Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
24/09/2004 (Nº 10) Entrevista com Vivianne Amaral
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=240 
  
Nova pagina 1

Entrevista com Vivianne Amaral (10a. edição da revista eletrônica EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO)


Por Berenice Gehlen Adams

 

Apresentação: Nossa entrevistada desta edição é Vivianne Amaral, jornalista, educadora do Centro Ecoar de Educação para a Sustentabilidade, em São Paulo e facilitadora da REBEA, da qual foi secretaria executiva no período de 1999 até agosto de 2004. Trabalha com consultora na animação e criação de redes sociais. Vamos conhecer mais este trabalho que tem sido fundamental para o fortalecimento da Educação Ambiental do nosso país.

 

- O trabalho em rede é uma excelente alternativa para a concretização e articulação de ações envolvendo grupos de distintos lugares. Você vem trabalhando a Educação Ambiental dentro do contexto de rede, há muito tempo, através da REBEA. Para começar nossa entrevista,  gostaria que você definisse em poucas palavras: o que é um trabalho em rede?

 

Atualmente  minha definição preferida para o trabalho em rede  é a que Fritjof Capra apresenta em Conexões Ocultas: "Redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder". Gosto dela porque traz todos os elementos da rede social: o processo de comunicação como fator central, a questão dos aportes culturais e de significados  que cada membro traz para rede e que constituem  suas possibilidades e ao  mesmo tempo  os seus limites e a questão da política (relações de poder).  De uma maneira mais simples podemos dizer que uma rede é uma comunidade articulada em prol de interesses comuns, definidos  conjuntamente e que tem no processo de comunicação o seu eixo articulador. A questão da comunicação é central na rede.

 

- Vivianne, conte-nos um pouco da história da REBEA: como surgiu, como vem desenvolvendo seus trabalhos e como ela está hoje.

 

A REBEA surge no ambiente da Eco 92 e dos Fóruns Paulistas de EA. Em 97 organiza IV Fórum  de EA em Guarapari, e é a partir de 99 que assumo a secretaria. Temos poucos registros anteriores a esta data. Atuando na secretaria trabalhei para ampliar  a facilitação nacional, adequando o perfil da Rede  às mudanças que estavam acontecendo com inúmeras redes de EA sendo criadas pelo Brasil, e neste processo a REBEA assumiu um perfil mais virtual que presencial, sendo responsável pela articulação nacional de diversas redes. Temos o site, um boletim eletrônico, duas listas de discussão, uma aberta e outra fechada para gestão.Hoje a REBEA é um coletivo de 17 redes de EA articuladas numa ação coordenada  por meio de uma gerência compartilhada  via  Internet. Na reunião da Facilitação em 2003 definimos uma agenda comum de trabalho, como referência para nossas ações autônomas. O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global é nossa carta de princípios.  A Carta da Terra é nossa referência de valores. Criamos também, como uma estratégia de horizontalização, diversos Gts temáticos, que espero sejam futuramente  centros de iniciativa  na rede, gerando conhecimento e ações. Com os recursos do edital 007/2001 do FNMA, 5 redes tiveram recursos durante 18 meses, o que impulsionou muito o processo coletivo. Atualmente, o esforço maior está na organização do V Fórum, com inúmeros pre-fóruns sendo realizados pelas redes estaduais.

 

-  A missão da REBEA "é promover um amplo debate sobre os caminhos da educação ambiental no Brasil, apontando prioridades, métodos, técnicas, público alvo e estratégias de fortalecimento da atuação dos educadores ambientais". Como você percebe a atuação da REBEA em relação a sua missão, aos seus objetivos, e quais as maiores dificuldades que enfrentas no desenvolvimento deste trabalho?

 

Quando vejo os objetivos e analiso a atuação  da rede percebo que eles estão bem internalizados e norteiam as nossas ações. Temos realizado inúmeras ações  de apoio a implantação da Política Nacional de EA, desde  a participação em sua regulamentação. Os diagnósticos de EA que foram realizados no âmbito dos projetos do FNMA e que serão apresentada no V Fórum serão uma importante contribuição para o desenvolvimento de  uma Política de EA mais afinada com as reais demandas de cada estado. A REBEA estará apresentando uma leitura destes 4 diagnósticos. A Isabel de Carvalho está responsável por esta análise.  Atualmente os maiores problemas enfrentados são a capatação de recursos financeiros para dar continuidade ao trabalho iniciado durante o projeto Tecedndo Cidadania, pois s em recurso é díficil ter profissionais trabalhando. Em relação aos objetivos ligados a política o desafio é não ficarmos a mêrce do agendamento do Governo. Para que isso não aconteça temos que ter propostas próprias e uma visão bem clara do que queremos em relação a diversas questões. Os Gts certamente serão um ponto forte neste processo de garantir a autonomia. Manter uma relação crítica  com o  Governo é um desafio, pois tanto a Coordenadoria de EA do MEC quanto a DEIA do MMA tem tido diversas iniciativas mobilizadoras desde as Conferências, o Pronea, o enraizamento,  o Vamos cuidar do Brasil (processo de formação dos professores e jovens), as Comissões Interinstitucionais estaduais. Todas importantes e  necessárias, mas que  sempre envolvem muito esforço voluntário das redes e movimentos sociais. Em cada lugar sempre são poucas as pessoas  e poucos os recursos, então é importante avaliar o engajamento de forma mais crítica e estratégica.

