Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
É neste tempo de tantas incertezas para as questões ambientais (entre outras), evidenciadas em discursos confusos, posicionamentos interesseiros, crimes ambientais - comprometendo ecossistemas, ficando a qualidade de vida cada vez mais ameaçada - que nasce mais uma edição da revista Educação Ambiental em Ação.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
O artigo aborda um estudo dos impactos observados a partir da dinâmica das relações entre pescadores artesanais e o meio ambiente, com o objetivo de identificar a cultura e os impactos socioambientais na comunidade de pescadores artesanais do bairro Angari, às margens rio São Francisco, Juazeiro-Bahia.
Este trabalho objetivou analisar a abordagem sobre sexo e sexualidade no contexto familiar com 50 moradores de Salvaterra-PA. Notou-se que a abordagem sobre sexo e sexualidade se faz importante por estar relacionada com o comportamento e desenvolvimento social das pessoas, mesmo inerente à condição humana.
A água é um recurso essencial para a existência da vida, este trabalho esclarece, sua disponibilidade no município de Boca do Acre no Amazonas. Descrevendo o que impede a distribuição água de qualidade para a população. Destaca propostas, com o intuito de contribuir com a comunidade de Boca do Acre no Amazonas.
Este artigo traz uma discussão sobre como ocorre a Divulgação Científica nas trilhas do Bosque da Ciência. Os resultados obtidos demonstraram a importância do Bosque para esta popularização das pesquisas desenvolvidas no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia.
Uma análise interdisciplinar e intersetorial referente ao controle da vacinação contra Febre Amarela. Constatou-se que a tentativa de uma possível redução dos casos da doença em Minas Gerais, poderá ocorrer através da confecção de um Software que irá considerar os aspectos interculturais de cada comunidade.
A Educação Ambiental Patrimonial na Escola do Campo aqui tratada como uma ferramenta aplicada a pesquisa como princípio educativo e investigada na prática escolar durante as atividades pedagógicas do professor do campo busca relacionar saberes locais de cidadania e fazeres dos grupos sociais do campo.
Objetivou-se investigar o saber e o fazer (percepção) dos professores de quatro escolas de Teresina-PI. A maioria desenvolvem educação ambiental, permitindo refletir sobre o papel da escola sobre os educandos no contexto socioambiental mudança da realidade, tornando-o crítico e responsável ambientalmente.
A pesquisa avaliou a como ocorre o descarte de lampadas fluorescentes em Carlos Chagas, dos comerciantes pesquisados, apenas 30% tem conhecimento sobre a legislação e a logística reversa de LFs, dos consumidores, 86,8% dos imóveis visitados descartam as lâmpadas fluorescentes pós uso como resíduos domésticos.
o presente estudo tem como objetivo conhecer as características da segregação dos resídios de quatro bairros da cidade de Nanuque/MG, certificamos que 86% são passíveis de tratamento.
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a avifauna presente na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, com o objetivo de obter suporte para futuros projetos sobre o tema e promover a Educação Ambiental, tendo a avifauna como tema gerador.
A drenagem urbana hoje é uma questão central no que se refere à infraestrutura das cidades, visto que grande parte do desenvolvimento urbano gira em torno desse eixo, este sendo um dos pilares fundamentais do plano de urbanização de uma cidade.
A população de Campo Grande (MS) tem um nível satisfatório de informações a respeito dos biomas Cerrado e Pantanal. Ela se mostra aberta à obtenção de conhecimento, seja por meios audiovisuais ou pelas páginas de livros. A escola é a principal fonte de informação da população, seguida de televisão e internet.
Todo ser sofre ou exerce influência no espaço em que está inserido, desta forma se faz necessário que existam regras entre essa relação de forma que a mesma não assuma caráter destrutivo, objetivo deste artigo é fazer uma revisão literária acerca dos temas ética e meio ambiente.
Este artigo mostra, através de pesquisas de opinião e revisão bibliográfica, que a Educação Ambiental no âmbito do licenciamento ambiental em Minas Gerais pode estar ligada ao desenvolvimento comunitário e à geração de renda, proporcionando benefícios aos públicos envolvidos que vão além das práticas comuns.
As aranhas de maior interesse médico no Brasil pertencem aos gêneros Loxosceles, Phoneutria e Latrodectus. Este trabalho teve por objetivo a percepção ambiental e análise do conhecimento sobre aranhas em grupos da terceira idade na zona oeste do Rio de Janeiro – RJ.
Este estudo buscou oferecer respostas ao seguinte questionamento: como promover a sensibilização de comunidades escolares quanto à importância da preservação do meio ambiente?. As ações contextualizadas neste trabalho se referem à Semana do Meio Ambiente que foi realizada no município de Nepomuceno,Minas Gerais
A aprendizagem dos alunos está diretamente ligada à sua alimentação. Assim, a instalação de uma horta na escola permite não só o trabalho da educação alimentar, como também admite a educação ambiental e valores culturais.
O crescimento populacional, o avanço tecnológico e o aumento do consumo, geraram e ainda geram uma grande quantidade e diversidade de resíduos, que demandam tratamento e disposição adequada para se evitar problemas socioambientais.
Este trabalho teve como objetivo discutir relação entre riscos ambientais e educação ambiental através da geração de instrumentos de prevenção em sala de aula em Belém (Pará).
Este artigo apresenta as experiências de um projeto desenvolvido na Escola Municipal Elpídio Reis, localizada em Campo Grande (MS), cujo objetivo principal foi analisar como vivências pedagógicas em contextos de uma horta escolar pode contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica.
No texto foi analisado a reforma do Estádio do Maracanã de 2010 e verificamos em que aspectos a mesma se coaduna com os princípios da ecologia social contemporânea. Com suporte na abordagem do discurso do sujeito coletivo, organizamos os dados a partir de entrevistas semiestruturadas com responsáveis pela obra
O solo é o habitat natural de muitos organismos, mas existe uma carência no estudo dos solos para a educação básica. As minhocas são muito importantes para a formação do solo por isso o objetivo deste trabalho foi divulgar a importância das minhocas através da construção de um mini minhocário.
O estudo objetivou analisar as motivações que aproximam os docentes dos cursos de formação em educação ambiental em seu processo de profissionalização. É um estudo quali-quantitativo, com utilização da metodologia Análise de Conteúdo. A principal motivação é a utilização dos saberes ambientais na docência.
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma guia de atividades e os processos que irão subsidiar a implementação da Robótica Educacional (RE) como recursos didático, na promoção da Educação Ambiental (EA), no Ensino Médio (EM).
Este artigo traz impactos ambientais, sociais e humanos decorrentes do rompimento da barragem de Mariana/MG, publicados através da TV Gazeta/ES, especialmente para a atividade pesqueira local. Serve de fonte para educação ambiental de todos que direta e indiretamente estão ligados à atividade mineradora.
Buscou-se diagnosticar a situação ambiental das Áreas de Preservação Permanente -APP's nas margens dos cursos d’água do IFMA/Campus Codó. Verificou-se que as APP’s do riacho atendem a legislação. No rio, algumas áreas possuem APP inferior, porém, medidas para sua recomposição estão sendo adotadas pelo Campus.
O objetivo foi avaliar a percepção de risco de uma população inserida na área de uma mina no Semiárido Nordestino. Mesmo a maioria da população não apresentando conhecimento sobre poluentes ambientais e da mineração, existe uma percepção do risco com a segurança ambiental.
O estudo objetivou investigar a importância das práticas pedagógicas desenvolvidas em Educação Ambiental na Educação Básica do município de São José dos Quatro Marcos, Mato Grosso.
O objetivo desse estudo foi avaliar a água do riacho Bonito na Terra Indígena Rio Formoso dos Haliti/Paresí em Tangará da Serra, Mato Grosso – Brasil inserida num importante polo agrícola. A avaliação feita pelo Índice de Qualidade da Água para Preservação da Vida Aquática (IVA) e foi classificado como ruim.
O manguezal é um ecossistema complexo e um dos mais produtivos e importantes do planeta sendo considerado o mais rico ecossistema marinho. Neste contexto o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar a ocorrência de impactos ambientais no manguezal da Praia do Caúra no município de São José de Ribamar- MA.
O semiárido brasileiro tem muitas áreas com baixa produtividade agrícola, grande incidência de sol e baixa nebulosidade. Após a análise de dados climáticos históricos e de medições conclui-se que a região está entre as melhores do mundo para geração de energia solar, com baixos impactos ambientais.
Este estudo realizou um levantamento preliminar das espécies de aves do Parque da Rua do Porto, em conjunto com a elaboração de propostas de atividades de Educação Ambiental, envolvendo a avifauna local.
Este estudo visa avaliar o conhecimento da comunidade acerca dos problemas que o descarte incorreto de pilhas pode acarretar ao homem e ao meio ambiente. Os resultados mostraram que o nível de conhecimento em relação a isso não foi capaz de minimizar as possíveis dúvidas, assim como promover ações sustentáveis.
