Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
07/12/2014 (Nº 50) BAN KI-MOON ANUNCIA SÍNTESE DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PÓS-2015
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1944 
  

Ban Ki-moon anuncia síntese dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pós-2015

 

Edgard Júnior, da Rádio ONU

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou esta quinta-feira na Assembleia Geral a síntese do relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pós-2015.

O relatório final será apresentado no próximo dia 31. O título é: “O Caminho para a Dignidade até 2030: Acabando com a Pobreza, Transformando Todas as Vidas e Protegendo o Planeta”.

 

Criatividade e Propósito

O chefe da ONU disse que “nunca antes uma consulta tão ampla e profunda tinha sido feita sobre a questão do desenvolvimento”.

Ele explicou que em apenas dois anos, Estados membros, o sistema da ONU, analistas, sociedade civil, empresários e milhões de pessoas em todo o globo se uniram com criatividade e um propósito comum.

Ban elogiou o projeto do Grupo de Trabalho sobre o assunto que apresentou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com 169 alvos de atuação específicos.

Para o secretário-geral, o resultado expressa a visão clara dos Estados membros e o desejo de ter uma agenda que possa acabar com a pobreza, alcançar paz e prosperidade, proteger o planeta e não deixar ninguém para trás.

 

Dignidade Humana

Ban disse que nos próximos meses a comunidade internacional vai negociar os parâmetros finais da agenda pós-2015, que deve ter como base os direitos humanos e a dignidade.

O chefe da ONU lembrou a declaração final da Rio+20 que diz que “os ODSs devem ter as ações orientadas, ser concisos e de fácil comunicação. Além disso, devem ser em número limitado, de natureza global e universalmente aplicáveis em todos os países”.

As metas devem levar em consideração as diferentes realidades das nações, capacidades e níveis de desenvolvimento, assim como respeitar políticas nacionais e prioridades.

 

Pobreza

A conselheira especial do secretário-geral sobre o planejamento da agenda de desenvolvimento pós-2015, Amina Mohammed, destacou um dos principais pontos do relatório.

Segundo Mohammed, “o mais importante do documento talvez seja a esperança e a oportunidade que a geração atual tem de acabar com a pobreza até 2030″.

Ela afirmou que a comunidade internacional tem condições de, ao mesmo tempo, transformar vidas e encontrar caminhos para proteger o planeta.

No combate à pobreza, a conselheira especial afirmou que um dos maiores obstáculos é lidar com as desigualdades.

 

Elementos Essenciais

Já Ban destacou no discurso uma série de “elementos essenciais”, que segundo ele, vão servir de guia para o trabalho que deve ser feito à frente.

O chefe da ONU disse que o primeiro elemento é a dignidade, essencial para o desenvolvimento humano e que engloba a luta contra a pobreza e a desigualdade. Na lista estão ainda, população, prosperidade, planeta, justiça e parceria.
Ele afirmou que a agenda pós-2015 vai ser construída tendo como base a cooperação global e a solidariedade. E nesse sentido, mencionou que no ano que vem, os Estados membros terão a oportunidade de adotar ações para garantir o bem-estar futuro mundial.

O chefe da ONU disse que em julho, em Adis-Abeba, na Etiópia, os países devem formar uma nova parceria global. Em setembro, em Nova York, a comunidade internacional deve chegar a um acordo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em dezembro, em Paris, as autoridades devem chegar a consenso nas negociações sobre o clima.

(Rádio ONU)

 

Fonte: http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/ban-ki-moon-anuncia-sintese-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-pos-2015/

 

Ilustrações: Silvana Santos