Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Relatos de Experiências
18/08/2021 (Nº 76) O ENSINO DE COMPOSTAGEM PARA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4200 
  

O ENSINO DE COMPOSTAGEM PARA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO CIDADù.

André Luiz Victor Filho²

Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.



Artigo apresentado como trabalho de conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II – segundo semestre de 2020.

² Graduando do Curso de Geografia – Licenciatura – pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: victorandre655@gmail.com



RESUMO

Este estudo teve como objetivo desenvolver no ambiente escolar a conscientização coletiva para as questões envolvendo temáticas ambientais, principalmente aquelas sobre o descarte inadequado de Resíduos Sólidos em especial os orgânicos, buscando assim possibilidades de tratamento e reciclagem por meio de alternativas simples e acessíveis como a confecção de composteira utilizando garrafa PET. Entre os vários resultados positivos para o meio ambiente, este processo acessível e simples produz fertilizante natural e orgânico que será aplicado na agricultura escolar e ou doméstica. A proposta do trabalho foi desenvolvida no contexto do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) no Colégio Estadual Cora Coralina, Goiânia, Goiás. O público-alvo para o desenvolvimento da proposta foram os alunos do EJA (Educação de Jovens Adultos). Inicialmente foi aplicado um questionário entre os participantes do evento com o objetivo de avaliar a percepção sobre a importância de se preservar um meio ambiente saudável, como também para obter avaliação dos estudantes em relação ao projeto desenvolvido e se esta ação pedagógica poderia ser reaplicada e compartilhada no ambiente familiar. Os resultados obtidos foram positivos, pois a maioria dos estudantes envolvidos estavam familiarizados com a temática ambiental proposta e sensibilizados à replicar a ação desenvolvida na comunidade escolar em seus ambientes familiares. Se observou que as atividades envolvendo compostagem constituem uma excelente ferramenta aplicável a educação ambiental, pois viabiliza o ensino e a prática do reaproveitamento dos resíduos orgânicos direcionada à diminuição de impactos ao meio ambiente, além de promover novos comportamentos e atitudes individuais (estudante) e coletivas (comunidade escolar).

Palavras-Chave: Escola. Educação Ambiental. Residuos Solidos. Compostagem.



ABSTRACT

This study aimed to develop collective awareness in the school environment for issues involving environmental issues, especially those on the improper disposal of solid waste, especially organic waste, thus seeking possibilities of treatment and recycling through simple and affordable alternatives such as making a compost bin using PET bottles, among the many positive results for the environment, this accessible and simple process produces natural and organic fertilizer that will be applied in school or home agriculture. The work proposal was proposed and developed in the context of the Pedagogical Intervention Project (PIP) at Colégio Estadual Cora Coralina, Goiânia, Goiás. The target audience for the development of the proposal were the students of the EJA (Young Adult Education). Initially, a questionnaire was applied among the participants of the event in order to assess their perception of the importance of preserving a healthy environment, as well as to obtain students' assessment of the project developed and whether this pedagogical action could be reapplied and shared in the family environment. The results obtained were positive, because most of the students involved were familiar with the proposed environmental theme and sensitized to replicate the action developed in the school community in their family environments. It was observed that activities involving composting are an excellent tool applicable to environmental education, because it enables the teaching and practice of the reuse of organic waste aimed at reducing impacts on the environment, in addition to promoting new behaviors and individual attitudes (student) and collective (school community).

Key words: School. Environmental Education. Solid Waste. Composting.



  1. INTRODUÇÃO

A rápida degradação ambiental por meio da intensificação das atividades antrópicas, seja no Brasil e no restante do mundo, se apresenta como um dos grandes desafios do século XXI para manutenção da qualidade de vida e do bem-estar social. O último Censo Agropecuário (IBGE, 2017) informa mais de 90% dos municípios brasileiros enfrentam diversos problemas ambientais, tais como a falta de saneamento básico em áreas urbanizadas.

A atual crise ambiental das cidades pode ser descrita como um problema de caráter socioambiental fruto de uma série de questões políticas (Silva, 2017). As atividades econômicas operam nas cidades, trazendo uma série de mudanças nas dinâmicas estruturais dos centros urbanos e dos ecossistemas naturais. Como resultado dessa dinâmica, podemos observar a ocupação da população economicamente vulnerável em áreas ambientalmente sensíveis, contribuindo para o aceleramento de processos como queimadas, desmatamentos, assoreamento de rios, poluição da água, poluição do solo, poluição atmosférica, falta de acesso ao saneamento básico e o descarte incorreto do Resíduo Sólido Urbano (RSU).

