Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
29/05/2004 (Nº 9) Reciclagem Intelectual e Cultural – Revendo Conceitos
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=232 
  
Nova pagina 1

Reciclagem Intelectual e Cultural – Revendo Conceitos

Berenice Gehlen Adams

 

Diversas são as formas de interpretação da palavra reciclagem. De forma abrangente, a palavra reciclagem significa alterar o ciclo, ou dar um novo ciclo de vida a algo que já existe. Este conceito é amplamente utilizado dentro do contexto ambiental, para materiais orgânicos que são utilizados novamente (passando, ou não, por processos de transformação). Dentro desse contexto, é importante interpretar o conceito de reciclagem (renovar o ciclo) como reutilização de materiais descartados a fim de aumentar sua vida útil para reduzir a extração de recursos naturais, sendo necessário incentivar a redução do que é consumido. A palavra reciclagem foi, de uma certa forma, “raptada” pela indústria da reciclagem do lixo, que procura carregar um rótulo de produto “ambientalmente correto”, e nem sempre os processos de reciclagem industrial são benéficos ao meio ambiente.

 

Muito se fala, portanto, em reciclagem de materiais, principalmente, como uma das soluções para minimizar impactos ambientais causados pela grande quantidade de lixo produzido pela humanidade.

 

Mais importante do que reciclar os materiais descartados pelos seres humanos é reciclar o próprio ser humano. Reciclagem significa também a atualização pedagógica, cultural, profissional. Mudar nossa maneira de pensar, mudar nossas atitudes, mudar nossos valores e mudar nossa forma de vida em geral também significa reciclar.

 

A reciclagem intelectual e cultural faz-se extremamente necessária e importante para dias tão conturbados, violentos e incertos, que vivemos hoje. Nossa visão de mundo deve ser bem mais abrangente, sendo capaz de alcançar aquilo que rejeitamos e negamos. A reciclagem intelectual e/ou cultural deve iniciar com profundas reflexões em relação: ao tipo de vida que levamos – se somos demasiadamente consumistas; aos pensamentos que permeiam nossa mente – se são pensamentos competitivos ou cooperativos; às atitudes que tomamos – se somos individualistas ou não; aos alimentos que utilizamos – se são produtos industrializados ou naturais. Enfim, fazer uma avaliação da forma de vida e optar pela mudança é um ato de reciclagem intelectual, e, mais do que isto, é um ato de cidadania.

 

Contato com a autora: bere@apoema.com.br

www.apoema.com.br

 

Ilustrações: Silvana Santos