Édison Cardoso Teixeira1,2

 

1.        VIDA SILVESTRE – Grupo de Pesquisas em Ecologia e Conservação da Vida Silvestre. Rua Arthur Bernardes, 43, Bom Sucesso, Gravataí, RS. E-mail: grupovidasilvestre@gmail.com

2.        Professor da Rede Estadual do Município de Novo Hamburgo - RS

 

            Os problemas em que perpassa o mundo na atualidade ganham espaço em diversas ramificações formadoras da sociedade. A violência, o descaso social e dos valores familiares aumentam em um ritmo que assusta os cidadãos de inúmeras cidades das mais diversas classes e crenças. De modo geral a população aponta para a educação como sendo um dos principais caminhos para mudar este quadro e o andamento desta “onda” em que se encontram os centros urbanos. É neste cenário que o profissional da educação é então lembrado.

            O professor é, de certa forma, a base da formação do indivíduo. Formação esta que aborda desde aspectos culturais até psicológicos como um todo. Aí se torna importante que a sociedade conheça a realidade destes profissionais muitas vezes pouco reconhecidos e valorizados tanto pelo mundo político como social.

            Hoje o professor se assola com o medo escalonado da violência no elo jovem da sociedade. É ele que lida diretamente com estes indivíduos. Hoje muitos pais “despejam” no professor a função de educar os filhos que eles mesmos não sabem conter. Hoje o professor possui uma imagem de eterno insatisfeito (e sem motivo) da sua questão salarial. Hoje o professor tem que ser educador, psicólogo, sociólogo e até mesmo orientador espiritual. Hoje se amplia o desenvolvimento de um esboço de imagem distorcida que parece dominar o pensamento de muitas pessoas sobre a visão do que seria e o que é o professor. Porém, a realidade é outra. O professor é um profissional que vivencia e lida com uma gama de realidades e se sente mergulhado em vidas que parecem estar intimamente ligadas a ele. Uma carga pesada e árdua em que se encontram muitos destes trabalhadores.

            Ser professor significa, antes de tudo, muito estudo e formação continuada. Significa muitas vezes se desdobrar para trabalhar em mais de uma escola, cada qual com sua realidade e individualidade para ter condições de manter seus estudos e suas famílias. Significa passar horas, fora de seu horário ganho, planejando a melhor maneira de levar o conhecimento científico e de vida para seus alunos. Significa ficar horas extras elaborando avaliações e outras horas mais corrigindo estas avaliações e repensando novas avaliações recuperativas. Significa lidar com seres humanos distintos que vivem em situações distintas e muitas vezes se envolver com as dores destas pessoas. E além disto tudo, significa falhar na educação de seu próprio filho em prol da educação dos filhos de centenas de outros pais.

            De certa forma os pilares da sociedade se erguem sob a orientação deste profissional: médicos, advogados, engenheiros e tantos outros profissionais que são vistos, e com mérito, como sendo a excelência social passaram fundamentalmente por professores. Cabe então um espaço nobre para este profissional também. Cabe as pessoas olharem com mais carinho e valorização para estes que de diversas formas, lutam por uma educação humana e sempre atual para a formação de nossas crianças, jovens e mesmo adultos.

 

Questões para debate:

1.       Para vocês, qual o papel do professor na sociedade?

2.      Como vocês imaginam ser o trabalho de um professor?

3.      Quando se fala em “professor” o que logo vem a vossas cabeças?

4.      Vocês lembram quantos professores  perpassaram em sua vida? Eles foram importantes?

Ilustrações: Silvana Santos