Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
07/12/2004 (Nº 11) Como pesquisar sobre água na Internet.
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=261 
  
Como pesquisar sobre água na Internet


Que o tema água vem merecendo a atenção e o alerta de diferentes segmentos sobre a necessidade de sua proteção e valorização não há dúvidas. Centenas de sites, revistas, boletins e listas de discussão são distribuídos diariamente e a Internet é hoje o grande manancial de informações utilizado por adultos e crianças, especialistas, governantes ou donas-de-casa para tirar dúvidas, buscar subsídios ou simplesmente saber um pouco mais sobre ela.

O grande dilema de quem busca a informação é ir direto ao foco da pesquisa descartando as centenas de opções que a palavra água oferece nos mecanismos de busca mais comuns, como o Google ou o UOL.

Para dar uma idéia dessa diversidade fizemos uma pesquisa no UOL, que mostrou 82.027 títulos. Os 10 primeiros relacionaram: um serviço municipal de água e esgoto, duas ONGs, um consórcio de bacias, um serviço de informática, uma empresa de água mineral, uma revista digital e dois sites sobre tratamento de água. Não foi muito diferente o resultado do Google mas a oferta neste portal de busca contabilizou 3,9 milhões de sites onde pode ser encontrada a palavra ÁGUA.

Tornar acessível o maior número de informações sobre água na Internet, construir e fortalecer as parcerias em recursos hídricos entre as nações, organizações e indivíduos; promover a educação e o aberto intercâmbio de informações e conhecimentos técnicos, e melhorar a comunicação, cooperação e compromisso financeiro para com o manejo dos recursos hídricos e solo, no contexto da sustentabilidade ambiental e econômica nas Américas são os objetivos da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH) (http://www.rirh.net, em português). A Rede é formada pela adesão de inúmeras outras redes de informação, de diferentes países e idiomas das Américas.

Um passo importante para tornar a RIRH um verdadeiro centro irradiador – onde os usuários não somente “buscam” dados mas também ajudam na alimentação do banco de informações – é a formação dos Nós regionais. O do Brasil será apresentado, nos próximos dias 20 e 21, em um workshop chamado Uso das ferramentas eletrônicas da RIRH para o intercâmbio de lições aprendidas e experiências exitosas em Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH), que será realizado em Brasília, promovido pela Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e pelo Escritório de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Os Nós são organizações regionais que assistem todos os participantes da RIRH na distribuição de informação e coordenação de atividades relacionadas à água, em sua área geográfica. Seu banco de dados tem principalmente informações sobre organizações, pessoas envolvidas com a gestão, projetos, publicações, notícias, legislação, eventos e cursos. Mas há outros destaques como o Fórum Nacional de Comitês de Bacia, o CNRH entre outras.

Já está funcionando o Nó Regional do Cone Sul, baseado na Argentina, e que reúne informação sobre recursos hídricos de todos os países do Cone Sul, em língua espanhola: Argentina, Bolívia , Chile, Paraguai e Uruguai.

O Nó Regional do Brasil será responsável não apenas pela reunião de informações sobre recursos hídricos no Brasil, mas também por traduções dos principais assuntos de outros Nós. É o único Nó Regional da RIRH em português.

Estão em criação, ainda:

Nó Regional Pacífico Sul e Amazônia - Baseado no Peru, reunirá informação de todos os países que estão na Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas e nas bacias do Pacífico Sul, em língua espanhola: Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

Nó Regional Caribe
- Reunirá informação relativa a recursos hídricos nas ilhas do Caribe.

Nó Regional da América Central - Reunirá informação de recursos hídricos de todos os países da América Central.

Fonte: Revista digital Aguaonline
Ilustrações: Silvana Santos