Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
18/08/2021 (Nº 76) NATUREZA X METRÓPOLE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4169 
  

NATUREZA X METRÓPOLE



Estar junto à natureza traz bem estar, mas como conseguir isso morando numa metrópole? Leia o texto!



Que bom estar com você em mais uma edição!

Você tem tido contato com a natureza, nestes tempos de pandemia?

Você sabia que ter contato com a natureza pode nos dar conforto e bem estar?

Um estudo realizado em conjunto pela Universidade de Harvard e o Brigham and Women’s Hospital descobriu que a taxa de mortalidade das mulheres que viviam em áreas mais verdes era 12% mais baixa do que aquelas que vivem em centros urbanos. (Fonte: encurtador.com.br/mtyC6).



Já a fundação O Boticário tem estudos comprovando que o contato com a natureza previne o estresse e melhora sintomas de depressão, ansiedade e déficit de atenção. Para isso, sugerem jogos e desafios para crianças explorarem a natureza, pois brincadeiras na natureza estimulam a criatividade e promovem saúde e bem-estar. (Fonte: encurtador.com.br/nuDX0)



Mas, é obvio que se faz bem para uma criança, ficar junto à natureza, faz bem para você também!

Você tem tido contato com a natureza nestes tempos de pandemia?

Não Marina, eu moro numa metrópole e quando saio na rua só vejo cimento, arranhas-céus, carros, trânsito e buzina.

Mas como nosso cérebro é espetacular, se você assistir a um filme sobre a natureza, ou fazer uma meditação que você se imagina na natureza, o cérebro sente como se você estivesse lá.

Ao tomar um banho, você pode se imaginar em uma cachoeira. Eu faço isso.

Ter alguns vasos de planta em sua casa melhora o ambiente e o torna mais verde, mais leve.

Podemos ser felizes e nos sentirmos bem, morando em qualquer lugar.



Marina, eu não tenho tempo para respirar, como que vou fazer isso?

Pois aí te pergunto: Você não tem 5 minutos, por dia, para seu bem estar?

Mas tem horas pra ficar na Internet matando o tempo assistindo tik tok?

Acho que está na hora de você rever suas prioridades!

E o que são prioridades? De acordo com o dicionário Aurélio, “prioridade é um substantivo feminino - Preferência; oportunidade de acordo com a lei que consiste em ultrapassar os demais, em passar à frente: mulheres grávidas têm prioridade no atendimento. Condição do que ocorre em primeiro lugar; o primeiro em relação aos demais. Estado de quem ou do que ocupa o primeiro lugar: os aviões particulares têm prioridade na pista”.

Então, rever prioridades é ver o que é mais importante para você, sua saúde e bem estar, ou qualquer outra coisa? Ou seja, sua lista de o que é REALMENTE importante para você!

Então, vamos recapitular: estar perto da natureza pode te dar mais saúde e bem estar. E você pode fazer isso mesmo morando em uma metrópole, ao ver filmes de natureza, meditação e se sentir em uma praia, rio, floresta, colocar plantas pela casa.

Você pode fazer uma meditação guiada, pode sair e sentar em um parque, pode experimentar vários métodos, até encontrar um que te agrade. Só não pode deixar de estar por, pelo menos, 5 minutos por dia, em contato com a natureza, seja fisicamente, seja mentalmente.

Somos essencialmente três pilares, corpo, mente e espírito, temos que dar um alento, carinho, descanso ao nosso corpo e mente.

Eu adoro me deitar perto de uma árvore e ver suas folhas balançarem, me imaginar no mar.

E você, como faz?

Vou adorar saber!





Eu sou Marina Strachman Coach de Bem Estar e Felicidade e vou adorar te ajudar a ter mais bem estar!

Marina Strachman - Fundadora Woman Time, empresária Woman Time Campinas, Coach de Bem Estar e Felicidade, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Especialista em Educação Ambiental. marina.strachman@gmail.com

Ilustrações: Silvana Santos