![]() |
Nesses tempos de céus de cinzas e chumbos, nós precisamos de árvores desesperadamente verdes. Mario Quintana
ISSN 1678-0701 · Volume XXIV, Número 95 · Junho-Agosto/2026
|
|
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
NILTON BROSEGHINI
Considerado o maior plantador de árvores do Espírito Santo, este ambientalista calcula ter plantado mais de meio milhão de árvores ao longo de 30 anos. Seu foco sempre foi a recuperação de nascentes com espécies da Mata Atlântica. Broseghini e a esposa, Magali, também mobilizam famílias, escolas e outras instituições para que também promovam mutirões de plantio. Amigos do casal fornecem terrenos para a produção de mudas a partir de sementes colhidas pelo ambientalista. Ele também teve participação ativa na criação de várias Reservas Privadas de Patrimônio Natural (RPPNs) e unidades de conservação.
Área restaurada por Broseghini Entre 2022 e 2023 ele desenvolveu, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo, o projeto Floresta que Cai do Céu, de coleta de sementes e semeadura aérea com sementes nativas dispersas por helicópteros e parapente em áreas degradadas de cinco propriedades em Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. A iniciativa teve apoio do Ministério Público Estadual e da Polícia Militar.
Saiba mais “Ecologista plantou mais de 500 mil árvores sozinho no Brasil” – artigo de Brunella Nunes no website Razões para Acreditar, 28/6/2017 Revista Procampo – 59a edição – 12/2015 “Conheça o homem que já plantou meio milhão de árvores no Espírito Santo” – website Hypeness, 8/2015 “Alunos do Ifes Campus Santa Teresa participam de apresentação do projeto‘Floresta que cai do céu’” – 11/4/2023 “Vídeo: embarque no helicóptero que lançou 500 quilos de sementes de árvores em Santa Teresa” – Negócio Rural, 1/7/2023 Fonte: https://novamata.org/iniciativa/nilton-broseghini/?utm_source=chatgpt.com
|