Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
08/06/2021 (Nº 75) 10 DICAS PARA COLOCAR MAIS VERDE NA ROTINA DAS CRIANÇAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4137 
  

10 DICAS PARA COLOCAR MAIS VERDE NA ROTINA DAS CRIANÇAS

Mesmo em grandes cidades é possível conectar as crianças com o mundo natural, seus ciclos, aprendizados e encantamento

Por Ana Lúcia Machado



Mesmo morando em grandes cidades, é possível adicionar mais verde no dia a dia da criança. Muitas vezes basta abrir a janela e aguçar a percepção para descobrir um mundo real que exala aromas, floresce, frutifica, emite sons nativos, e possui sabores variados.

A natureza em si potencializa o desenvolvimento da criança nos âmbitos biopsicossociais e espirituais. Na natureza encontramos os estímulos mais ricos e completos necessários para o desenvolvimento integral e saudável dos pequenos.

Com rotinas cada vez mais desnaturalizadas, pelo predomínio da alta tecnologia, das máquinas que fazem tudo e entregam tudo pronto para nós, é preciso equilibrar a balança entre o virtual e o real, levando mais natureza para o cotidiano da criança, conectando-a a vida.

Como tornar mais verde o dia a dia da criança?

O universo da natureza reserva muitas descobertas e diversão às crianças. Foto: Pixabay



1 – Mãos na terra

As plantas dentro de casa enchem os ambientes de cores, aromas, oxigênio e nos aproximam dos ciclos das estações do ano. Plante com a criança grãos de feijão para que possa acompanhar seu processo de germinação e crescimento a cada dia.

Cultive também ervas aromáticas e medicinais, para uso na culinária e para algum mal estar eventual de um membro da família. Atribua à criança a responsabilidade de regar os vasos de plantas dentro e fora de casa.



2 – Pés na terra

Deixe a criança descalça em contato direto com a energia da terra, exposta a diferentes texturas: areia, grama, folhas secas, pedrinhas, lama. Segundo a medicina chinesa, na sola dos pés estão localizados pontos que correspondem aos órgãos vitais e regiões de todo corpo, que são massageados de forma natural ao tocarem o solo, resultando em bem estar e saúde.



3 – O céu diurno

Observe a movimentação das nuvens. A cada minuto uma nova forma se configura no céu. Nuvens formam animais, objetos, paisagens, etc., que rapidamente vão se transformando em diferentes coisas. A mesma brincadeira, de encontrar coisas, pode ser feita olhando entre os vãos da vegetação das copas das árvores.



4 – O céu noturno

Acompanhe o ciclo lunar, se encante com o brilho e luminosidade da lua cheia. Com um binóculo observe também as estrelas.



5 – Bichos de jardim

Por menor que possa ser o seu quintal, nele a criança pode encontrar minhocas, formigas, borboletas, besouros, passarinhos, e aprender muito com a natureza.



6 – Fenômenos naturais

Contemple o pôr do sol, a chuva que cai lá fora. Deixe a criança tomar um banho de chuva. Observe o vento arrastando as folhas e agitando os galhos das árvores. Tudo isso coloca a criança em contato com a energia da natureza.



7 – O potencial lúdico da cozinha

As sobras de cascas, as sementes e folhas, podem ser aproveitadas para brincadeiras de comidinhas e até mesmo confecção de brinquedos. Não despreze esses materiais orgânicos, são matérias primas para a imaginação e criatividade nas mãos da criança.



8 – Animais de estimação

Atribua à criança os cuidados dos animais domésticos. Isso contribui para o aumento da sua autoestima, para sua capacidade de empatia e habilidades sociais.



9 – Banho de sol

Garanta uns 20 minutinhos de banho de sol todos os dias. A exposição aos raios solares traz inúmeros benefícios para a saúde.



10 – Livros e histórias sobre a natureza

Ao ir para a cama, aproveite para contar histórias sobre animais, plantas, lugares de natureza exuberante, e sobre aventuras na natureza. Há muitos livros sobre o mundo natural que despertam o interesse da criança pelos animais e pelas plantas, aproximando a criança da natureza.



Fonte: Ciclo Vivo

https://url.gratis/XrANY



Ilustrações: Silvana Santos