Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
01/06/2015 (Nº 1) Você sabia?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=41 
  

Você sabia que...
A maior folha do reino vegetal, com 20 metros de comprimento, é de uma palmeira que ocorre na ilha de Madagascar.
Amaior semente, com cerca de 20 kg, também é de uma palmeira que ocorre nas ilhas Seychelles no Oceano Índico.
O maior ser vivo da Terra é a maior Sequóia Gigante (Sequoiadendron giganteum), que se encontra no Parque Nacional de Sequóias, na Califórnia, Estados Unidos. Ela tem 83,02 metros de altura e 24,32 metros de perímetro, medidos a 1,52 metros acima do solo. A sua folhagem é verde- azulada e a casca castanha-avermelhada e pode atingir 61 centímetros de espessura. Cálculos feitos em 1981 avaliam o peso desta árvore, incluindo as raízes, em 6.100 toneladas.
A maior árvore petrificada conhecida também é uma sequóia, com um tronco de 89,9 metros, que se encontra perto de Coaldale, em Nevada, Estados Unidos .
A semente de uma sequóia pesa apenas 4,7 miligramas. O seu crescimento até a maturidade pode, pois, representar um aumento de peso de 1.300.000 milhões de vezes.

Brasil.....
A semente do mogno é o alimento preferido das araras e periquitos do sul do Pará.
As florestas tropicais úmidas estão localizadas na Ásia, África, América Central, América do Sul e algumas ilhas do Oceano Pacífico. Do total de 1,5 milhão de seres vivos, cerca de um terço pertence a este habitat, sendo que o Brasil abriga 10% destas espécies.
Quase metade de todas as florestas tropicais se encontram no Brasil. Elas cobrem 42% de todo o território do país.
A maior floresta do mundo é a Amazônica, com 5,5 milhões de quilômetros quadrados. Desse total, 3,3 milhões de quilômetros quadrados (60%) ficam em território brasileiro. O restante se divide entre Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Já foram registradas na floresta amazônica brasileira 2500 espécies de árvores. Em apenas um hectare são encontradas trezentas espécies vegetais diferentes
A Mata Atlântica é a segunda maior extensão original de florestas tropicais do Brasil.
Na época do descobrimento do país, ocupava 1,3 milhão de quilômetros quadrados ao longo da costa brasileira. Hoje, reduz-se a apenas 12% desse número.
O pau-brasil, responsável pelo primeiro ciclo econômico do país, está quase extinto. Sobrevive em hortos e reservas. Hoje sua madeira serve apenas para fabricar instrumentos de corda.
O Brasil é considerado o país que tem a flora mais rica do mundo, além de ser campeão mundial de variedades de flores. Reúne em torno de 50 mil espécies.

O cerrado....
O cerrado é caracterizado por vegetação com árvores baixas, de troncos retorcidos, e solos ácidos, pouco férteis; ocupa atualmente 131,5 milhões de hectares, segundo estimativa do IBGE, feita em 1994. Originalmente ele recobria 200 milhões de hectares, um quarto do território nacional.
O cerrado é fundamental para a preservação das nascentes dos rios, pois ele recobre as cabeceiras, retendo a água. - Quando há desmatamento nessas áreas, a água se infiltra nos solos mais rapidamente.
Com a destruição do cerrado pode também ocorrer um desequilíbrio ecológico prejudicial à própria agricultura, com o aumento do número pássaros predatórios, tais como as pombas avoantes, infestação de insetos pois, com a destruição do cerrado desaparecem também seus habitantes naturais.
O lobo guará, por exemplo, come ovos e filhotes das pombas e certos pássaros se alimentam dos insetos, garantindo o equilíbrio

Ilustrações: Silvana Santos