Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Contribuições de Convidados/as
19/09/2003 (Nº 2) NOSSA SAÚDE E A ENERGIA DOS ALIMENTOS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=57 
  
Nossa Saúde e a Energia dos Alimentos


Nós, seres humanos, para nascermos, é necessária a união do "espermatozóide" do homem com o "óvulo" da mulher e dessa união surge então uma outra célula chamada “ovo”, que nada mais é do que o óvulo fecundado pelo espermatozóide.

A célula “ovo” irá transformar-se num novo ser e, de um modo geral, será formado primeiramente um cordão com dois orifícios em ambas extremidades. Esse cordão nada mais é que o primitivo “tubo digestivo” que já possui de um lado a “boca” e do outro lado o “ânus”. Então, depois dessa etapa todos os outros sistemas como os respiratório, circulatório, ósseo, neurológico, etc.. tudo se forma “ao redor do tubo digestivo”.

A conclusão a que chegamos, é que o sistema de “maior importância” (se é que assim podemos dizer) de um organismo, é o “sistema digestivo”, porque ele ao alimentar o “feto” vai formando todas as outras células que compõem os outros órgãos e conseqüentemente todos os sistemas que mantém a nossa vida. O sistema digestivo depois de formado compreende, além do tubo digestivo (com uma bolsa dilatada chamada estômago) outros órgãos, que chamamos de “anexos”, como o fígado e o pâncreas.

Se você prestar bem a atenção, verá que a maioria dos sistemas do nosso organismo têm momentos de descanso, isto é, quando estamos em repouso (dormindo), nossa respiração diminui consideravelmente assim como nossa circulação, nosso sistema ósseo fica praticamente imóvel, porém nosso tubo digestivo trabalha incansavelmente, mesmo quando estamos adormecidos. Por isso devemos evita ingerir alimentos sólidos à noite, para não sobrecarregarmos ainda mais o trabalho do sistema digestivo.

Nós, seres humanos, também fazemos parte de todo este contexto chamado de “Natureza”. Por isso, devemos sobretudo respeitar as “Leis da Natureza” e essas "Leis", são regidas pelas incessantes trocas de “Energia”. Podemos dizer que a “Energia” é o que nos mantém vivos. Tudo na vida é “Energia”.

Segundo a cientista britânica Elizabeth Odum, num de seus livros de ficção, um dia a moeda dos homens será chamada de “Energia” e nesse período, segundo ela, os mendigos passariam a pedir não mais dinheiro, e sim “Energia”. Isso, é claro que já estrapola à razão, pois trata-se apenas de uma ficção. Porém há de se levar em conta, que a cientista quis nos mostrar a importância que tem a “Energia” no contexto natural da Vida.

A “Energia” é a força que movimenta as máquinas, os ventos, as marés, a Terra e também os seres humanos. Tudo que existe tem “Energia”. Uma rocha, o solo, a água, os animais, os vegetais enfim, tudo no "Universo" é “Energia”.

A “Energia” que necessitamos para viver, extraímos dos alimentos que consumimos. Por isso devemos consumir alimentos que nos dão “Energia” e não aqueles que tiram-na de nós. Os vegetais são os alimentos mais energéticos que existem, pois eles recebem a “Energia Solar” e a transforma em “Energia” para o consumo dos animais. Por isso os vegetais são chamados de “Seres Produtores” e os animais de “Seres Consumidores”, mas produtores e consumidores de que? de “Energia”, é claro!

A natureza está sempre nos fornecendo “dicas” para vivermos bem. Por exemplo, nós seres humanos, não temos as arcadas dentárias dos animais carnívoros, como o tigre e a onça, que possuem enormes “presas” (dentes incisivos, da frente), além dos “dentes carniceiros” (molares, de trás) e, também não possuímos um estômago repleto de ácidos fortes, devoradores das fibras musculares da carne, como também ocorre com alguns ofídios (cobras), então, por quê comermos “tanta carne”, sobrecarregando todo o trabalho digestivo.