Com o expressivo crescimento da população mundial e no Brasil nas últimas cinco décadas (1970 a 2020), se eleva o aumento da produção de alimentos industrializados em função da alta demanda de consumo (Moreno et al., 2012) e, consequentemente, intensificam-se os desafios ambientais. De acordo com Cinquetti (2004), mesmo que se conseguíssemos reduzir ao mínimo o desperdício e promovesse a reutilização e a reciclagem de todos os resíduos possíveis, ainda haverá resíduos disponíveis nos ambientes, tais como o papel higiênico e outros (couro, lâmpada, espelho, isopor e fraldas descartáveis) que necessitam de uma tecnologia de reciclagem ainda complexa e até inviáveis economicamente.

As implicações do descarte incorreto dos resíduos sólidos são enormes, entre elas a transmissão de doenças, poluição do solo, poluição do ar, poluição da água, entupimento das redes de drenagem, enchentes, degradação ambiental, depreciação imobiliária e outras (Gouveia, 2012). A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº12. 305 de 2 de agosto de 2010) demonstra que os desafios para coleta e reciclagem dos diferentes tipos de resíduos são grandes e complexos no Brasil ao considerarmos os seus 5.570 municípios, necessitando de soluções sustentáveis e do engajamento da sociedade para execução das políticas públicas.

Diante dos desafios atuais, o resíduo sólido tem sido um problema recorrente em todo o país, agravado pelas modalidades inadequadas de disposição final e de confinamento dos rejeitos, aspecto que segundo especialistas promove sérios desconfortos ambientais e sanitários, podendo inviabilizar o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade como a conhecemos (CALDERONI, 2003).

Para Mano et al. (2005) a matéria orgânica produzida por resíduos alimentares responde por mais de 50% dos resíduos produzidos pela população. A falta de manejo e tratamento adequado tem levado ao acúmulo de grandes quantidades de resíduos em aterros e lixões. Nesse caso, a compostagem tornou-se uma alternativa viável para o tratamento e destinação do lixo orgânico no meio ambiente, sendo um fertilizante orgânico para plantio de baixo custo. Cuba (2010), por sua vez, propõe que é necessário realizar um trabalho ativo de educação ambiental dentro e fora da escola, se focarmos em projetos de conscientização ambiental de baixo custo, isso trará maiores benefícios e terá maior influência para implementação de alternativas sustentáveis, como a composteira produzida a partir de Garrafas PET.

A Educação ambiental é uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem participativa voltada para a conscientização das gerações atuais e futuras sobre os principais desafios ambientais,com a preservação dos ecossistemas naturais e mitigação dos diversos impactos (sociais, culturais, ambientais e econômicos) ao meio ambiente em decorrência da drástica intervenção das atividades antrópicas. A Educação Ambiental busca preservar o patrimônio ambiental e auxiliar na formação de uma sociedade crítica sobre os nossos desafios ambientais, como também auxíliar na elaboração de soluções limpas e sustentáveis, considerando não apenas do ponto de vista ecológico, mas também as dimensões sociais, culturais, econômicas, instituicionais e éticas na perspectiva interdisciplinar direcionada para ação individual e coletiva.

O relatório Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil revela que o estado de Goiás produziu cerca de 2.528.355 toneladas de resíduo em 2019, um aumento de 132% em relação ao ano de 2010, representando 2,78 kg de resíduo por habitante (ABRELPE, 2020). A composição gravimétrica (tipo de materiais descartados pela população) do Resíduo Sólido Urbano (RSU) revela que a fração orgânica representa 45,3%, enquanto os resíduos recicláveis secos correspondem por 35%, sendo compostos principalmente pelos plásticos (16,8%), papel e papelão (10,4%), vidros (2,7%) e metais (2,3%) (ABRELPE, 2020). O município de Goiânia, capital de Goiás, é o mais populoso do Estado, com aproximadamente 1.300.000 habitantes (IBGE, 2010), representando 20% da população, por conseguinte, é o município que mais produz resíduos sólidos urbanos, com um volume diário de 1.314,32 toneladas, representando 42% do total gerado no Estado (GOIÁS, 2014).

