Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Contribuições de Convidados/as
20/09/2003 (Nº 6) BIOMA VIRTUAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=170 
  
Nova pagina 1

O BIOMA VIRTUAL

Everton Nunes

         No início deste ano de 2003 foi colocado online um projeto que esperamos que seja fecundo: o Bioma Virtual. Seu fundamento é a educação à distância, seu conteúdo Educação Ambiental, seu público alvo são educadores, membros de ONG’s e entusiastas do meio ambiente em geral e o instrumento responsável por unir tudo isso é o ambiente virtual da internet. À frente deste projeto estão duas pessoas com extenso currículo em educação a distância e educação ambiental, são os professores Lenise Garcia – UnB e Marcelo Bezerril – UniCEUB.

        O Bioma Virtual se apresenta como um espaço para a discussão de idéias acerca da Educação Ambiental. Para isso lança mão de um recurso facilitador e centralizador de debates que é a Internet. O formato deste Bioma procura ser uma analogia ao que se pode descrever de um bioma físico, como o Cerrado ou a Floresta Tropical. Esta estrutura tem a finalidade maior de receber pessoas interessadas em interagir dentro do contexto, tal como um bioma recebe espécies diversas para ocuparem nichos.

 

-         O BIOMA É REAL

 

        O projeto vem somar a outros projetos parecidos já existentes, sua peculiaridade é a cuidadosa analogia entre um espaço virtual na rede e um bioma que se forma na natureza. Primeiro os fatores abióticos como o solo, depois a chegada das espécies pioneiras, ocupando seus nichos e aí uma explosão de vida. Os participantes do bioma rapidamente interagiram entre si como os seres de um ecossistema, compartilham experiências em educação ambiental, discutem atualidades, propõem iniciativas, buscam respostas para os questionamentos de todos e já somam boas experiências.

          A internet é o espaço no qual o bioma existe, mas não é um espaço físico, palpável, é virtual, então a afirmação por mais chocante que pareça – o bioma existe, mas é virtual – é uma afirmação verdadeira. O acesso a este espaço é, e vem se tornando cada vez mais democrático. Também é um espaço que suprime fronteiras, pode tornar companheiras de sala de aula pessoas que vivem nos extremos do país. Desta forma os participantes do Bioma Virtual, chamados agora de habitantes, podem dividir este espaço entre si, sem precisar levar em conta que se trata de um advogado residente em São Paulo, ou uma professora do Mato Grosso do Sul. A ocupação deste espaço deixa marcas, e as pegadas são em forma de palavras, iniciativas, propostas, idéias das mais diversas e sempre de caráter construtivo. Um bioma sofre transformações ao longo do tempo, com o Bioma Virtual não acontece diferente. A ação de seus integrantes é o principal fator, ou seja, os fatores bióticos são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento do bioma virtual.

 

-         O BIOMA TEM SUAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS

          Como outros biomas o Bioma Virtual já pode ser definido segundo as características reunidas. O Bioma é resultado da larga experiência de seus coordenadores em educação a distancia e educação ambiental, estabelecendo entre estes uma relação de colaboração, a educação ambiental pode através da educação a distância fazer chegar as experiências locais a pessoas espalhadas pelo país, e através da discussão, que é a interação entre os participantes do bioma, estas experiências finalmente ganham aplicação em outros locais.

          Dentro do bioma é possível colher uma amostra do que de maneira geral vem sendo discutido em educação ambiental no país. A legislação ambiental brasileira e sua real aplicação foram temas que estiveram e ainda estão em evidência, alguns participantes do bioma puderam colaborar com bastante conhecimento sobre o assunto e todos se enriqueceram. A educação ambiental foi questionada quanto a sua finalidade, se ela deve procurar formar uma geração de pessoas capazes de respeitar o ambiente, educando prioritariamente as crianças, ou se deve ser direcionada aos adultos e procurar modificar as atitudes agora; vários pontos de vista foram expostos e cada um dos participantes pôde dispor de mais argumentos para defender uma idéia ou outra. Alguns termos atualíssimos foram usados, como eco-cidadania ou sócio-ecologia, demonstrando que o debate sobre educação ambiental vem avançando e já sobrepondo outros temas.

 

          O Bioma Virtual é um programa permanente de Extensão que consiste em uma comunidade virtual inserida no CEAD – Centro de Educação A Distância da Universidade de Brasília, que pode ser acessado em www.cead.unb.br.

          A Prof.ª Dra.Lenise Garcia é a responsável pela coordenação do Bioma Virtual, ministra a disciplina Microbiologia Básica e disciplinas optativas nas áreas de Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia na Universidade de Brasília. Também realiza pesquisa e extensão na área de Tecnologias na Educação, Ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental. Pertence a Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED e também coordena a lista de discussão da SBEnBio Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia).

          O Prof.º Dr. Marcelo Bizerril é doutor em Ecologia pela UnB e atualmente professor do UniCEUB.

          Participam também na coordenação do projeto estudantes da UnB, bolsistas ou voluntários.

 

Ilustrações: Silvana Santos