Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
20/12/2003 (Nº 7) PROJETO DE HORTAS ECOLÓGICAS, EM ESCOLAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=203 
  

1  INTRODUÇÃO

 

 

            A procura pelo ouro, que enchia as “burras reais” de Portugal, foi o principal motivo da intensa movimentação na região do planalto curitibano, a partir do século XVII. Das minas de ouro do Arraial Grande se originou São José dos Pinhais e mais tarde Piraquara (PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAQUARA, 1999).

            A 09 de dezembro de1885, de acordo com a Lei Nº 836 foi elevada a categoria de Freguesia, porém, com o primitivo nome de Piraquara; pelo decreto-lei Nº 17 de 10 de janeiro de 1890, foi elevada à categoria de Município, entretanto tornando a denominar-se de Deodoro; somente em abril de 1929 a denominação Deodoro é alterada para a tradicional Piraquara, e no dia 31 de março de 1938 recebe foros de cidade (EL-KHATIB & RIBAS, 1969).

            Piraquara é o único município da região metropolitana que possui posição geográfica privilegiada e diferenciada dos demais municípios que circundam a metrópole.

            Caracteriza-se por ser uma região serrana, situada na Serra do Mar, uma área de preservação ambiental com fauna e flora ricas e raras. A preservação ambiental centra-se no fato de que Piraquara possui os Manancial da Serra, saindo 70% da água consumida na grande Curitiba. Com uma área de 224,12 Km², distante 20 Km de Curitiba, Piraquara possui um ambiente típico: clima temperado, com ocorrência de neblinas em determinadas épocas do ano e horas do dia (PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAQUARA, 1999).

            A região caracteriza-se como manancial, com rede hidrográfica formada pelos rios Iraí, Iarizinho, Piraquara, Itaqui, Rio do Meio e Atuba com desenvolvimento de uma extensa planície aluvial.

            As características hidrográficas de Piraquara assumem importância fundamental a sobrevivência metropolitana, pois seus rios são hoje os abastecedores de água de uma população aproximada de 2.000.000 pessoas, através do chamado Sistema de Abastecimento do Alto Iguaçú.

            O município possui áreas que estão aptas ao desenvolvimento e poderão estar sujeitas a consolidação de áreas produtivas e práticas conservacionistas de solo.

            Buscando a integração do meio ambiente ao planejamento do uso do solo para definir uma melhor gestão dos recursos ambientais identificados, o presente projeto propõem um trabalho de Educação Ambiental junto a população agrícola de Piraquara.

 2   OBJETIVOS

 

 

2.1.  OBJETIVO GERAL

 

O objetivo geral desse trabalho é propor uma agricultura escolar sustentável através de uma análise da qualidade de vida da população agrícola do Município de Piraquara, no Estado do Paraná.

 

2.2.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·        Fazer um levantamento das possíveis áreas de trabalho realizando uma pesquisa sócio-econômica da população;

·        Propor alternativas econômicas coerentes de acordo com a situação da população em questão;

·        Otimizar recursos disponíveis;

·        Orientar a população sobre a preservação de recursos naturais;

·        Coletar e remeter para análise as amostras de solo da provável área de trabalho;

·        Fornecer uma alternativa de renda para a população;

·        Conter o êxodo rural para os grandes centros.

  3   FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

 

             Observa-se sérios riscos de perda dos mananciais de abastecimento, devido a um processo irrefreável e aleatório de urbanização sendo que pequenas comunidades agrícolas ficam sem alternativa de renda.

            A ocupação de terrenos em sub-bacias de abastecimento faz com que ocorra inundações devidos ao assoreamento dos cursos d’água, provocando contaminação e poluição dos cursos d’água e lençóis freáticos.

            A carga anormal de sedimentos nos rios devido ao uso incorreto do solo, ocasiona uma acelerada remoção dos horizontes superficiais do solo em loteamentos.

 4        RESULTADOS ESPERADOS

 

  

O meio rural é composto por 700 propriedades agrícolas, sendo chácaras de lazer, haras e muito agricultores característicos cuja atividades agropecuárias são limitadas tendo em vista a preservação de áreas de mananciais. (PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAQUARA, 1999).

            Nessa região entorno da área tem sofrido intensos conflitos de uso, com vetores de ocupação desordenada e freqüentes invasões de terrenos. Estes conflitos geram impactos consideráveis ao meio ambiente e podem ser solucionados com uma atuação consistente dos órgãos fiscalizadores e um trabalho de Educação Ambiental (PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAQUARA, 1999).

