Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
16/12/2013 (Nº 46) ...AS ÁREAS ÚMIDAS (BANHADOS) SÃO ECOSSITEMAS FUNDAMENTAIS À DINÂMICA HÍDRICA DOS RIOS?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1641 
  
FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL

VOCÊ SABIA QUE...

Leonardo Francisco Stahnke – Biólogo

leosinos@gmail.com

 

 

 

...AS ÁREAS ÚMIDAS (BANHADOS) SÃO ECOSSITEMAS FUNDAMENTAIS À DINÂMICA HÍDRICA DOS RIOS?

Leonardo Francisco Stahnke – Biólogo

 

 

Geralmente, ao escutarem a palavra BANHADO, as pessoas relacionam-na àquele local cheio de mosquitos, ou àquela área sem interesse, um “brejo” que deve ser limpo para garantir a segurança contra os diferentes animais perigosos que acreditam ter ali. Pensam se tratar de uma área sem valor, que devesse ser aterrada a fim de que algum empreendimento ou moradia pudesse ser construído, “melhorando” o ambiente. Bom, na verdade essa visão toda é equivocada e muito cultural, visto que seu discurso passa de geração em geração.

No dia 02 de Fevereiro é o Dia Mundial das Áreas Úmidas, o dia em que o mundo inteiro reverencia este ecossistema que, no Brasil, não recebe o devido valor. A palavra “Banhado” é um termo regionalista utilizado para designar áreas úmidas. Estas áreas são protegidas por Lei Federal específica por serem ricas em Biodiversidade, já que estão localizadas em zonas transitórias entre os ecossistemas terrestre e aquático, abrigando espécies de ambos ambientes, como macrófitas (plantas aquáticas), árvores, peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, dentre outros seres que precisam desse local para continuar sua existência.

O banhado é um ambiente de solo encharcado, que pode ser formado pela água das chuvas, dos rios e lagos ou por águas subterrâneas. Têm a função de controlar as enchentes, absorvendo a água dos rios nos períodos de cheia e de amenizar a estiagem, lançando-a novamente no rio quando este necessita. Essa função regulatória é uma das muitas funções que viemos perdendo com o aterramento dos banhados.

Além disso, a vida existente nos banhado nos presta serviços que, se tivéssemos que gastar para fazê-los, ficaríamos em débito... Um exemplo são as macrófitas, que têm a capacidade de filtrar as impurezas da água, fazendo com que ela chegue ao rio menos poluída. As árvores dos banhados geram alimento e proteção para aves e outros animais, além de servir de local de desova para muitas espécies de peixes, sustentando, assim as atividades pesqueiras e garantindo a renda de inúmeras famílias que trabalham nessa atividade.

Os sapos, as rãs e as pererecas ajudam a controlar a população de mosquitos e, consequentemente, a propagação de doenças como a dengue, por exemplo. Os répteis, como as serpentes, tem esse papel no controle de roedores, como os ratos que invadem as cidades e causam inúmeros prejuízos.

Essas funções são apenas algumas das tantas desempenhadas por cada ser vivo. Agora imagine que, quando se destrói um banhado, tudo isso se perde, todos os benefícios são jogados fora... Isso quer dizer que o controle das enchentes e da estiagem não será feito com tanta eficácia, a quantidade de água será reduzida e o ambiente não terá a mesma qualidade, já que toda a biodiversidade ali presente será perdida.

Assim como outros países e Estados, devemos começar a conhecer as nossas áreas pantaneiras, suas dinâmicas e os organismos que as compõe. Devemos educar para o cuidado, se não pela vida dos seres vivos que vivem lá, talvez por sua própria vida, visto que os nossos interesses também estão em jogo...

 

 

 

Os banhados abrigam uma rica biodiversidade e desempenham funções

imprescindíveis à regulação hídrica e climática.

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos