Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
26/05/2005 (Nº 13) Sugestões de atividades de EA.
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=316 
  

Sugestão de atividades de Educação Ambiental

por Berenice Gehlen Adams

1 - A importância da água

 
Objetivo: proporcionar um momento de reflexão sobre a importância da água a partir da Declaração Universal dos Direitos da Água.

Público alvo: crianças acima de 12 anos, Adolescentes e Adultos.

Material necessário: papel pardo ou cartolina para elaboração de painel, canetinhas, lápis- de- cor.

Desenvolvimento:


-
Conversar sobre a água a partir de um texto sobre a sua importância para a vida de todos os seres - A Declaração Universal dos Direitos da Água.

Declaração Universal dos Direitos da Água:


Desde 1992, a ONU vem divulgando o documento redigido em 22 de março de 1992 . O texto diz o seguinte:
1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada noção, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores,; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feitra com Consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 Fonte da Declaração:
http://www.aguasdelimeira.com.br/aimportanciadaagua.htm

- Fazer uma leitura do texto e abrir para o debate.
- Dividir a turma em 5 grupos e distribuir dois enfoques da Declaração para cada grupo.
- Propor que cada grupo crie um painel utilizando desenhos e palavras para ilustrar os enfoques recebidos.
- Apresentar para o grande grupo, por ordem numérica, os painéis elaborados.
- Finalizar propondo que cada um comente sobre o que sentiu de mais significativo ao desenvolver a atividade.

Obs.: Para crianças menores, antes de realizar a atividade em grupo, faz-se necessário realizar um estudo do vocabulário.

2 - Como bem utilizar a Água


Objetivo: proporcionar um momento de reflexão sobre a importância da água ressaltando a questão da escassez e do desperdício a partir de uma brincadeira.

Público alvo: crianças, adolescentes e adultos.

Material necessário: pedaços de papel e caneta.

Desenvolvimento:


- Conversar sobre a água relacionando a questão da escassez e desperdício.
- Fazer, com o grande grupo, uma listagem das formas de utilização da água pelos seres vivos, e seguir conversando, na medida em que vai sendo feita a listagem. O monitor da atividade vai escrevendo, em pedaços de papel, cada forma de utilização da água que for sendo citada, e coloca-os dobrados em uma caixa.
- Em seguida o monitor convida um a um para retirar da caixa um papel contendo uma das formas de utilização da água.
- Utilizando a mímica, cada um deverá representar o que está no papel e os demais terão que descobrir qual a forma de utilização da água que está sendo representada.
- Pedir para que cada um relacione uma forma de evitar o desperdício da água com a forma de utilização da água representada na mímica.
- Para finalizar, ouvir uma música para relaxamento e reflexão sobre a atividade.


Sugestões elaboradas e apresentadas no Projeto Apoema - Educação Ambiental.

www.apoema.com.br

 

Ilustrações: Silvana Santos