O presente trabalho se insere no Programa de Intervenção Pedagogia (PIP) da Secretária de Estado da Educação de Goiás (SEDUC) que objetivou sensibilizar os estudantes da rede estadual de ensino, especificamente, a Escola Estadual Cora Coralina, sobre a importância da coleta e do descarte correto dos Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) para promoção de um meio ambiente escolar sustentável por meio da participação crítica e integrada da comunidade escolar. Para que essa ação reflexiva e participativa ocorra de forma efetiva é importante o comprometimento de toda a comunidade escolar, na continuidade e manutenção destas e de outras iniciativas que busquem o equilíbrio ambiental necessário para a escola proporcionando situações que o estudante possa interagir e coordenar as suas ações, ser seu próprio agente na aquisição de conhecimentos e habilidades.



2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



A Educação Ambiental nasce a partir da necessidade da sociedade repensar os seus padrões de consumo e de apropriação dos recursos naturais devido a rápida degradação do meio ambiente em função de um modelo de desenvolvimento econômico capitalista baseado na obtenção de lucros crescentes, portanto, insustentável. Pode-se dizer que o marco inicial do surgimento dos desafios ambientais entre as principais economias do mundo, remonta a 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano ou Conferência de Estocolmo, realizada em Estocolmo, capital da Suécia, no ano de 1972.

Desde 1972, a história da Educação Ambiental, nacionalmente e internacionalmente, apresentou uma rápida evolução, sobretudo nas agendas globais que buscam ajudar os países a desenvolverem políticas sustentáveis, entre estas temos a Agenda 21 e a Agenda ODS (Objetivos de Desenvolvimento sustentável) (ONU, 2015). A Agenda 21 foi um documento assinado por 179 nações na conferência ECO-92 realizada no Brasil. Esse documeto objetivava iniciar o século XXI promovendo a importância da sustentabilidade ambiental alinhada ao desenvolvimento econômico que articule a cooperação social, cultural, ambiental e institucional (políticas públicas) para o enfrentamento da pobreza, consumo irracional, práticas não sustentáveis, inclusão social, igualdade de gênero, e outros (MMA, 2004). Atualmente, a Agenda ODS lançada em 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável a patamares globais no prazo de até 15 anos, sendo esse pautado em cinco áreas de importância (ou 5 Ps): Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta (ONU, 2015).

A ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam orientar os países no estabelecimento e implementação de uma agenda global em comum até 2030. A agenda inclui um plano de ação internacional para atingir 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, divididos em 169 metas (ONU, 2015) (Figura 1). Para contextualizar o presente trabalho, destaca-se o 2°, 4°, 12°, 13° e o 17° objetivo estabelecido pela ODS. A Meta do ODS 2 (Agricultura sustentável contempla um dos princípios desse trabalho pois o resultado final será uma fonte de suplementação vegetal limpa, livre de agrotoxicos e pesticidas, 4 (Educação de qualidade) contempla a educação em todos os níveis, que considera a promoção da educação inclusiva e igualitária com base nos princípios dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável, enquanto o ODS 12 busca reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, já o 13° busca minimizar os impactos ambientais negativos contra o meio ambiente e por fim o 17 (Parcerias e meio de implementação) nos permite estabelecer colaboração com a sociedade civil e instituições (públicas e privadas) para o desenvolvimento da proposta de educação ambiental nas unidades escolares. Os objetivos associados a este trabalho busca promover práticas sustentáveis em conformidade com as políticas públicas.

Figura 1 – Objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: ODS BRASIL 2015

É de conhecimento na nossa sociedade que os resíduos sólidos é um problema ambiental complexo que necessita do engajamento popular para promoção da redução, descarte correto e reciclagem. A Educação Ambiental é um processo formativo e crítico que, aliada aos ODS, busca formar cidadãos conscientes e participativos que busquem soluções para promover as necessárias mudanças de comportamento e de atitude em relação ao consumismo irracional e predatório dos ambientes naturais devido a grande quantidade de resíduos gerados e descartados diariamente de forma incorreta. A sociedade precisa entender que, mesmo quando o lixo é recolhido e tratado, nós não livramos dele tão fácil assim, apenas realocamos o mesmo para outro local, influenciando diretamente na qualidade de vidas e do bem-estar social (DEUS et al., 2004).



2.1 Educação Ambiental no Brasil



A Educação Ambiental é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito de todas as formas de vida. Ela estimula a formação de sociedades justas, ecologicamente equilibradas com base na solidariedade e no respeito às diferenças (OLIVEIRA, 2000). Na escola a educação ambiental é vista como um processo educativo, por isso, deve abordar problemas concretos e ter um caráter interdisciplinar levando-os a contínuas reflexões sobre suas ações imediatas e futuras, devendo envolver os pais, os estudantes, os professores e a comunidade para a conquista de uma perspectiva cidadã com o cuidado do meio ambiente.