A carne, principalmente a vermelha, nos subtrai muita “Energia”, visto que, para conseguir realizar sua digestão, quase sempre nosso organismo precisa de vários dias, o que acarreta a sua deterioração ainda no interior do tubo nosso digestivo. A quantidade de substâncias alimentícias (proteínas e sais minerais) que ela nos dá em troca, torna-se muito pouco, se comparadas à grande quantidade de “Energia” que ela nos tira.

Está comprovado cientificamente que, a maioria dos tipos de doenças que nos acomete, são adquiridas através de uma alimentação errônea. O organismo de uma pessoa que consome muita carne, está pré-disposto a adquirir doenças, por possuir baixa imunidade e, qualquer doença que venha a se instalar, se expande mais facilmente, como por exemplo as metásteses ou raízes do câncer, por tratar-se de um organismo com pouca “Energia” e conseqüentemente, com poucos anticorpos.

Nós, seres humanos, de acordo com as nossas arcadas dentárias, somos “animais onívoros” (com alimentação variada). E, já que a natureza nos deu essa faculdade de podermos ter uma alimentação variada, por que então não usarmos alimentos que nos dão maior quantidade de “Energia” (alimentos mais saudáveis). Quando observamos atentamente a “Natureza” que nos cerca, vemos que podemos extrair dela, adequadamente, todas as substâncias que nosso corpo precisa para viver de forma racional e saudável.

Outro alimento, vilão da nossa saúde, e que nos dá uma falsa impressão de “Energia”, é o açúcar refinado (açúcar branco ou sacarose). Para se chegar na cor branca, o açúcar passa por uma série de processos químicos, recebendo inclusive, adição de substâncias cancerígenas. Infelizmente é esse o açúcar mais procurado pelas donas-de-casa, por ser clarinho e de fácil diluição.

Esse tipo de açúcar, ao entrar em nosso organismo altera "todo o metabolismo do corpo", gerando doenças e corroendo as paredes do tubo digestivo, sendo considerado um dos grandes causadores de “úlceras”, de “gastrites” e de intensas instabilidades emocionais, como as “depressões”. Às vezes, quando estamos abatidos, tomamos alguma bebida doce, e se essa estiver quente, temos uma sensação maravilhosa de “Energia”, como o caso do "cafezinho". Após passar o efeito, tudo que estávamos sentindo antes, passa a ficar muito pior.

É comum vermos os adultos darem às crianças balas ou doces, para elas se acalmarem e dormirem, porém muitas vezes, essas mesmas crianças passam a ter perturbações durante o sono, ou custam muito para adormecerem, e os pais ficam “doidos” sem saberem o que está acontecendo.

É sempre bom lembrar que nenhuma criança, ao nascer, gosta de doce ou de salgado, até porque não tem o paladar ainda totalmente formado. Nós adultos é que conseguimos "estragar tudo". Por exemplo, durante uma "festinha infantil" damos às crianças refrigerantes, balas, bolos, etc..., enfim, tudo confeccionado com açúcar refinado (branco). Os refrigerantes além do açúcar refinado, ainda contém ácidos e gás carbônico em suas fórmulas químicas, piorando consideravelmente os "estômagos" daquelas "criancinhas". E, é comum vermos hoje em dia, um índice assustador de crianças que reclamam de problemas digestivos, como hiperacidez gástrica (azia), má digestão e fabricação excessiva de gases (flatulência) com diarréia.

O açúcar mais indicado para o uso em doces e balas, é o mascavo (açúcar não refinado, de cor marrom e gosto de rapadura), que não recebeu a adição de tantas substâncias químicas, inclusive as cancerígenas. Mas, a forma mais natural para adoçarmos nossos alimentos é com o mel puro.

Quando você tiver vontade de comer doce, pode usar frutas desidratadas (frutas-passas), que não têm sacarose, nem adição de produtos químicos, como uva-passa, banana-passa, damasco-passa, ameixa-passa, pêra-passa, maçã-passa, etc..., que são digestivas e não contém sacarose (açúcar branco). E, se você tiver crianças em casa, pode também usar balas de mel puro ou mesmo pedaços de rapadura pura.