A coleta e reuso da água de chuva vem auxiliando a natureza para suprir as necessidades humanas. Este trabalho averiguou um sistema de coleta, filtração e armazenamento de água de chuva em uma residência na cidade de Umuarama-Pr. Foram considerados os dados conforme normativa NBR 15527/2007.
O Projeto EACINE, convênio da PROEX/UFPA com o Ministério do Meio Ambiente, em sua quarta edição, desenvolveu ações de Educação Ambiental com mais de duzentos alunos de escolas de ensino básico paraenses.
A abordagem prática da microbiologia deve ofertar aos alunos uma visão ampla acerca dos microrganismos. Este estudo objetiva elaborar um protocolo para o estudo da microbiologia ambiental, como base na coluna de Winogradsky. E busca destacar, os papéis positivos do metabolismo microbiano para o meio ambiente.
O objetivo do trabalho é analisar as percepções ambientais advindas da vivência com a Umbanda, através de narrativas. Os resultados da investigação trazem a natureza como sagrada na medida em que a mesma assume uma representação de divindades africanas e funcionam como uma educação de caráter informal.
Com o objetivo de analisar as contribuições das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una, realizou-se pesquisa documental e levantamento das dissertações com foco na temática ambiental dos mestrandos ingressos entre 2008 e 2017.
Esta pesquisa, tem como escopo expor o real sentido da Educação Ambiental e como ela pode ser trabalhada nas escolas, além de explanar o papel do professor neste processo de conscientização.
Objetivo investigar a inserção da temática ambiental nos componentes curriculares dos cursos organizacionais (Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas) de IES Públicasdo estado da Paraíba. Foram observadas quatro IES: duas federais (UFPB e UFCG), uma estadual (UEPB) e um instituto federal (IFPB).
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos em um projeto de Educação Ambiental desenvolvido em uma escola da cidade de Santos. Para tanto foi realizada uma trilha em espaço urbano, cujo objetivo era investigar o seu papel na modificação da Representação Social a respeito de meio ambiente.
A pesquisa teve como objetivo verificar a contribuição que a prática de EA pode proporcionar no desenvolvimento pessoal e na inclusão social da pessoa com deficiência intelectual através de oficinas.
Este trabalho objetivou realizar ações que contribuam na formação acadêmica dos alunos do curso de licenciatura em química da UEPA e verificou-se que estas atividades contribuíram de forma expressiva na construção de habilidades, atitudes e competências dos referidos alunos.
O objetivo deste estudo foi a elaboração de uma cartilha, evidenciando a importância de se adotar a Contabilidade de Recursos Hídricos, como ferramenta de sustentabilidade, responsável pelo controle dos recursos naturais de uma empresa.
O lixo tem apresentado seu lado trágico, pois é um indicador curioso de desenvolvimento de uma nação. O problema está ganhando uma dimensão perigosa por causa da mudança no perfil do lixo. A EA propõe o exercício da cidadania, prevalecendo a melhoria da qualidade de vida para todos.
A pesquisa estudou impactos socioambientais numa comunidade ribeirinha urbana. Realizada na cidade de João Pessoa–PB. Adotou-se estudo de caso e pesquisa–ação. Ocorreram oficinas pedagógicas sobre temas ambientais. O interesse dos participantes foi fundamental para sensibilização da comunidade.
O presente trabalho visa contribuir para o conhecimento das ocorrências de crimes de biopirataria na Fronteira do Brasil com a Argentina e avaliar o uso de estratégias para trabalhar a Educação Ambiental no ensino de ciências. Espera-se que os resultados contribuam para diminuir esta problemática.
A escassez da água tem estabelecido novas formas de pensar e desenvolver hábitos de uso racional. Uma das formas é atuar em ambientes voltados a educação coletiva. Neste estudo, analisou-se, a gestão da água de duas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, do município de Vilhena, RO.
O saneamento básico relaciona-se à saúde, os recursos hídricos, a organização social e a política. Propõe-se uma análise de política da implantação do Coresa Sul do PI, desde a elaboração, atores e motivações. Constatou-se poucos avanços e sujeição da iniciativa a vieses políticos e limitações administrativas
O estudo objetivou analisar as práticas sustentáveis usadas em duas gráficas da cidade de Picos-PI como fator de maximização de lucros e competitividade entre estas empresas e mais especificamente identificar as ações sustentáveis e avaliá-las como fator de competitividade.
O presente artigo discute em que dimensão a energia eólica pode alavancar o potencial econômico do estado do Piauí, e busca avaliar também como este tipo de energia pode ser economicamente sustentável, bem como apresenta uma breve evolução das pesquisas e utilização do parque eólico
O presente artigo buscou compreender o processo de surgimento do município de Bocaina-PI; identificar o papel do homem na modificação em seu cenário urbano; e analisar a percepção dos habitantes em relação a interferência humana na cidade e o impacto dessas ações diante da opinião destes residentes da região.