Neste sentido, o Brasil entre as décadas de 1980 e 1990, constituiu os seus principais marcos regulatórios para a efetivação da educação ambiental no ensino enquanto tema transversal e ferramenta de participação. O primeiro marco foi a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) (Lei 6.938/1981) regulamentada pelo Decreto 99.274/1990. A PNMA tem como objetivo geral a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia a vida. A Educação Ambiental, conforme a PNMA, deve ser implementada em todos os níveis de ensino formais e não formais (comunidades) buscando implementar a participação pública (ativa) na defesa do meio ambiente como ferramenta para alcançar o bem-estar social e a qualidade de vida (BRASIL, 1981).

A promoção da Educação Ambiental, por meio da resolução de problemas locais, carrega um valor altamente positivo e de mobilização das comunidades, permitindo entender os desafios a nível global, mas que os mesmos se materializam no local, sendo indispensável a participação cidadã na organização e gestão de seu ambiente. (LAYRARGUES, 1999). A complexidade da questão ambiental nos dias contemporâneos, demanda a urgência de processos educativos que proporcionem ao cidadão adquirir conhecimentos, habilidades e desenvolverem atitudes que possam auxiliá-lo à intervir de forma participativa nos processos decisórios das políticas públicas (CASTRO & CANHEDO Jr, 2005).

A Constituição Federal de 1988, por meio do Artigo 225, elevou a importância e a proteção do meio ambiente na forma constitucional, indicando que educação ambiental é fundamental para alcançarmos um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum e essencial para manutenção da qualidade de vida dos brasileiros, sendo necessária a participação pública consciente e crítica (BRASIL, 1988). Devido a importância internacional da realização da ECO 92 no Brasil e das várias agendas publicadas e referendadas pelas principais nações signatárias da ONU, a política de uma educação ambiental nacional ganha força entre os principais tomadores de decisão (políticos e instituições) em função dos acordos firmados e das agendas propostas para alcançar um futuro sustentável (DIAS, 2010).

Em 1999, durante o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) (Nº 9795/1999) é promulgada, mas apenas sendo regulamentada três anos depois por meio do Decreto 4.281/02, que também estabelece os seus orgãos gestores, sendo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Educação (MEC). O MMA e o MEC são pautados pelo Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) que implementa os programas e projetos junto às redes públicas de ensino, unidades de conservação, prefeituras municipais, empresas, sindicatos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, consórcios e comitês de bacia hidrográfica, assentamentos de reforma agrária, dentre outros parceiros (BRASIL, 1999). As ações do ProNEA, no âmbito educativo, buscam a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política na orientação de agentes públicos e privados para a reflexão e construção de alternativas para alcançar a sustentabilidade na sociedade brasileira (SORRENTINO et al., 2005).

Com o estabelecimento da PNEA e dos seus órgãos gestores, MMA (pedagogia da práxis) e MEC (pedagogia de projetos coletivos e transformadores), foram traçadas as linhas base da formação dos educadores ambientais, cuja formação deve ser constantemente aperfeiçoada. As metodologias propostas de formação são constituídas pelos Coletivos educares (espaços de participação democrática – seminários, rodas de conversa, etc.), Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida-MEC) (Municípios Educadores Sustentáveis com a participação das escolas para implementação da Agenda 21/ODS) e Grupos PAP (comunidades de aprendizagem e interpretativas de educadores ambientais) (SORRENTINO et al., 2005). Outro importante projeto para formação de educadores ambientais pelo Brasil são as Salas Verdes, que objetivam incentivar a implantação de espaços educacionais como potenciais centros de informação e capacitação ambiental. As Salas Verdes são espaços com múltiplas potencialidades, sendo possível realizar atividades de educação ambiental, tais como cursos, palestras, workshops, atividades, conferências e eventos (MMA, 2021)



2.2 Residuos Sólidos Orgânicos (RSO)



Segundo Silva et al (2016) muitas instituições buscam solucionar problemas relacionados aos Resíduos Sólidos Orgânicos para mitigar os impactos do descarte inadequado da matéria orgânica produzida.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) (Lei n° 12.305/2010) foi instituída e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010. A PNRS foi um marco no setor por tratar de todos os resíduos sólidos (materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados), sejam eles domésticos, industriais, eletroeletrônicos, entre outros; e também por tratar a respeito de rejeitos (itens que não podem ser reaproveitados), incentivando o descarte correto de forma compartilhada como podemos ver esquematizado na figura 02. Com o constante aumento populacional nas cidades, temos uma grande geração de Resíduos Sólidos Urbanos, mas este crescimento não é acompanhado pelo descarte correto, prejudicando o meio ambiente e a saúde humana como a contaminação do solo, dos mananciais, da água subterrânea e da atmosfera, sobretudo se considerarmos a queima irregular destes resíduos que possuem distintos compostos químicos nocivos a saúde humana (PEREIRA et al., 2013; GOUVEA, 2012).

