Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Culinária
20/03/2020 (Nº 70) COMO SECAR FRUTA EM CASA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3876 
  

COMO SECAR FRUTA EM CASA

Alice Branco

Secar alimentos para melhor os conservar é um dos processos usados pela humanidade, em todas as épocas, e que possibilitou a preservação dos alimentos por longos períodos sem perda de seus nutrientes.

Qualquer processo de secagem visa a desidratação do alimento sem redução das suas qualidades nutricionais. Para tal, é importante que se use, para a secagem, frutas em bom estado, sem lesões ou ataques de bichos (manchas de fungo, lesões bacterianas, etc).



Você poderá secar suas frutas ao sol, no forno ou em uma estufa e, a sua escolha vai depender do quanto pode gastar com o processo.

Aqui vamos falar da maneira de secar frutas com a ajuda do Sol – método fácil, barato, ecológico e especialmente indicado para um país como o nosso, no qual abunda a luz solar por longas horas, todos os dias.

Preparando as frutas para a secagem

Que fruta pode ser seca? Na prática, todo tipo de fruto admite a secagem, e também cogumelos, feijões, legumes e folhas. Mas, vamos falar de frutas secas, não é?

Bananas, maçãs, damascos, ameixas, figos, morangos, cerejas, abacaxi, peras, amoras, framboesas, laranjas, amoras e outras frutas silvestres, enfim, toda fruta pode ser seca ao sol. E também tomate, pimentão, abobrinha, berinjela, pimenta, que também são frutos.

Como já frisei, basta você escolher frutas saudáveis e, claro, suficientemente maduras. Quando a fruta está em sua plenitude, a secagem vai retirar a água e concentrar os açucares.

Antes da secagem, as frutas deverão ser lavadas e delas retirado o excesso de água, com um pano limpo. Depois, você deverá cortar as frutas em fatias finas e dispô-las em uma peneira ou gradeado, para que o vento sempre percorra livremente todas as superfícies. Uma boa técnica auxiliar para a secagem de frutas é, lavá-las em água com limão, antes de iniciar a secagem.

Secando frutas ao sol

Tomates secos

Na secagem ao sol temos de escolher a época em que haja bastante sol, quente, e baixa umidade do ar. Você deve manter os frutos já preparados, em uma superfície que permita a ventilação e, sempre é bom que tenha uma cobertura de tela, tule ou filó, para evitar os insetos. A secagem ao sol acontecerá mais rápido com temperatura ambiente de 30ºC e umidade relativa do ar menor do que 50% – essas são as condições ideais onde os frutos secarão bem, rápido, sem ocorrer apodrecimento por excesso de umidade.

Você também pode colocar as peças a serem secas, sobre uma chapa metálica, que potencializará o calor do sol (muitas comunidades tradicionais secam seus produtos sobre os telhados, por este motivo) ou pendurar em varais. Mas, de todas as maneiras, será necessário recolher e proteger tudo do sereno noturno que poderá prejudicar todo o seu trabalho.

Na cidade, ou em regiões mais úmidas, o jeito é secar no forno ou em estufa de secagem.

Para secar no forno

Forre a bandeja do forno com papel manteiga, coloque as frutas fatiadas, sem encostarem ou estarem amontoadas, mantenha o forno em temperatura baixa, entre 40 e 60ºC e o ventilador, circulador de ar do próprio forno, ligado (ou então, a porta do forno semi-aberta) pois a umidade terá de sair. O tempo médio de secagem no forno varia entre 4 e 12 horas mas, o mais adequado é que você faça o processo por etapas de 8 horas, durante 3 dias. Pelo tempo de duração este é um processo razoavelmente caro pois consumirá bastante gaz de cozinha ou eletricidade.

Uma estufa de secagem feita por você

Talvez você se interesse por fazer a sua própria estufa de secagem de frutas. Não é difícil e você vai precisar de uma lâmpada de halogêneo de 40 watts, uma caixa onde acomodar as grelhas suspensas, como mostram as fotos acima. Este tipo de secador é bastante eficiente e permite a secagem de casca de frutas cítricas, por exemplo, em 6 horas de uso da estufa e de maçã, em 15 horas. Mas, claro, os tempos de secagem dependem das grossuras das fatias de fruta que você cortou.

Fonte: encurtador.com.br/akzIZ



Ilustrações: Silvana Santos