Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
14/12/2006 (Nº 19) O que é Meio Ambiente? Por Olimpio Araujo Junior
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=453 
  
Nova pagina 1

O que é Meio Ambiente?  

 

Olimpio Araujo Junior

 

Meio Ambiente e Responsabilidade Social

 

e-mail: olimpioaraujojr@uol.com.br

 

 

    

Em 1909 a palavra umwelt (meio ambiente, em alemão) foi utilizada pela primeira vez pelo biólogo e pioneiro da ecologia do Báltico, Jakob Von Uexküll. Existe hoje uma grande discussão sobre a utilização do termo meio ambiente, pois há uma tendência entre autores em se considerar o termo como pleonasmo ou redundância.

 

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) considera-se ambiente como algo que abrange o social, econômico, natural e antrópico. Outros autores utilizam unicamente o termo ambiente e defendem a não utilização de meio. Segundo Valenti, no Las distintas visiones geográficas de lãs relaciones entre natureza y hombre (Barcelona, 1984), o termo meio ambiente provém da tradução do francês milieu ambience, utilizado inicialmente por naturalistas e geógrafos. Milieu (ou meio) designa o lugar onde está ou onde se movimenta um ser vivo qualquer e ambience (ou ambiente) refere-se ao que rodeia o ser.

 

Particularmente, prefiro concordar com os demais autores, pois esta explicação de Valenti parece não convencer, afinal de contas ambiente também é o lugar onde está ou se movimenta o ser. Se analisarmos, uma palavra completa a outra, mas qualquer uma pode ser utilizada de forma isolada sem perder o sentido, por isso também é possível se falar em meio sem precisar se falar a palavra ambiente. O importante seria especificar, quando necessário, a qual meio ou qual ambiente se refere: ambiente urbano (ou meio urbano), ambiente aquático (ou meio aquático) e ambiente    natural (ou meio natural).

 

Atualmente temos que considerar até mesmo o ambiente virtual. A discussão sobre meio ambiente com certeza não acabará facilmente, pois quando quase todos estão convencidos de uma determinada teoria, surge um novo teórico com idéias e seguidores. O importante é entendermos que o termo meio ambiente não está errado, afinal ele já foi historicamente legitimado pela ciência e pelo senso comum.      

 

Fonte - http://olimpioaraujojr.sites.uol.com.br/artigos/oqueemeio.htm

 

Ilustrações: Silvana Santos