Outro problema crucial da população atual é algo que muitos nunca ouviram falar, que é a "Pasta de Glúten". A farinha de trigo refinada (aquela bem branquinha) que a maioria das pessoas gostam de comprar, ela também é uma grande vilã da nossa saúde. Para chegar-se nessa farinha, foi necessário tirar todas as "fibras naturais" dos grãos do trigo (a sua casca). Apesar de não serem adicionadas substâncias químicas ao trigo, este perdeu, durante o processo de refinação, a maior parte nutritiva que se encontra na película do seu grão.

Ao comermos alimentos feitos com a farinha de trigo refinada, como por exemplo, "um pãozinho", estamos ingerindo o "glúten" que ficará retido no nosso estômago, por longas horas e, às vezes, até dias, sob a forma de "pasta de glúten" (igual à uma cola). Isso ocasionará, em algumas pessoas, a hiperacidez estomacal (azia), causando grande desconforto e até refluxo gástrico, que mais tarde afetará o esôfago, ocorrendo um fenômeno comum nos dias de hoje, que é a "esofagite de refluxo" (irritação da parede interna do esôfago, causada pelos ácidos do estômago que sobem no refluxo).

Em outras pessoas a "pasta de glúten" pode gerar uma das piores doenças da atualidade, que apesar das pessoas não darem muita importância à mesma, que é a "prisão-de-ventre" (PDV), ficando dias sem irem ao banheiro. Isso se torna bastante grave, à medida que o organismo deixa de eliminar "substâncias altamente venenosas" também chamadas de "toxinas", que podem nos levar à morte, em pouco tempo.

Está comprovado também que o "humor" de muitas pessoas está relacionado à PDV. Geralmente as pessoas mal humoradas são portadoras de PDV, pois não eliminando as "toxinas", estas ficam circulando no sangue, atingindo o cérebro e causando o mal humor. Há também fortes evidências que a PVD também já foi causa de muitos acidentes de trabalho e automobilísticos. Hoje, em muitas empresas aéreas, pilotos e comissários de bordo, estando com PDV, deixam de fazer seus os vôos, sendo substituídos.

Há pessoas que já nascem com grande aversão ao glúten. Essas pessoas são portadoras de uma anomalia genética (hereditária) chamada de "doença celíaca". Nesse caso não podem comer o glúten, mesmo de alimentos não refinados (mandioca, batata, etc...)

Para eliminarmos os desconfortos causados pela "pasta de glúten" e acabarmos também com a PDV, é só trocarmos a farinha de trigo refinada pela “integral”, que também é vendida em muitos supermercados, que pode ser grossa, média ou fina, dependendo do prato que se pretende fazer. E, também o que ajuda acabar com a PDV, é bebermos bastante água, aliás todo adulto deveria beber, no mínimo 2 litros d'água por dia, que também ajuda na eliminação das “toxinas”.

Não somente a farinha de trigo integral, mas todos os cereais integrais como o arroz, o milho, o centeio, etc... todos são portadores de "fibras naturais ou alimentares" que não se dissolvem ao atravessar o tubo digestivo, e por isso são popularmente conhecidas como "vassouras intestinais". Essas fibras, ao passarem pelo tubo digestivo vão "arranhando" suas paredes e retirando das mesmas, não só a "pasta de glúten", como também todas as "toxinas", desde que você as coma regularmente, fazendo-nos ter uma forte sensação de "bem-estar" e "viver muito melhor."

Temos que ter cuidados, também com os laticínios. Não devemos exagerar no consumo do leite e seus derivados (queijos e iogurtes). O leite passa a ser vilão da nossa saúde se ingerido em grandes quantidades, principalmente pelos adultos. Se consumirmos o leite em grande quantidade, podem ser depositados sais nos rins, causando os "cálculos renais" e a sua gordura pode ser depositada nas artérias, causando obstruções como o "infarto". Podemos minimizar o aspecto negativo do leite, usando o tipo "desnatado", mas o certo mesmo seria nos acostumar com o "leite de soja", que é riquíssimo em sais minerais e, principalmente em proteínas e, segundo pesquisas recentes, a soja é a maior aliada dos seres humanos para as reposições hormonais depois de certa idade. Podemos inclusive substituir o queijo comum, pelo de soja, também chamado de tofu.

