Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Sugestões bibliográficas
18/08/2021 (Nº 76) MATERIAIS PARA DOWNLOAD PUBLICAÇÕES DESENVOLVIDAS PELA UMAPAZ
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4188 
  

MATERIAIS PARA DOWNLOAD

PUBLICAÇÕES DESENVOLVIDAS PELA UMAPAZ



Umapaz lança dois e-books gratuitos sobre educação e sustentabilidade

Publicações digitais abordam educação ambiental e caminhos para a construção de uma escola sustentável.



Por  Marcia Sousa

 -



Em comemoração a seus 15 anos, a Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) lançou dois e-books sobre educação e sustentabilidade, com exemplos e dicas para as transformações necessárias.

O livro “Caminhos Possíveis para uma Escola Sustentável”, por exemplo, conta a experiência de formação continuada para educadores das 13 Diretorias Regionais de Educação do município (DREs). A publicação apresenta o registro de um trabalho educacional feito de fevereiro a dezembro de 2019 a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio técnico da Unesco e da Associação Palas Athenas.

O trabalho realizado é um processo de formação continuada de educadores da educação infantil e fundamental em São Paulo e foi desenvolvido com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ancorados na Secretaria Municipal de Educação, no currículo da cidade, no compromisso da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente com a Umapaz e na disseminação dos processos educativos voltados à sustentabilidade.

A ideia de compartilhar esta experiência nasceu da vontade de registrar o processo no âmbito das articulações, da viabilidade e da execução, a fim de servir como referência a outras iniciativas dentro e fora de São Paulo.

Já o almanaque “Caminhos para Construção de uma Escola Sustentável”, por sua vez, foi elaborado com dicas de sustentabilidade para educadores, ODS, direitos humanos e jardinagem atuando diretamente nas escolas.

As duas publicações podem ser acessadas gratuitamente neste link. Por lá, você encontra outros e-books desenvolvidos pela Umapaz e disponíveis para download.



Fonte da matéria e imagem: encurtador.com.br/pyFO3

Fonte para download gratuito: encurtador.com.br/fGOQ1

Ilustrações: Silvana Santos