Figura 02: Mapa conceitual sobre o ciclo dos Resíduos Sólidos Urbanos gerados em áreas urbanizadas

Fonte: Do autor

O tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos (RSOU) vem ganhando espaço nas discussões e no direcionamento das políticas públicas. Essa política pública chave para promoção da sustentabilidade na sociedade brasileira ganhou destaque com o encerramento do prazo determinado pela PNRS para o fim das atividades dos lixões em agosto de 2014. Além do fim dos lixões, a PNRS determina que os resíduos sólidos no Brasil tenham uma destinação final ambientalmente adequada. Devido às propriedades físico-químicas, os RSOU não podem ser reciclados ou reaproveitados para os mesmos fins para que foram gerados, em muitos casos a compostagem entra como alternativa para aproveitamento de resíduos (SIQUEIRA & ASSAD, 2015).

O Gráfico 1 demonstra a estimativa da composição dos resíduos orgânicos domiciliares gerados em todo território nacional e, por meio dele, podemos identificar elementos que sustente a importância do ensino ambiental crítico-reflexivo que promova adoção da compostagem nos lares brasileiros, pois 52% se trata de Matéria orgânica que, em vários casos, poderiam ser reaproveitados e, consequentemente, haveria a diminuição de resíduos nos aterros sanitários.

No que se refere à composição dos resíduos que chegam até o aterro sanitário de Goiânia, este é apresentado pelo Gráfico 2. De maneira geral, observa-se que na coleta orgânica do município, realizada porta-a-porta através dos caminhões compactadores, 62,9% dos resíduos pertencem à classe de materiais orgânicos, 19,8% de materiais recicláveis.

Ainda podemos vizualizar um eminente colapso no que se refere ao aterro sanitário de Goiânia no gráfico 3. Abaixo observou-se um aumento de, aproximadamente, 86 toneladas em um intervalo de 5 anos.

3. ÁREA DE ESTUDO

A área de estudo está localizada e no Colégio Estadual Cora Coralina localizado na Rua. NR-4 - Vila Redencao, Goiânia-GO,74845-510, indicados na figura 3.

Figura 03: Localização do Colégio Estadual Cora Coralina no munícipio de Goiânia.

Fonte: Do autor. Fonte: Google maps, IBGE/IMB.



4. MATERIAIS E MÉTODOS

Esse trabalho foi realizado em todos as turmas do ensino Médio do EJA do Colégio Estadual Cora Coralina, com alunos de idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, tendo um total de 90 alunos. A metodologia utilizada neste trabalho corresponde as etapas de levantamento bibliográfico com o objetivo de gerar o embasamento teórico sobre o tema, e a confecção e demonstração de um protótipo de garrafa PET de fácil manufatura e baixo custo para construção de uma composteira, proporcionando de forma prática e participativa a importância da reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos na comunidade escolar. Com esta proposta, os estudantes incorporaram aos conceitos vinculados à prática ambiental, proporcionando uma visão crítica reflexiva da destinação correta dos resíduos gerados diariamente na comunidade escolar.



5. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do presente projeto foi implementada às estratégias de investigação com cerca de 30% dos alunos presentes no evento de intervenção pedagógica (Figura 04), como: aplicação de questionário para o estudante (Quadro 1) teve o objetivo de identificar o perfil socioeconomico dos estudantes e, consequentemente, o seu entendimento sobre as causas ambientais locais. Logo foi realizado um levantamento de material bibliográfico e seguidamente a análises dos mesmos; estratégias de pesquisas participativas, ou seja, de interferência do pesquisador, como seminários e grupos de discussões. O levantamento bibliográfico foi realizado com o propósito de se investigar as experiências sobre assuntos relacionados ao meio ambiente que será seguida de análise.

Figura 04: Pátio do Colégio Estadual Cora Coralina onde foi realizado o evento de educação ambiental.

Fonte: Acervo pessoal

Quadro 01: Questionário elaborado para a coleta de dados com os estudantes do Colégio Cora Coralina

Perguntas

Respostas Esperadas

Sexo

Masculino ou Feminino

Qual a sua idade?

Resposta Livre

Estado Civil

Casado ou Solteiro

Possui filhos? Se sim quantos

Resposta Livre

Qual Região do país nasceu?

Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul

Mora em qual Bairro?

Resposta Livre

Em Relação a moradia

Própria ou alugada

Renda familiar mensal

Resposta Livre

Quantas pessoas moram com você?

Resposta Livre

Quantas pessoas moram com você?

Resposta Livre

Deseja Cursar a faculdade?

Sim ou não

Você acha importante cuidar do meio ambiente?

Sim ou não

Você achou importante e interessante o que aprendeu?

Sim ou não

Você faria a composteira na sua casa?

Sim ou não



O segundo momento da ação ambiental foi a aplicação de um experimento dividido em etapas demonstrando os processos de construção da composteira utilizando vasilhame PET (polímero plástico) (Figura 5). A figura 5 demonstra as etapas de confecção da composteira de baixo custo, como também as diferenças entre o solo e a matéria orgânica analisando a cor, textura e estrutura. Podemos dividir as etapas de preparação em: 1° Reservar duas garrafas PET, 2° cortar os vasilhames ao meio, 3° Com Auxílio um prego quente e um alicate realizar 10 a 15 furos na tampa da garrafa, 4° encaixar a parte superior com a inferior, 5° misturar cerca de 40% de matéria orgânica com 60% de terra, 6° Aguardar cerca de 7 a 10 dias para o material ficar pronto. E importante que para se obter resultados mais rápidos, utilizar cascas finas de vegetais tais como: cenoura, batata etc. Caso seja necessário utilizar um pano que proteja a parte superior da composteira de insetos indesejáveis como moscas e também regar o material todo dia com cerca de meio copo de 200 ml de agua para acelerar o processo e também para obtermos um chorume com diversos nutrientes que vai auxiliar na agricultura.

Figura 05 – Esquematização da confecção da compoteira utilizando garrafa PET (Polietileno Tereftalato).

Fonte: Parque Cientec USP (Adaptado)

Por meio destes processos, os estudantes foram incentivados a construírem a própria composteira no ambiente escolar e em suas próprias residências. Para auxiliar esta ação, foram elaboradas cartilhas educativas (Figura 06) com os procedimentos, passo a passo, para a construção da composteira, além da exposição de cartazes que promovem a conscientização do descarte correto do resíduo sólido na comunidade escolar.

Figura 06 – Local onde foi realizado o projeto com a demonstração de cartazes e da composteira.

Fonte: Acervo pessoal

No terceiro momento foi aplicado o questionário (Quadro 2) e realizada uma entrevista com todos os professores do período noturno do Colégio Estadual Cora Coralina, sendo estes dos cursos de geografia, biologia e química. Esta etapa teve o objetivo identificar às possíveis contribuições dos professores para o aprendizado dos estudantes na atividade pedagógica e quais outros temas ambientais poderiam ser trabalhados na comunidade escolar.

Quadro 2: Perguntas para medir a importância das atividades de educação ambiental no ensino e aprendizagem.

6. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Em um primeiro momento foi aplicado um questionário contendo perguntas de cunho socioeconômico com o objetivo de se ter uma mínima noção da realidade dos estudantes que integram a comunidade escolar. O resultado deste formulário nos mostra que a renda média e o núcleo familiar dos 20 estudantes entrevistados são de 3 salários mínimos e possuem um núcleo familiar composto em média de 4 pessoas (Gráfico 04 e Gráfico 05). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (SEDI-GO), uma família com cerca de 4 pessoas e possuem uma renda familiar total de até três salários mínimos (i.e. R$ 3.300,00), este núcleo familiar é classificado como baixa renda.

Gráfico 04: Renda Familiar dos estudantes entrevistados do Colégio Estadual Cora Coralina.

Fonte: Pesquisa direta

Gráfico 05: Quantidade de pessoas que compõem o núcleo familiar dos estudantes entrevistados no Colégio Estatual Cora Coralina.

Fonte: Pesquisa direta



A segunda etapa do questionário foi direcionada sobre a importância de conservar o meio ambiente. Entre os entrevistados, 80% (16 pessoas) disseram que acham importante cuidar do meio ambiente. O termo de meio ambiente trabalhado durante a ação ambiental foi proposto pela PNMA que estabelece este como um “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” (BRASIL, 1981, Art. 3, Inciso I). Em complemento ao termo de meio ambiente, foram tratadas as questões (LUZZI, 2005) e os desafios sociais para alcançar um meio ambiente equilibrado para promoção do bem-estar social.

