Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
05/12/2005 (Nº 14) Editorial
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=345 
  
Nova pagina 1
Editorial da 14a. edição da Educação Ambiental em Ação
 
Nesta edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação, fomos inspirados pela temática transversal da Educação Ambiental como um compromisso de integração com a vida.
 
Sabemos que é necessário focalizar, em todas as atividades educativas, o nosso compromisso pela melhoria da qualidade da vida de todos os seres, minimizando as injustiças sociais e ambientais que vemos crescer diante dos nossos olhos todos os dias. Este novo processo educativo é longo, é lento, e depende de uma releitura sobre nossa forma de viver, e conseqüentemente de educar. Faz-se necessário saber que antes de se educar para o trabalho, para o vestibular, para o conhecimento, é preciso educar para a vida, em seu amplo contexto, para o respeito as diferenças, para o resgate de valores perdidos, para a compreensão dos sistemas que nos proporcionam a vida. Para isto, há que se superar enormes barreiras para que consigamos mudar, e a mudança começa em cada um. Mudar a  forma de pensar, de consumir, de fazer escolhas, até que ocorra uma mudança interna, promovendo uma verdadeira educação integral, que não acontece somente na escola, mas em todos os ambientes.
 
Debruçamo-nos sobre esta frase de Gadotti para iniciarmos a construção e a elaboração desta edição: "Nós temos que superar todas as dicotomias por uma educação integral, que é isso que tem que ser a educação ambiental" . A partir do momento em que entendermos o que é uma educação integral, melhor será compreendida a Educação Ambiental, pois uma educação é a outra.
 
Neste sentido, convidamos todos leitores/as desta edição para que adentrem nos artigos, nas entrevistas, nas idéias, nas reflexões aqui apresentadas, compreendendo este espaço como aquele que promove a integração das idéias de educadores que vivenciam diferentes contextos, diferentes ambientes e diferentes olhares, mas tendo como foco um objetivo comum: um olhar para a vida.
 
Equipe da Educação Ambiental em Ação
Ilustrações: Silvana Santos