Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
19/09/2003 (Nº 2) Educação Ambiental: da ação à investigação.
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=59 
  
Educação Ambiental: da ação à investigação.



“...o olho a si mesmo não se enxerga,

senão pelo reflexo em outra coisa”.

(William Shakespeare)



A primeira edição da Educação Ambiental em Ação nasceu, e com ela a sensação de felicidade invadiu a cada um de nós, integrantes do GEAI.

Agora com o lançamento da segunda edição, trazemos além de novidades, a possibilidade de se divulgar em um espaço cada vez mais eficiente, temas emergentes em Educação Ambiental.

Sabe-se que a Educação Ambiental tem aos poucos, se firmado como uma das ferramentas mais eficientes e rápidas de transmitir informações sobre os problemas sociais e ambientais que envolvem municípios, estados e países, bem como almejar possíveis soluções. Partindo dos conhecimentos acadêmicos, práticos ou empíricos de cada um no grupo, rapidamente sabe-se o que ocorre no sul, no centro oeste e no norte do país.

Portanto a idéia da revista não é a de garantir a objetividade da informação, mas sim, a pluralidade desta, de forma que estes conhecimentos sejam ouvidos sob diferentes pontos de vista, onde nos permita decidir de forma conjunta que dados parecem mais relevantes, quais riscos corremos e que comportamentos devemos mudar.

É através desta rede que se divulga, por exemplo, quais estão sendo as políticas implantadas nos recursos hídricos ou que incentivos estão sendo disponibilizados para a gestão de resíduos sólidos em cooperativismo. Isto sem comentar as variadas técnicas de sensibilização que chegam diariamente relatando experiências e projetos que são rastreadas e quando possível, aplicadas em uma comunidade deste imenso Brasil.

Como REIGOTA nos fez entender “o homem criou os problemas ambientais e dele deve vir as soluções”. Portanto, nossa proposta enquanto educadores(as) ambientais,é divulgar as informações que possuímos para o maior número de interessados(as), para que desta forma, a revista virtual pertença a cada leitor(a), internauta ou curioso(a) que busque pela palavra “EDUCAÇÃO AMBIENTAL”.

Aproveitando este espaço, gostaríamos de cumprimentar uma pessoa que tem mostrado ser uma verdadeira Educadora Ambiental, pois tem nos dado lições de integração, ambiente, diversidade, sensibilizando-se a todo momento, seja na lista GEAI ou na revista EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO. Obrigada BERE!

Sandra M. M. Barboza e Anamaria Stranz

------------------------------------------------------------

Ilustrações: Silvana Santos