Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
14/03/2008 (Nº 23) 23ª Edição da revista Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=567 
  
Educação Ambiental em Ação
Editorial
Apresentação da 23ª Edição da revista Educação Ambiental em Ação
 
Esta edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação está recheada com um conteúdo diversificado, assim como o é a Educação Ambiental (EA) por si só, que abraça (ou deveria abraçar) todos os contextos sociais. Ela está inserida, de uma forma um tanto tímida, ainda, nas escolas, nas empresas, nas associações de bairro, nas igrejas, em casa, em cada indivíduo. Portanto, esta edição representa um pensamento coletivo, e ao mesmo tempo individual. Neste momento, não há como separar, pois formamos um conjunto de idéias e ações que lançamos aos leitores e as leitoras. Somos como plantas de um só canteiro, que compõem um amplo jardim.

Entendemos que a EA é extremamente importante para a preservação e conservação do meio ambiente, para promover a qualidade de vida, para evitar: o desperdício, a poluição da terra, do ar, de rios e de mares, a produção do lixo, o consumo exagerado, mas ela também é extremamente importante para promover uma vida com significado, dando um novo sentido ao próprio viver, pois promove um repensar sobre o que tem valor para cada um. Muitas mudanças coletivas ocorrem por mudanças pessoais e por isto concordamos com Goethe quando ele diz que "todos os dias deveríamos ler um bom poema, ouvir uma linda canção, contemplar um belo quadro e dizer algumas palavras bonitas" . A frase nos inspirou e permeou esta edição que teve como tema gerador: "Educação Ambiental para necessárias mudanças individuais e coletivas".
 
A equipe da revista acredita que somente através de um esforço coletivo - unindo experiências e ações individuais e de grupos - será possível promover as necessárias mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente. Sabemos que esta não é uma tarefa simples, uma vez que somos todos responsáveis - em maior ou menor grau - pelo caos ambiental atual, e que se  propomos mudanças de atitudes, necessariamente temos que começar por nós mesmos, e esta mudança é lenta e gradual, apesar de urgente. Em grupo, portanto, nossas forças são somadas e multiplicadas nesta publicação feita especialmente para você que acredita na possibilidade de mudança e busca efetivá-la, e que acredita no poder das pequenas ações. Pensamos que a consolidação de Educação Ambiental dependerá, cada vez mais, da capacidade de aprendermos com experiências da coletividade dos educadores ambientais. E você é um integrante efetivo desta coletividade.
 
Equipe da Educação Ambiental em Ação
Março/2008
 
Ilustrações: Silvana Santos