            A intenção desse projeto é a busca da compreensão e a colaboração da população do Município de Piraquara para a metodologia sugerida afim de uma troca de conhecimentos.

 5  JUSTIFICATIVAS

 

            Nas circunstâncias atuais, marcadas pela tentativa secular e pelo fracasso da industrialização não capitalista, o desdobramento de uma polêmica apontando deficiências  parece mais fácil do que a reconstrução de alternativas teóricas e práticas de desenvolvimento (CAVALCANTI,1998).

            Algumas pessoas abraçam ainda com a coragem dos desorientados a idéia da modernização, sem perceber que o modelo da industrialização tardia é capaz de modernizar alguns centros ou setores da economia, mas incapaz de oferecer um modelo de desenvolvimento equilibrado da sociedade.

            A modernização, não acompanhada da intervenção do Estado racional e das correções partindo da sociedade civil, desestrutura a composição social, a economia territorial e seu contexto ecológico.

            Por isso, necessitamos de uma perspectiva multidimensional, que envolva economia, ecologia e política ao mesmo tempo.

            Isso no fundo é um ponto de partida da teoria do desenvolvimento sustentável.

            Apesar de sua estrutura ainda inacabada, aponta este conceito na direção certa. Quem não quiser se perder no caminho, precisa mais do que boa vontade, ou financiamento externo: precisa de ciência (CAVALCANTI,1998).   

            Através desse projeto pretende-se identificar agricultores e familiares organizando uma agricultura sustentável que possa ser trabalhada junto à população de Piraquara.

            O público envolvido será formado pela população rural interessada do Município de Piraquara, com isso, tentaremos inserir com a Educação Ambiental, a rotação de culturas para preservação do solo e auxiliar a população sobre a agricultura orgânica visando melhorias do ambiente.

 

 6  MATERIAL E MÉTODOS

      O local a ser estudado precisa ser cuidado, para evitar problemas futuros e para que haja melhorias da fertilidade do solo.

      Esses cuidados são denominados práticas conservacionistas.

No decorrer do trabalho será especificado à área, adequada ao estudo, e trabalharemos o levantamento e planejamento conservacionista, onde será classificado o solo conforme sua capacidade de uso, e junto executaremos um mapa da propriedade, onde são separados em classes os solos existentes.

Após este trabalho, cada solo será utilizado de acordo com sua capacidade.

Para aumentar a proteção do cultivo em contorno, devemos usar as faixas de rotação, a qual é prática importantíssima na preservação da fertilidade do solo.

Em seguida o terreno destinado à agricultura deve ser dividido em canteiros, que serão feitos à enxada.

O terreno após o preparo recebe adubos, que devem ser perfeitamente distribuídos.

Todo o trabalho prático será acompanhado por palestras explicativas e um acompanhamento semanal, para que a população possa integrar-se em uma associação e trabalhar juntos.

Para que com essa tenham uma renda alternativa.

 

  

7  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividades

Fev.

Mar

Abr.

Mai

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Escolha do tema

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa bibliográfica

X

X

X

X

X

X

 

 

 

 

Aquisição do material

 

X

X

 

 

 

 

 

 

 

Pré-tese

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

Coleta de dados

 

X

X

X

X

X

 

 

 

 

Obtenção dos resultados

 

 

X

X

X

X

X

 

 

 

Interpretação e análise dos resultados

 

 

X

X

X

X

X

 

 

 

Elaboração da Monografia

 

 

 

X

X

X

X

X

X

 

Entrega da Monografia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

8  ORÇAMENTO

 

 

MATERIAL DE CONSUMO

                                                                                               Em reais

Quantidade

Discriminação

Preço unitário

Preço total

500 litros

Combustível

1,30

650,00

1 pacote

500 folha de papel A-4

10,00

10,00

1 unidade

Tinta para impressora

80,00

80,00

5 unidades

Filmes fotográficos de 36 poses

10,00

50,00

500 cópias

Xerox

0,07

35,00

4 unidades

Fitas de vídeo

15,00

60,00

2 sacos

Adubo

50,00

100,00

2 unidades

Enxadas

13,00

26,00

2unidades

Mangueiras

20,00

40,00

200 pacotes

Sementes

0,30

60,00

2 unidades

Ancinho

12,00

24,00

180 poses

Revelação dos filmes

0,50

90,00

7 meses

Remuneração

350,00

2.450,00

140 unidades

Alimentação

4,50

630,00

 

