Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
07/12/2004 (Nº 11) A sociedade, a cidade e o meio ambiente
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=266 
  
Nova pagina 1

A SOCIEDADE, A CIDADE E O MEIO AMBIENTE

Olimpio Araujo Junior


Geógrafo-ambientalista, Gestor Nacional de Conteúdo da Rede de Comunicação Ambiental EcoTerra Brasil - oaj@ecoterrabrasil.com.br  - Fone: (41) 232 6700 ou (41) 9212 7266

Estamos vivendo em uma Era de rápidas transformações. Apenas no último século a população mundial ultrapassou os seis bilhões de pessoas, a mídia e as novas tecnologias colaboraram com o encurtamento das distâncias, mas também com o aumento do consumo em massa, fazendo com que a sociedade produza cada vez mais resíduos e utilize de forma descontrolada os recursos naturais, degradando o ambiente natural e comprometendo a qualidade de vida de todos os seres.

Não é exagero afirmar que estamos a beira de uma catástrofe ambiental. A água está cada vez mais poluída, o petróleo e os minerais cada vez mais raros, as poucas florestas que ainda existem estão sendo atacadas por laboratórios, mineradoras, agricultores e pecuaristas, todos em busca da mesma coisa, o lucro. Para conseguirmos lutar contra este processo apocalíptico é necessário passarmos a entender o planeta como um todo, de forma não fragmentada, isto é, com uma visão holística.

O homem é um ser social, suas relações tem como palco a natureza, mas ao mesmo tempo, é um animal, um ser vivo, e sua vida é regida pelos mesmos princípios que a dos demais seres de nosso mundo. Nossa cultura nos faz acreditar que o homem é superior as demais formas de vida, e que a natureza é apenas uma provedora de recursos, que a princípio, pareciam ser inesgotáveis. Esta cultura nos fez chegarmos ao ponto onde estamos, e agora precisamos desconstruir esta visão errônea para modificarmos nosso destino.

Na natureza tudo faz parte de uma grande rede. Tudo e todos estão interligados de alguma forma. As árvores precisam da água, e dos nutrientes gerados pela decomposição dos corpos de outros seres. Por sua vez, dão frutos e folhas que alimentam homens e animais. Os animais que se alimentam dos frutos das árvores, através de suas fezes, também ajudam a semear novas plantas. Estes animais também servem de alimento para outros animais e para os seres humanos. Quando morrem, seus corpos voltam a terra, transformam-se em matéria orgânica, água e gazes. O CO2 dos corpos deteriorados são absorvidos pela vegetação que libera oxigênio e ajuda a equilibrar a temperatura na Terra. A água dos corpos de animais e vegetais evapora a partir da transpiração e ao retornar ao seu ciclo, transforma-se em chuva, que abastece os rios, lagos e o lençol freático. Esta água também é essencial para que novas vidas continuem surgindo.

Quando algum elemento desta complexa rede é comprometido, toda rede pode ser afetada, e é por isso que o equilíbrio ambiental é tão importante. Conhecemos centenas de exemplos de sistemas onde um pequeno fator de desequilíbrio acabou criando conseqüências desastrosas. Pequenas alterações no ambiente natural, ao longo do tempo podem significar mudanças extremas, como no “efeito borboleta” da Teoria do Caos.

Os ambientes construídos pelo homem, também conhecidos como ambientes antrópicos, também interagem diretamente com os ambientes naturais, pois são neles que são produzidos as diversas formas de poluição e nele são utilizados os recursos naturais explorados pelo homem. O homem, apesar de ser o único ser racional é o único animal que altera o ambiente em que vive de forma irracional, mas também é o único ser com capacidade de utilizar sua capacidade de construção e de criação para recuperar o que já destruiu. É por este motivo que a sociedade é a principal responsável por tudo o que acontece em nosso planeta e apenas a mudança imediata de comportamento será capaz de nos livrar de conseqüências imprevisíveis, e é através do entendimento do planeta com algo único e interdependente que podemos iniciar este processo de mudança de comportamento.

Fonte: Boletim Informativo EcoTerra Brasil

Link: http://www.ecoterrabrasil.com.br/home/index.php?pg=temas&tipo=temas&cd=77

Ilustrações: Silvana Santos