Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
10/03/2009 (Nº 27) Apresentação da 27ª edição da Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=691 
  
Educação Ambiental em Ação
Apresentação da 27ª edição da Educação Ambiental em Ação
10/03/09
 
A cada dia que passa mais e mais pessoas, em todos os contextos, voltam-se para a importância da Educação Ambiental, e isto significa que ela chegou para ficar, e para mudar algumas formas de educar, ou melhor, para nos mudar.
 
Através da Educação Ambiental percebemos que tudo influencia no meio ambiente, desde o que comemos e o que vestimos, até a forma como lidamos com pessoas, com objetos, com animais e com a vida em seu amplo contexto. 
 
Não é novidade que a situação ambiental está crítica. O equilíbrio da vida corre perigo, disto ninguém pode duvidar, então, precisamos nos sensibilizar para alterar a forma como interferimos no meio ambiente, mas isso não é uma tarefa fácil. É preciso, apesar da urgência, ter paciência, uma vez que essa mudança deve ocorrer, principalmente, em cada indivíduo, conforme a concepção que cada um tem do mundo.
 
E para colaborar para melhorar as condições do planeta, e continuar sensibilizando, tocando, emocionando e provocando a mudança é que apresentamos, nesta edição, algumas práticas e alguns projetos desenvolvidos por grupos de pessoas, ocorridas em vários espaços diferentes. São pessoas que já foram tocadas para a mudança, e continuam mudando, pois a cada novo dia descobrimos algum hábito nosso que pode ser desnecessário, como o de mascar "chiclete", por exemplo. Muitas pessoas nem sequer imaginam o estrago que estas gomas de mascar, depois de jogadas fora (normalmente na rua, no chão mesmo), causam as nossas aves. É assim que todos aprendemos juntos, dividindo experiências.
 
É por isto que esse veículo de comunicação pretende mostrar projetos, idéias e divulgar pessoas, eventos e iniciativas, porque a Educação Ambiental é simplesmente imprescindível.
 
A todos uma boa leitura!
 
Bere Adams e Equipe de Educação Ambiental em Ação
09/03/09
Ilustrações: Silvana Santos