Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Saber do Fazer
22/11/2007 (Nº 21) Criando e Reciclando
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=499 
  
EA em Ação 21

Receitas de papel machê com jornal e papietagem:
Bere Adams


PAPEL MACHÊ com jornal

 Ingredientes:

- papel jornal
- farinha de trigo
- água
- cola ou grude
- vinagre
- pinho sol

Modo de fazer:

- Rasgar o papel jornal em pedaços pequenos (nunca cortar para não enfraquecer as fibras) e deixar de molho durante alguns dias para se diluir, ou bater no liquidificador - para cada meio jarro do liquidificador colocar três punhados espremidos de papel pidado (esta medida não força o aparelho).
- Escorrer bem a água podendo ser utilizada uma peneira ou pano, espremer a polpa, juntar um pouco de farinha de trigo e cola até dar uma boa consistência na massa. Colocar vinagre ou pinho sol para conservar.
- Modelar conforme a proposta e a criatividade.
- Deixar secar - se for possível, colocar no sol.
- Após secar, pintar.

------------ --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- -----

PAPIETAGEM

Papietagem é uma antiga técnica que consiste na sobreposição de diversas camadas de jornal com cola caseira (grude) São coladas, uma a uma, várias camadas de papel. Esta técnica serve para a confecção de diferentes objetos, desde formas simples de uma só face como pratos, bandejas, potes, até esculturas mais elaboradas.

Modo de preparar:
- Rasgar jornal em pedaços - o tamanho varia de acordo com a peça que deseja criar(nunca cortar para não enfraquecer as fibras).
- Colar, várias camadas de papel rasgado sobre uma base - conforme a intenção do objeto (pode ser um balão cheio, papel jornal amassado ou potes plásticos.
- Deixar secar.
- Retirar a base.
- Pintar.

Cola caseira - para cada colher de sopa de farinha de trigo, usar uma xícara de água; dissolver e levar ao fogo mexendo constantemente para não embolar e para maior durabilidade do grude recomendam o uso de algumas gotas de pinho sol ou formol.

Ilustrações: Silvana Santos