Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Plantas medicinais
20/03/2004 (Nº 8) Café e Pimenta Malagueta
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=208 
  

PLANTAS MEDICINAIS

Iahel Manon

 

Café (Coffea arábica)

 

Metilxantinas são constituintes químicos importantes de várias bebidas alimentícias ou estimulantes não-alcoólicas, como café, chá-da-índia, guaraná, cola e chocolate, consumidas em todo o mundo, sejam como preparações caseiras ou produtos industrializados, com grande importância cultural.(1)

 

Bebidas contendo metilxantinas são consumidas desde tempos remotos, datando provavelmente da era paleolítica. O primeiro relato escrito do uso do café data do século X, usado como bebida quente na Arábia, por volta de 1000 d.C. Porém, este vegetal é cultivado na Etiópia dede 575 d.C., onde foi inicialmente utilizado triturado com gordura, como alimento e a partir da fermentação dos frutos, como vinho.(1)

 

A ingestão de 85 a 250mg de cafeína, a quantidade contida em 1 a 3 xícaras de café, produz um aumento de capacidade de esforço intelectual prolongado e diminui o tempo de reação.(2)

 

Referências:

 

(1) SIMÕES, C. M. O. et al. Farmacognosia – Da Planta ao Medicamento. Porto Alegre/Florianópolis: Editora da UFRGS/ Editora da UFSC. 5a.ed. 2003.

(2) HARDMAN, J. G.; LIMBIRD, L. E. Goodman & Gilman As Bases Farmacológicas da Terapêutica. Rio de Janeiro: McGraw-Hill. 9a.ed. 1996.

 

 

Pimenta Malagueta (Capsicum frutescens)

 

Menos de duzentos anos depois de os europeus terem descoberto o continente americano, um grupo de plantas daí proveniente – o gênero Capsicum – já adicionava um novo e estimulante sabor a muitos dos pratos nacionais da Índia, da China, do sudeste da Ásia e do Mediterrâneo.

 

As pimentas são ainda valorizadas por suas propriedades benéficas à saúde. Além de estimular as glândulas salivares, acredita-se que promovam uma limpeza do aparelho digestivo, forçando a eliminação dos parasitas intestinais. Quando empregadas nos pratos de carne, parecem possuir um efeito conservante, possivelmente devido a propriedades bacteriostáticas, sendo por isso de grande utilidade nas regiões onde nem sempre se dispões de refrigeração.

 

Todas as pimentas possuem o composto acre capsaicina como princípio ativo. Ela é irritante para a pele e para as membranas mucosas. Em doses excessivas, pode causar problemas agudos e até ser fatal para os seres humanos. Pesquisas indicam que pode ser carcinogênica para o fígado.

 

Na medicina popular, acredita-se que as pimentas possuam várias propriedades, todas dependentes da sua natureza irritante. Como outras substâncias acres, são usadas como rubefaciente, produzindo calor localizado dos tecidos.

 

Referência:

 

CARTWRIGHT, L. Segredos e Virtudes da Plantas Medicinais. Rio de Janeiro: Reader´s Digest. 1999.


Ilustrações: Silvana Santos