No terceiro momento, as questões foram direcionadas para medir o engajamento em relação ao projeto apresentado na comunidade escolar que envolve produção de composteira utilizando garrafa PET. De acordo com os questionários aplicados para esta etapa, 70% dos estudantes desconheciam o processo de compostagem, enquanto apenas 30% conheciam o tema e proposta trabalhada. Este resultado demonstra o tamanho do desafio dos educadores de trabalhar temas ambientais complexos presentes no dia a dia dos estudantes. Portanto, o ensino da importância da compostagem nas comunidades escolares pode contribuir para a proteção do meio ambiente saudável e participativo, promovendo a conscientização e mudança de atitudes visando a redução de resíduos sólidos orgânicos e a promoção da reciclagem nos ambientes familiares.

A quarta e última etapa possibilitou avaliar se o aprendizado foi positivo e se os participantes estavam motivados de implementar em suas casas a proposta de compostagem de baixo custo apresentada. As respostas foram bastante positivas e apontaram que 90% (18 participantes) consideraram interessante e relevante a atividade ambiental, enquanto 75% (15 participantes) se mostraram aptos para implementar os processos de compostagem dos resíduo sólido orgânico em suas residências familiares (Gráfico 06).

Gráfico 06: Questões Referente ao projeto.

Fonte: Pesquisa direta

O questionário foi aplicado para 4 professores, período noturno, do Colégio Estadual Cora Coralina, mostra que eles percebem a importância do ensino de temas ambientais, sobretudo aqueles que estão presentes na comunidade escolar, para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade. O gráfico 07 demonstra se o professor ensina ou já ensinou temas relacionados as questões ambientais atuais, como desmatamento, queimadas, saneamento básico, e outros; provavelmente a sua formação possibilitou o ensino e o desenvolvimento de práticas pedagógicas para a realização de uma educação ambiental crítica reflexiva. Quando perguntado a estes professores se a escola inclui no seu planejamento pedagógico o ensino de temas ambientais pertinentes a realidade escolar, todos responderam de forma negativa sobre esta possibilidade. Os professores também foram perguntados sobre a possibilidade de participação de projetos transdiciplinares para a promoção da educação ambiental na comunidade escolar, apenas um professor se mostrou contrário e também não percebeu a importância deste ensino para os seus estudantes.

Gráfico 07: Questões destinadas para os professores

Fonte: Pesquisa direta

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizou o levantamento do destino final dos resíduos sólidos para as escolas goianas (Gráfico 8). Podemos observar a importância deste estudo no levantamento de dados de resíduos sólidos gerados nas escolas públicas e privadas, pois nos revela a urgência para a mudança de atitudes em escolas goianas, em todas as categorias (i.e. separação do lixo, reciclagem e reutilização), a adesão é ainda muito baixa, destacando uma maior participação das escolas particulares nos processos de separação de lixo e reciclagem.



7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho demonstra a importância de promover o ensino da compostagem, teoria e práticas, como ferramenta de sensibilização e engajamento participativo nos ambientes escolares goianos, como também fortalecer o debate sobre as questões e urgências ambientais presentes no dia a dia dos estudantes que, em sua maioria, residem em ambiente urbano.

O trabalho alcançou os resultados esperados dentro da comunidade escolar. Considerando o perfil socioeconômico do público-alvo, foi apresentado uma proposta de intervenção de baixo custo compatível com a realidade dos estudantes do Colégio Estadual Cora Coralina, obtendo uma considerável participação da comunidade Os estudantes após o evento, apresentaram um melhor entendimento sobre o destino dos resíduos sólidos orgânicos e a sua utilização no processo de compostagem. Pode-se observar que a compostagem é uma importante ferramenta de educação ambiental e uma forma prática para promoção da participação escolar.

A prática de Educação Ambiental no cotidiano escolar apresenta alternativas para o envolvimento e participação de toda a comunidade. Os temas ambientais apresentam bons exemplos de ações que podem ser discutidas continuamente no âmbito escolar, adaptando, recriando e envolvendo educandos e famíliares.



8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



ABRELPE, 2020, PANORAMA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL, Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama-2020/ . Acesso em: 04 de jun, 2021

Amancio RD, Silva MV da. Consumo de carotenoides no Brasil: a contribuição da alimentação fora do domicílio. Segur. Aliment. Nutr. [Internet]. 11º de fevereiro de 2012 [citado 6º de junho de 2021];19(2):130-41. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634616

BRASIL, CENSO DA EDUCAÇÃO BASICA , 2019. Disponível em: http:// https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2019.pdf. Acesso em: 04 de jun, 2021

BRASIL, Lei N° 12.305 de 02 de agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

BRASIL. Constituição Federal. Brasília – DF, 1988.

______. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm> Acesso em: 05 jun. 2021.

______. Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 Ago. 1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm> Acesso em 05 jun. 2021.

CALDERONI, S. Os bilhões perdidos no lixo. 4 ed. São Paulo: Humanitas/ FFLCH-USP,2003. p. 25.

CASTRO, M. L.; CANHEDO JR, S. G. Educação Ambiental como Instrumento de Participação. In: Philippi Jr, A.; Pelicioni, M. C. F. (Editores). Educação Ambiental e Sustentabilidade. Barueri, 2005. p. 401-411

DEUS, A. B. S.; DE LUCA, S. J.; CLARKE, R. T. Índice de impacto dos resíduos sólidos urbanos na saúde pública (IIRSP): metodologia e aplicação. Engenharia Sanitaria e Ambiental [online]. 2004, v. 9, n. 4 [Acessado 5 Junho 2021] , pp. 329-334. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-41522004000400010>.

DIAS, G. Educação ambiental: princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2010. 552p

Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais. O Impacto Global da Doença Respiratória – Segunda edição. México, Asociación Latinoamericana de Tórax, 2017.

GOIÂNIA. Panorama dos resíduos sólidos urbanos na Região Metropolitana de Goiânia. Goiânia, 2016. Disponível em: http:// https://www10.goiania.go.gov.br/DadosINTER/SISRS/Documentos/PlanoGestaoResiduosSolidos.PDF. Acesso em: 02 de jun, 2021

GOIÁS. PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE GOIÁS. Goiânia, 2017. Disponível em: http:// https://www.meioambiente.go.gov.br/arquivos/pers_versao_final_forum_de_residuos_solidos.pdf. Acesso em: 02 de jun 2021

Gouveia, N. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2012, v. 17, n. 6 [Acessado 4 Junho 2021] , pp. 1503-1510. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000600014>

IBGE. Censo de 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm. Acesso em: 28 mai. 2021

IBGE. Censo Agro de 2017. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/templates/censo_agro/resultadosagro/index.htmlAcesso em: 24 mai. 2021

Layrargues, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um temagerador ou a atividade fim da educação ambiental. In: Reigota M, organizador. Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DPEa ; 1999. p. 131-48.

LIXO, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos. Educar, Curitiba, Curitiba, ed. 23, 2004.

LUZZI, D. Educação Ambiental: Pedagogia, Política e Sociedade. In: Philippi Jr, A.; Pelicioni, M. C. F. (Editores). Educação Ambiental e Sustentabilidade. Barueri, 2005. p. 381-400.

MANO, Eloisa; MENDES, Luis. Identificação de plásticos, borrachas e fibras. 01. ed. aum. São Paulo: Blucher, 2000. 240 p. v. 1. ISBN 8521202849

MEU RESIDUO. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – EDIÇÃO 2020. Disponível em: https://meuresiduo.com/geral/panorama-dos-residuos-solidos-no-brasil edicao2020/.. Acesso em: 24 mai. 2021.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br/. Acesso em: 31 mai. 2021.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. [s.l.]: ONU, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/jcFMVC>.

PARQUE CIENTEC. Composteira com duas garrafas PET. Disponível em: encurtador.com.br/exIQ0 Acesso em: 1 jun. 2021.

MMA - Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 brasileira : ações prioritárias / Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. 2. ed. Brasília: 2004. 158 p. Acessado em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/documentos.html.

MMA – Ministério do Meio Ambiente. Projeto Salas Verdes. 2021. Disponível em: http://salasverdes.mma.gov.br/. Acessado em: 05/06/2021.

Pereira, A. R. et al. Avaliação da qualidade da água superficial na área de influência de um lixão. Revista Ambiente & Água [online]. 2013, v. 8, n. 3 [Acessado 5 jun 2021] , pp. 239-246. Disponível em: https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1160

SIQUEIRA, T. M. O.; ASSAD, M. L. R. C. L. COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO (BRASIL). Ambiente & Sociedade [online]. 2015, v. 18, n. 4 [Acessado 5 Junho 2021] , pp. 243-264. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1809-4422ASOC1243V1842015&gt;>

Silva, Julia Lopes da. Crônica de uma seca anunciada: a crise hídrica em Campinas - SP e seus impactos sobre as populações das bacias hidrográficas do Ribeirão Anhumas e do Rio Capivari (2012-2016). 2017. 169p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas-SP.

SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; FERRARO JUNIOR, L. A. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299,2005.

Ilustrações: Silvana Santos