 

- Qual o relacionamento da REBEA com as demais redes estaduais?

 

Hoje a REBEA é o resultado  da articulação das redes  estaduais que a constituem, não existe sem elas. Foi uma concepção que fomos construindo  na secretaria executiva e que deu  certo na prática. É característica do padrão organizacional rede a insubordinação, ou seja,  as relações  entre os elementos do sistema não são de subordinação. A ação da Rede é no sentido de empoderar cada participante, estimulando a autonomia,  o surgimento de lideranças e novas redes. Eu vejo a Facilitação Nacional da REBEA como uma comunidade de aprendizagem do fazer redes, um laboratório de lideranças. A REBEA pelo seu perfil de abrangência nacional, de articulação e de informação segmentada sobre EA acaba sendo muito virtual. Toda a operação da REBEA era  (quando eu estava na secretaria) virtual. Em todo este tempo de trabalho fizemos apenas duas reuniões presenciais reunindo a facilitação: uma em 2000, no Rio e a outra em 2003, em São Paulo. O presencial da REBEA são as redes estaduais. Eu satisfaço minha carência de presencial participando da REPEA. Algumas pessoas têm dificuldade com a virtualidade da rede, muitos acham que dizer que a REBEA é virtual fragiliza , diminui a rede. No entanto o virtual (o ciberespaço) é um campo cada vez mais forte da vida social e cultural, desde a Internet. Não reconhecer isto é estar na contramão  da história. Na verdade a REBEA é virtual/presencial, mas opera de forma virtual. E a falta de acesso não é um problema da tecnologia, mas da sociedade, que é desigual, não inclusiva. É por isso que a inclusão digital está colocada na agenda comum da REBEA, pois precisamos  avançar muito nessa questão.  Um grande problema atualmente  é que rede é moda, o que gera muitos equívocos. Redes não substituem as instituições e são mais viáveis  num contexto já existente de parcerias e com alguma complexidade política. O padrão  tem limites e não serve para tudo.

 

- Como as pessoas interessadas pela Educação Ambiental podem participar da REBEA?

 

Basta enviarem o cadastro que está disponível no site, no endereço http://www.rebea.org.br/cadastro.php

 

- A REBEA conta com um excelente site na Internet. Conte-nos um pouco sobre a criação e manutenção do http://www.rebea.org.br

 

O site inicial foi criado pelo Antonio Guerra, que na época era da Reabri, a Reasul ainda não existia. Com o recurso do projeto Tecendo Cidadania, fiz uma reformulação e montei uma equipe de jornalistas (eu, Debora Olivato e Rosi Cheque) para produzirmos conteúdo. Até hoje ele está hospedado  no servidor da Univali, que é  nossa parceira, desde o projeto Tecendo Cidadania. O objetivo do site é dar visibilidade  ao que se faz  de EA no Brasil, pois nossas ações não são pauta para  imprensa. Raramente publicamos  matérias prontas, praticamente todas as nossa matérias são produzidas. Outra função do site é ser um grande arquivo, banco de dados sobre a REBEA, suprindo uma necessidade de registro que tínhamos. Também facilita a transparência:  as informações sobre o projeto Tecendo Cidadania e sobre as atividades da Rede estão lá, acessíveis. O Núcleo de Conteúdo está  sediado no Instituto Ecoar. Gostaria muito de fazer nova reformulação no site, tornando ele  interativo, acho ele já superado em função da dinâmica atual da rede.

 

- Deixe uma mensagem para os leitores da Educação Ambiental em Ação:

 

Vou trazer a recomendação da reunião da Facilitação Nacional, em outubro de 2003 :

 

"Trabalhar, no âmbito das redes, a incorporação dos princípios da EA nas práticas pessoais dos educadores ambientais." Acredito que, para todos nós que já temos a informação e o conhecimento sobre a crise ecológica, o grande desafio é a coerência cotidiana.

 

Vivianne, nós agradecemos pela sua valiosa participação nesta edição da Educação Ambiental em Ação. Os Editores, colaboradores e leitores agradecem.

 

Bere, eu agradeço a oportunidade e aproveito para parabenizar toda a equipe  da revista pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo.

Ilustrações: Silvana Santos