Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
30/05/2022 (Nº 79) COLETORES DE LIXO CRIAM UMA BIBLIOTECA COM MILHARES DE LIVROS DESCARTADOS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4304 
  

COLETORES DE LIXO CRIAM UMA BIBLIOTECA COM MILHARES DE LIVROS DESCARTADOS

Um grupo de catadores de lixo de Ancara, capital da Turquia, decidiu abrir uma biblioteca pública com os livros recolhidos do lixo, após perceber que havia centenas de livros descartados.

Tudo começou quando Serhat, 32 anos, membro da empresa de coleções, decidiu colecionar os livros que encontrou durante seus dias, pois sempre sonhou em ter uma biblioteca. Aos poucos, seus colegas começaram a fazer o mesmo e acabaram conseguindo juntar livros suficientes para construir uma pequena biblioteca para uso interno dos trabalhadores.

Mais tarde, os catadores continuaram a ampliar o acervo de livros e consideraram a possibilidade de criar uma biblioteca comunitária para eles e suas famílias. Com o passar do tempo, o grupo de trabalhadores resolveu entrar em contato com o prefeito da cidade, a fim de levar os livros para um local onde toda a comunidade tenha acesso, já que após sete meses já haviam arrecadado centenas de livros e revistas.

Dessa forma, a prefeitura possibilitou e adaptou uma antiga olaria do bairro Çsankaya, que estava fechada há mais de vinte anos e após divulgar o trabalho exitoso dos catadores, dezenas de vizinhos passaram a doar livros, catálogos e revistas para contribuir com mais opções para a comunidade.

Após a abertura da biblioteca comunitária, os colecionadores conseguiram ter mais de 6.000 livros catalogados com seções para crianças, livros de pesquisa científica e até muitos em outros idiomas como inglês e francês. Dispõem ainda de zona de leitura, zona infantil, espaços para jogos de tabuleiro e cafetaria.


Desta forma, a biblioteca de colecionadores tornou-se um novo espaço cultural para Ancara e, além de oferecer livros e espaços de leitura para funcionários, suas famílias e comunidade em geral, também lançaram vários programas de empréstimo de livros para estudantes, não organizações sem fins lucrativos e instalações correcionais.

COM CERTEZA UMA IDEIA MARAVILHOSA!



Fonte: https://bitlybr.com/2DOEM



Ilustrações: Silvana Santos