Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Saber do Fazer
28/05/2009 (Nº 28) COMO INCORPORAR O USO DE MÍDIAS EM SUA ESCOLA PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=703 
  
Educação Ambiental em Ação

COMO INCORPORAR O USO DE MÍDIAS EM SUA ESCOLA PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

 

FOFONKA, Luciana

Graduada em Biologia pela UNISINOS, Pós-Graduada em Educação Ambiental pelo LA SALLE e Mestre em Geografia -Análise Ambiental pela UFRGS.

 

 

O papel do professor não é apenas o de ensinar, deve criar condições para que o aluno aprenda, permitir a construção do conhecimento e não apenas a transmissão de informações.

O processo de construção exige que a escola ofereça os mais variados métodos, recursos, instrumentos que motivem a aprendizagem. Trabalhar com projetos incorporando o uso de mídias permite essa construção, pois, possibilita que os alunos se tornem também agentes e não apenas coadjuvantes do processo de ensino-aprendizagem.

Principalmente no mundo atual com o avanço das tecnologias e mídias, os projetos que envolvam esses recursos se tornam mais interessantes e criativos. Pois o uso das mídias é cada vez mais procurado pelos alunos pela possibilidade de "unir o útil ao agradável", tudo muito prático, divertido, interessante. Os alunos passam a ser mais autônomos e participativos.

Através de projetos que envolvam as mais variadas mídias também é possível trabalhar a educação ambiental, promovendo uma sensibilização por meio de ações pedagógicas que possibilitem os educandos vivenciar os problemas ambientais, para desenvolverem valores, hábitos e atitudes de preservação à vida.

Segundo Müller (1997) a educação ambiental na escola não é uma solução mágica para os problemas ambientais, mas um processo contínuo de aprendizagem e de reconhecimento, bem como da prática de ser cidadão, capacitando o indivíduo para uma visão crítica da realidade e uma atuação consciente no espaço social. Não se trata de uma transferência de responsabilidade, mas da construção da responsabilidade no ambiente escolar pelas relações com a natureza, sociedade e cultura.

Assim apresento como sugestão de atividade de educação ambiental através do uso de mídias um mini-projeto realizado com meus alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio, Santo Antônio da Patrulha, RS no ano de 2008.

 

Tema da Proposta:

 

“Internet, Power Point e Educação Ambiental: Sistematização das aulas com uso da Mídia e da Tecnologia, propiciando uma forma organizada de ensinar e aprender, motivando para a construção da consciência ambiental”.

 

Objetivos a serem atingidos:

 

Ø       Sistematizar a aula com uso das mídias e das tecnologias, propiciando uma forma organizada de ensinar e aprender;

Ø       Usar a Internet para complementar os conteúdos da aula;

Ø       Registrar fatos relacionados ao tema da aula através da utilização de máquina fotográfica;

Ø       Utilizar o Power Point (programa de software) para criar slides para uma apresentação do trabalho realizado;

Ø       Estruturar as aulas partindo de objetivos pontuais e significativos para motivar a aprendizagem;

Ø       Orientar o aluno para que construa conhecimento a respeito do tema a ser trabalhado;

Ø       Possibilitar que o processo de aprendizado e construção do conhecimento aconteça de forma colaborativa e interativa;

Ø       Possibilitar que o aluno seja o protagonista, indo em busca do conhecimento;

Ø       Aumentar a atenção e o interesse dos alunos pelas aulas;

Ø       Sensibilizar quanto à necessidade de ações para minimizar os impactos ambientais;

Ø       Promover a educação ambiental;

 

 

Problema/ Questão a ser resolvida/ investigada

 

Um dos problemas a ser resolvido é a falta de planejamento do professor quanto ao uso da Internet e do computador para complementar os conteúdos de suas aulas. Evitar a forma improvisada do uso das mídias e tecnologias, para que os alunos não acessem, por exemplo, sites que não têm a ver com o assunto abordado. Outra questão é a falta de interesse dos alunos quanto à aprendizagem no método convencional. A apatia e o descaso em relação as questões ambientais também é relevante. Com um bom planejamento relacionando mídias, tecnologias com os conteúdos a serem trabalhados é possível tornar as aulas mais interessantes para os alunos, motivando-os para a aprendizagem, assim propiciando o desenvolvimento de novas situações pedagógicas que também promovam a educação ambiental.