Durante palestras que faço nas comunidades, muitos me perguntam: “Se somos mamíferos, então nós temos que beber muito leite, além disso minha mãe ensinou-me a tomar leite durante todo o dia, inclusive na hora de dormir, para fortificar nossos ossos com o cálcio que o leite contém. O que o sr. acha disso??”

Respondo: Bem, que somos mamíferos, isso não há dúvidas, porém não precisamos tomar leite pelo resto da vida. O elefante e a girafa, apesar de também serem mamíferos e terem corpos gigantescos, você, quando vai ao zoológico, não vê esses animais adultos tomando leite, isto é, depois que eles desmamam não precisam mais do leite, durante toda a vida e, no entanto, apesar das suas enormes estruturas ósseas, para se manterem, só se alimentam de vegetais, isto é, tudo do que necessitam, como vitaminas, sais minerais (principalmente os de cálcio para os ossos), as proteínas, etc.. é extraído das plantas, que são os alimentos com maior quantidade de “Energia”.

Todos nós, seres humanos, nascemos para sermos felizes e, por isso, não devemos abrir mão disso, Não devemos ser tão radicais conosco. Se ainda comemos muita carne vermelha, consumimos muito açúcar refinado, muitos pães (sem ser integrais) e bebemos muito leite, não será de uma hora para outra que iremos modificar nossos hábitos, mantendo nossa saúde e nosso equilíbrio psicofísicos.

Aos poucos vamos substituindo os alimentos que nos tiram “Energia” por aqueles que nos dão “Energia”. Em primeiro lugar, passe a comer a carne vermelha (boi e porco) somente uma vez por semana. Nos outros dias, procure comer somente a carne branca (aves e peixes).

Faça o mesmo com o açúcar, inclusive para as crianças (para não se tornarem adultos doentes). Porém, antes de tomar tais decisões, coloque os cereais integrais à sua mesa. Troque o arroz branco pelo arroz integral; a farinha de trigo refinada pela farinha de trigo integral, e acrescente ainda pratos com grão-de-bico, feijão azuki (feijão japonês, altamente protéico), algas marinhas, soja (inclusive o seu leite), triguilho (trigo de quibe) e sementes (girassol, gergelim, linhaça, etc..., que possuem uma “fantástica Energia”), brotos para saladas (de feijão, de alfafa, etc... , que são desintoxicantes), enfim, tudo isso, para tirarmos o máximo de “Energia” que a "Natureza está Prontinha" para nos dar e assim vivermos saudavelmente, prolongando a nossa existência.

Quando nascemos, passamos a integrar o Meio Ambiente e, dele fazemos parte até hoje. Só que, ao crescermos, recebemos tantas informações truncadas, que passamos a ser alienados da “Natureza”. Durante palestras, tenho visto pessoas fazerem perguntas do tipo: "Mas, como é que meu avô ou minha avó... comia carne de porco e de boi todos os dias e morreu com mais de 90 anos."

Respondo: Só que no tempo deles não se usavam "anabolizantes" (cancerígenos), nem rações à base de "purinas" (formadoras de toxinas, inclusive do ácido úrico, que afeta as articulações ocasionando "reumatismo" ou "gota"). Hoje em dia até os frangos estão com a carne comprometida, pois estão crescendo rapidamente para o abate nas granjas, vítimas dessas substâncias químicas.

Nossos avós e nossos pais, muitas vezes, por falta de informações precisas, nos deixaram heranças ruins, como os maus hábitos alimentares e os "medos" (de trovão, de raios, dos mortos, saci prererê, lobisomen, fantasmas, etc...) que, na maioria das vezes, nos deixam sem "coragem" para tomarmos “decisões coerentes e acertadas” na nossa vida.

Para a nossa harmonização com a essência do “Universo”, devemos conversar sabiamente com o “ELE” e essas conversas devem ser francas e sinceras. O “Universo” está sempre disponível para nos ouvir e nos mandar mensagens de saúde, paz, alegria e felicidade, porque todos nós somos filhos de um mesmo "PAI".

Precisamos nos conscientizar que, acima de tudo, as “DECISÕES” que devemos tomar na vida, inclusive a mudança dos nossos hábitos alimentares, são somente “NOSSAS”, e de mais ninguém.

Nélio Cunha Mello

Ilustrações: Silvana Santos