 

MATERIAL PERMANENTE

 

 

1 unidade

Máquina fotográfica

150,00

150,00

1 unidade

Microcomputador

1.800,00

1.800,00

1 unidade

Impressora

400,00

400,00

1 unidade

Filmadora

1.230,00

1.230,00

 

TOTAL GERAL EM REAIS

 

7.886,00

 

TOTAL GERAL EM DÓLAR*

 

4.559,00

 

* Cotação do dólar adotada é de R$ 1,73 no 20 dia  de março de 2000.


 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PRELIMINARES

 

 

  1 - AMARAL, S. F. do; LIMA, E. de; SARIEGO, J. C.L.  Educação ambiental urbana através da pesquisa científica interdisciplinar.  In: I Encontro Brasileiro de Ciências Ambientais, Rio de Janeiro, de 6 a 8 de abril de 1994, Anais, v. 2, p. 603-614

 

  2 - ART, H. W.  Dicionário de ecologia e ciências ambientais.  São Paulo : Melhoramentos, 1998. 583p.

 

  3 - BARBOSA, T. da S.; OLIVEIRA, W. B.  A terra em transformação.  Rio de Janeiro : Ática, 1992.

 

 4 - BIANCHINI, F.; PANTANO, A. C.  Tudo verde; guia das plantas e flores.  São Paulo : Melhoramentos, s.d. 395p.

 

  5 - BOER, N.  O meio ambiente na percepção de alunos que recebem educação ambiental na escola.  Ciência e Ambiente, n. 8 p. 91-101, 1994.

 

 6 - CALAZANS, M. J. C.  Questões ambientais no centro da modernização agro-industrial brasileira.  Cadernos CEDES, v. 29, p. 39-50, 1993.

 

  7 - DIAS, G. F.  Educação ambiental, princípios e práticas.  São Paulo : Gaia, 1992. 153 p.

 

   8 -DOCUMENTOS INTERNOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAQUARA

 

  9 - DURELL, G.  O naturalista amador: um guia prático ao mundo da natureza.  São Paulo : Martins Fontes, 1989. 314p.

 

10 - EL-KHATIB, F.; RIBAS, V. J. T.  História do Paraná.  Curitiba : Paraná Cultural, 1969. p. 223.

 

11 - GUIMARÃES, M.  A dimensão ambiental da educação.  Campinas : Papirus, 1995, 107 p.

 

12 - LEMOS, H. M. de  Desenvolvimento sustentável.  IBAMA, Série meio ambiente em debate, 1996. n. 3, p. 1-15.

 

13 - LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A.  Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo : EPU, 1986. 98p.

 

14 - OLIVE, M.; RISTOW,F.  Guia de educação ambiental para pais e professores.  Rio de Janeiro : Salamandra, 1991. 35 p.

 

15 - PALAZZO JR., J. T. ; BOTH, M. DO C.  A natureza no jardim: um guia prático de jardinagem ecológica e recuperação de áreas degradadas.  São Paulo : Sagra, 1989, 144p.

 

16 - PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAQUARA,  Secretaria de indústria, comércio e turismo.  Piraquara, 1999.

17 - QUEIROZ, L.  Plano de gestão em Educação Ambiental Dia do acesso: 19/03/2000 (www.ciagri.usp.br/~pgea/pgea10.htm).

 

18 - ROLAND, F.; MONTEIRO, R. A.  Ecologia, educação e cidadania na esfera municipal.  Rio de Janeiro :  Tecnologia Educacional, 1994. V.22 p. 39-41.

 

19 - SILVEIRA, D.L. da.  Educação ambiental como agente de desenvolvimento sustentável.  In: Relatório do I Simpósio e Mostra de Tecnologia Ambientais. Rio de Janeiro : ECOTECH, Conferências RIO-92, v. II, p. 68, Junho de 1992.

 

20 - TANNER, R. T.  Educação ambiental.  São Paulo : Summus/EDUSP, 1978. 155 p.

 

21 - VASCONCELLOS, H. S. R.  Educação ambiental e qualidade de vida.  Buenos Aires : Nuevamerica, 1994. 61


Ilustrações: Silvana Santos