Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
12/12/2009 (Nº 30) Fim de ano consciente
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=771 
  
Educação ambiental em ação 30

Fim de ano consciente         

Berenice Gehlen Adams

Geralmente, neste período de final de ano, todos andam sem tempo, correndo muito para finalizar processos, providenciar preparativos para festejos natalinos e de final de ano, adquirir presentes, programar férias, etc. Ocorrem, também, muitas festas, por todos os lados. Em todos os setores da sociedade há confraternizaçõ es com direito a presentes, guloseimas, bebidas, apresentações e muita descontração.

Quem tem uma rotina de final de ano, semelhante à descrita anteriormente, é porque pertence, certamente, a uma classe dita "privilegiada" , a uma classe que tem emprego digno, que tem bom salário, e sua maior preocupação é atender toda demanda decorrente da classe na qual faz parte. 

Porém, disto tudo fica um saldo... Toda ostentação que inconscientemente (ou não) é gerada por esta circunstância festiva, tem um preço, e quem paga este preço? Quem paga o preço são aquelas pessoas que não pertencem a esta classe "privilegiada" , pois para elas o que muda, nesta época, é a carga horária de trabalho, que aumenta cada dia mais, e avança fim de semana adentro... Quem paga o preço são aquelas pessoas que devem se submeter a duras jornadas de trabalho, aproveitando desta época para conseguirem mais recursos para sua sobrevivência. E o espírito natalino, nestes casos, chega estressado, cansado, e o que resta é a esperança por um mundo mais justo, mais fraterno, mais humano. E quem mais também paga um preço alto? O ambiente, que é invadido pelos mais variados resíduos gerados pelas festas.

É preciso que se questione sempre, todos os dias, sobre a forma de vida que levamos desde tempos remotos, que gerou o atual quadro social e ambiental. Somente refletindo sobre nossas ações, sobre nossa rotina e sobre nossas atitudes é que será possível despertar para uma vida melhor, que beneficie tanto a nós mesmos como o ambiente, afinal, nós somos este ambiente em que vivemos.

Que neste período que antecede o Natal e Ano Novo possamos pensar nisso para podermos alcançar a graça da consciência fraterna e ecológica, para que possamos despertar deste sono profundo que nos impõe a sociedade moderna, para que possamos ressignificar o Natal e que possamos realmente mudar nossas atitudes para alcançarmos a tão sonhada Sociedade Sustentável: justa, fraterna, ecológica e, acima de tudo, mais humana. E principalmente para podermos ser coerentes com o que pretendemos como educadores ambientais.

Fonte: http://www.apoema. com.br/destaques _nov_janeiro. htm

Ilustrações: Silvana Santos