Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
O que fazer para melhorar o meio ambiente
19/09/2003 (Nº 3) Projeto de Educação Ambiental, Dunas buscando o desenvolvimento sustentável
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=80 
  
Projeto de Educação Ambiental, Dunas buscando o desenvolvimento sustentável

Dentro das propostas da agenda 21 municipal, sobre desenvolvimento sustentável, surgiu a proposta de um projeto com este objetivo para o bairro Dunas. Sendo firmado, então um convênio em 31 de julho de 2000, entre Universidade Católica de Pelotas e Prefeitura Municipal, com o objetivo de trabalhar com na comunidade do bairro Dunas (periferia de Pelotas) as quentões referentes à problemas ambientais ocorrentes na comunidade.
Esse trabalho inicialmente previa a integração com a comunidade, a escola e o posto de saúde local, sendo que o tema de trabalho ficou sendo SAUDE E EDUCAÇAO. Hoje já estão engajados na comunidade outros grupos de trabalhos como o projeto de Alimentação Alternativa do curso de Nutrição da UFPEL, o projeto Amizade também da UFPEL ou o projeto de apoio a infância que se desenvolve na Associação do bairro com o apoio do presidente da associação sr. Fernando .
A escola conta com 786 alunos nas séries de pré escola a 4ª série com idades entre 6 e 17 anos, nosso objetivo é trabalhar os problemas de saúde da comunidade que sejam decorrentes do desequilíbrio ambiental, tais como, acúmulo de lixo em terrenos ou valetas, podem ocasionar a presença de ratos, moscas, entupimentos e conseqüentemente, leptospirose, diarréia, alagamento das ruas. Ainda esta dentro do nosso quadro de propostas desenvolver oficinas de artesanato com materiais recicláveis, horta comunitária, com oficinas de aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos (compostagem), resgatar e informar sobre o uso de plantas medicinais como forma de tratamento de saúde alternativo e ainda a construção de uma praça que se chamará Espaço Ecológico . Desenvolver com os alunos oficinas de artes onde possam ser expressados os valores dos nossos recursos naturais.
Este projeto também tem o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, que nos fornecerá os brinquedos rústicos para a praça e o aterro para a horta, também da associação do bairro, que nos cedeu terreno para construção da horta. É importante ressaltar que a escola abriu um espaço de nosso trabalho e tem incentivado e lutado na busca de recursos para que se possa atender a comunidade com mais qualidade, já que os recursos do projeto são limitados.
O projeto Educação e Saúde conta com a participação da profª Elvia Vianna (supervisora técnica/UCPEL ) do profº Orlando Ramires/UFPEL (orientador da oficina de compostagem) tendo a coordenação da Ecologa/UCPEL, Sandra Barbosa, e estagiário do curso de Ecologia, Alessandro Ribeiro, do Químico/UCPel Rul Antunes, ainda voluntários dos cursos de Biologia /UFPEL .
O projeto Educação e Saúde terá sede de trabalho, no Centro Comunitário do Dunas, onde serão prestadas informações sobre os problemas ambientais da comunidade e orientação a coleta seletiva do lixo no bairro, como também na horta e praça comunitária.
A participação de todos é o que fará o trabalho mais produtivo, assim estaremos realmente aplicando a transdisciplionaridade preconizada pelos novos parâmetros curriculares (PCN).

Sandra Barbosa/ Sbarbosa@atlas.ucpel.tche.br
Ilustrações: Silvana Santos