Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
04/09/2012 (Nº 41) Editorial – 41ª Edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1341 
  

Editorial – 41ª Edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação

 

 

Esta edição, que chega junto com o mês mais belo do ano, traz um grande número de artigos. Talvez seja uma das nossas maiores edições em termos de quantidade de artigos, comprovando que a Educação Ambiental se faz cada vez mais presente nas práticas educacionais cotidianas, quer seja em espaços escolares ou não. Lamentavelmente, poucos estudos se preocupam (ou se atrevem) a computar dados resultantes de práticas educacionais ambientais, porque atitude e consciência é algo difícil de avaliar. Esta publicação serve de importante indicativo de que a Educação Ambiental está se multiplicando, saindo da teoria e indo direto para a prática, para o concreto das pessoas dispostas ao fazer, que aos poucos vão aprendendo o quê o seu fazer representa, teoricamente, e assim vai se juntando prática com teoria, teoria com prática, eis a nossa revista!

 

Inspirados na frase de Deepak Chopra:  "As árvores são nosso pulmão, os rios nosso sangue, o ar é nossa respiração, e a Terra, nosso corpo"  é que colocamos as mãos na massa para moldarmos esta publicação. O incrível é que sempre pensamos que poderíamos ter feito mais, e este sentimento advem da urgência para buscas de soluções, diante da magnitude dos dilemas socioambientais atuais.

 

Foto: Bere Adams

 

Como este trabalho não se finda em uma publicação, já que estamos na 41ª Edição, sabemos que muito mais podemos fazer, e este fazer que aqui compartilhamos será multiplicado, o que nos conforta e nos incentiva cada vez mais.

 

Sobre as questões ambientais, alguns dizem que não há mais volta, que a Terra está prestes a entrar em colapso, que de nada adianta cada um fazer a sua parte quando grandes corporações fecham os olhos para o que provocam ao meio ambiente, protegidos em sua redoma de poder. Outros não acreditam que estamos em um ponto crítico da história da humanidade. Para alguns o aquecimento global é falácia e até tentam comprovar com argumentos incompletos. Outros, ainda,  dizem que tudo não passa de alarmismo, de catastrofismo, de exagero dos “ecochatos” que não sabem aproveitar o que a vida tem de bom. Nós, da revista,  nos posicionamos no centro desta discussão buscando coerência, tolerância e moderação. Temos, sim, grandes preocupações com o que avistamos no futuro se tudo continuar neste ritmo, e não concordando com exageros ou extremismos é que arregaçamos as mangas para engendrar ações que incentivem a Educação Ambiental.

 

“A presença humana é, definitivamente, dominante à face do  planeta. Mas esse fato não lhe confere só direitos no exercício  do  poder  –  uma  das  faces  da  dominância  historicamente  atingida por certas culturas humanas – mas obriga-o a levar a  sério os cenários que adivinha como efeitos da sua própria  dominância – a outra face das culturas no poder, que é a da  responsabilidade,  e  dos deveres,  face  a  esse  poder”

(Marina P. A. Lencastre).

 

Cientes, sim, de que estamos ligados com cada problema que se revela no meio ambiente é que queremos dar nossa contribuição dentro do que está ao nosso alcance, e aqui colocamos à disposição o trabalho de inúmeras mãos, para cada um de vocês.

 

Boa leitura,

 

Berenice Gehlen Adams e

Equipe da revista Educação Ambiental em Ação

 

A revista está no FaceBook sob a coordenação de Valdir Guedes, da equipe da revista: https://www.facebook.com/pages/Revista-Educa%C3%A7%C3%A3o-Ambiental-em-A%C3%A7%C3%A3o/269019229779473

 

 

Ilustrações: Silvana Santos