 

 

Público a ser envolvido

 

O projeto pode ser realizado tanto pelo Ensino Fundamental como pelo Ensino Médio. Neste caso, foi desenvolvido no Ensino Médio.

 

 

Abordagem Pedagógica quanto ao uso de Mídias

 

A Internet e o computador abrem possibilidades para novas abordagens metodológicas na Educação. O professor deixa de ser o centro das informações para o aluno (BORBA & PENTEADO, 2001). Abrem desafios para os professores e para o processo de ensino e de aprendizagem, ao possibilitarem o desenvolvimento de novas situações pedagógicas.

A perspectiva para o uso de Internet na escola é motivar para que os alunos trabalhem em grupos na investigação de determinados assuntos e que esse trabalho envolva também a colaboração de pessoas que estão distantes geograficamente da escola.

Segundo Borba & Penteado (2001) as mídias e tecnologias lançam a possibilidade de abordar um tema novo e instigar a curiosidade da sala. O aluno descobre que é capaz de superar desafios e ir a busca do conhecimento, percebe que é criativo e que pode contribuir com um grupo.

As mídias interativas além de interconectar as informações também dispõem de recursos para estudos transdisciplinares, quebrando paradigmas que colocam áreas de estudo como fim em si própria. No ambiente virtual a aprendizagem segue o ritmo da mente humana que, ao invés de memorizar, seleciona e interpreta o que encontra, construindo saberes. Para Morin (2000) o conhecer e o pensar não é chegar a uma verdade absolutamente certa, única, mas dialogar com a incerteza.

A multimídia pode acelerar e propiciar uma maior  apreensão do tema a ser trabalhado, pois, fornece uma grande quantidade de estímulos que, se não forem adequados, se transformarão em “ruídos” (COSCARELLI, 1998). É necessário contribuir para que o aluno transforme seus pensamentos, compreenda conceitos, reflita sobre eles crie novos significados. Não basta ter acesso à informação, é necessário saber usá-la, aprofundá-la para construir o conhecimento.

De acordo com Kampff & Dias (2004) é na pesquisa, na seleção e na síntese dessas múltiplas informações que o professor torna-se indispensável, como mediador e facilitador do processo de construção do conhecimento. Para tanto é fundamental que o professor conheça as possibilidades e domine os recursos da multimídia, para que o conhecimento seja visto como um processo contínuo de

pesquisa e múltiplas interações.

A nova concepção de professor está relacionada com o perfil de um orientador, facilitador do processo, que aprenda a repensar suas sínteses, a tomar atitudes provisórias, permanentemente, refeitas mediante perspectivas e resultados obtidos com a utilização da tecnologia e dos recursos multimediáticos por ele oferecidos (MORAN, 1997).

 

 

Mídias e Tecnologias a serem utilizadas

 

Para a idealização do presente estudo foram utilizadas as seguintes mídias e tecnologias:

Ø       Internet, programa de softwar Power Point, computador, máquina fotográfica, DataShow, aparelho DVD, documentário, entre outros;

 

 

 Atores e Papéis que deverão desempenhar

 

Ø       Aluno: pesquisador, construtor do seu conhecimento, administrador do seu tempo e das suas competências; cidadão consciente de sua responsabilidade frente aos impactos sócio-ambientais; multiplicador da consciência ambiental;

Ø       Professor: mediador e facilitador do processo de construção do conhecimento; motivador para sensibilizar promovendo a conscientização ambiental.

 

 

Dinâmica da Atividade

 

Como dinâmica da atividade:

Ø         Assistir a um documentário;

Ø         Pesquisas na Internet;

Ø         Entrevistas;

Ø         Fotografar e filmar para registrar fatos relevantes ao trabalho;

Ø         Elaboração de uma apresentação no Power Point;

Ø         Seminário final;

 

 

Proposta Preliminar das Etapas/ Ações a serem realizadas

 

Ø    1ª Etapa: Expor para a turma o trabalho a ser desenvolvido. Promover uma sensibilização sobre o tema a ser trabalhado através de um documentário que será passado na sala de vídeo da Escola. O tema em questão será relacionado aos impactos ambientais negativos. Após será realizado um debate, reflexão sobre o vídeo assistido.

 

Ø    2ª Etapa: Organizar a turma em grupos. Pesquisar se todos dominam o uso do computador e da Internet, se conhecem os sites de busca, bem como se todos possuem essa máquina em casa. Caso contrário, procurar ajustar os alunos que não dispõem dessa mídia e tecnologia com colegas que as possuem. Ressaltar da importância de filtrar as informações recebidas nos sites de pesquisa. Ir até o laboratório da escola para exemplificar.

Após solicitar que efetuem nos devidos grupos uma pesquisa na Internet sobre os impactos ambientais negativos que estão atingindo nosso país. Essa pesquisa poderá ser realizada na Escola, desde que o Laboratório de Informática esteja funcionando perfeitamente. Caso contrário terão que realizar em casa ou buscar outros meios que iremos discutir no momento necessário.

 

Ø    3ª Etapa: Solicitar que procurem a prefeitura de sua cidade, mais precisamente a Secretaria ou o Departamento do Meio Ambiente (Santo Antº da Patrulha não possui Secretaria do Meio Ambiente) para entrevistá-los. A entrevista deve pautar sobre os principais impactos ambientais negativos que ocorrem no nosso município.

 

Ø    4ª Etapa: Com esses dados em mãos, realizar um sorteio onde cada grupo ficará encarregado de um dos impactos citados. Após os grupos terão que localizar esses problemas ambientais, registrar através de fotos, vídeos, bem como entrevistar os moradores dessa redondeza. Também poderão utilizar a Internet para buscar mais informações, complementando a pesquisa.

 

 

Ø    4ª Etapa: Quando todos tiverem com as etapas anteriores concretizadas (será estipulado um período limite) será efetuado o planejamento da apresentação desse estudo. A apresentação será realizada através do programa de software Power Point. Para tanto os alunos serão dirigidos novamente ao Laboratório da escola, para a explicação do funcionamento desse software. Os alunos terão um tempo previsto para a criação do vídeo onde apresentarão os passos, as conclusões obtidas e as sugestões para minimizar os impactos ambientais negativos do município.

 

Ø    5ª Etapa: Após a apresentação de todos os grupos será realizado um seminário para aprofundarmos sobre o tema pesquisado, validade do trabalho, avaliando pontos positivos e negativos na metodologia empregada, nos recursos utilizados, bem como sugestões para os próximos estudos.

 

 

Ø    6ª Etapa: Apresentar os vídeos para os demais alunos da escola, multiplicando a importância de utilizarmos as mídias e tecnologias a favor da educação e da conscientização ambiental. Também serão convidados os entrevistados da Secretaria/ Departamento do Meio Ambiente do Município em questão, representantes dos jornais e rádios locais para prestigiarem esse projeto.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Editora

Autêntica, 2001.

 

COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p.36-45.

 

KAMPFF, Adriana Justin Cerveira ; DIAS, Márcia Gládis Cantelli . Construção do Conhecimento em Ambientes de Pesquisa e de Autoria Multimídia. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 72-85, 2001.

 

MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, p.146-153, maio/ago. 1997.

 

MÜLLER, Jackson. Educação Ambiental – Diretrizes para a Prática Pedagógica. Porto

Alegre: FAMURS, 1997. 146p.

 

Ilustrações: Silvana Santos