Apresentação: O entrevistado desta edição é Alexandre Macedo Pereira, que é
Doutor na área de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDA/UFPA), Psicopedagogo e Pedagogo. Alexandre também é autor de livros infantis que tratam de questões indígenas e ambientais.
Vamos conhecer um pouco mais da sua trajetória!
Me gusta elegir una “expresión” y conectarme con todas las visiones posibles que ella pueda mostrarme y, desde ahí, generar analogías que faciliten otras miradas, que despierten nuevas formas de ver, para poder recrear nuestra realidad cotidiana -individual y colectiva- cada vez que las circunstancias de la vida, así lo pidan.
Ao que tudo indica, diante de um cenário completamente caótico, do ponto de vista tanto político, social, cultural, quanto ambiental, - caos este refletido também na saúde planetária - nós humanos somos como uma fábrica. Somos uma fábrica, uma fábrica de criar desejos, e criar sonhos, e criar coisas, criar necessidades que não temos. Somos uma fábrica de criar problemas.
O título é o mesmo de um poema que escrevi não pensando num artigo a posteriori. Com algumas reflexões que se seguiram com os amantes da poesia, penso que a dúvida possa ser compartilhada. Uma provocação para ficarmos atentos com as propostas líquidas e certas que nos são apresentadas.
A democratização da Educação Ambiental no Brasil é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelos governantes que coordenam as políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente.
A Rede Conhecimento Social realizou, recentemente, uma pesquisa, e os resultados apontaram que “49% dos brasileiros não sabem o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Mas, se este tema for incluído em propostas educacionais, uma vez que todos nós estamos envolvidos e temos responsabilidade na concretização de uma sociedade mais sustentável, certamente estes objetivos terão maiores chances de serem alcançados.
Atualmente, a sustentabilidade nas escolas passa longe dos concursos de reciclagem de latinhas ou brinquedos construídos com sucata. A Educação Infantil pode ser palco de mudanças transformadoras e inspiradoras na formação da nova geração quando se volta a uma forma de desenvolvimento que não compromete os recursos do planeta e junta a prática ao discurso.
O curso Educação para Sustentabilidade, ministrado pelo Prof. Valdir Lamim-Guedes, está disponível no Portal de Cursos Abertos da Universidade Federal de São Carlos
Há espaço suficiente em parques nacionais, florestas e terras abandonadas existentes no mundo para plantar 1,2 trilhão de árvores extras, segundo um novo estudo do ecologista Thomas Crowther, da universidade suíça ETH Zurich. Juntas, estas árvores seriam capazes de armazenar CO2 equivalente a uma década de emissões de dióxido de carbono.
As ações de educação ambiental, tanto em ambientes formais, como não-formais, utilizam jogos, dinâmicas, brincadeiras, atividades colaborativas, de forma a incentivar o trabalho coletivo e uma aprendizagem mais contextualizada e divertida.
A humanidade está destruindo as florestas, poluindo os rios e mares, arrasando os ecossistemas, contaminando a atmosfera e alterando o clima — nosso estilo de vida está transformando o planeta em uma grande montanha de lixo, e nossa civilização depende dos mesmos recursos que ela própria está destruindo rapidamente. O que faremos quando enfim acabarem?
Arruda, mastruz, boldo e erva-cidreira são algumas das centenas de plantas que, além de enfeitarem jardins, têm propriedades medicinais. O uso delas não é novidade, mas nem todo mundo as encontra com facilidade. Para ajudar, alguns moradores do Distrito Federal criam formas de cultivar mudas que são distribuídas a quem quiser. É o caso do médico Marcos Trajano, que aproveitou um terreno não utilizado da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Lago Norte para criar uma grande horta.
O presente artigo tem por objetivo analisar projetos educacionais com temas ambientais desenvolvidos na rede escolar baseados na concepção de Fernando Hernández para a adoção da pedagogia de projetos que difundam a educação ambiental na escola e na sociedade em geral. O estudo apresenta uma apreciação dos trabalhos selecionados na internet e breve discussão baseada nos referenciais teóricos citados. O resultado do trabalho possibilita um novo perfil de ensino-aprendizagem e, consequentemente, transforma e preserva o mundo que nos cerca.
Brincar de fazer comidinha é uma prática comum em diferentes infâncias ao redor do mundo, se não todas. É também um dos primeiros caminhos pelos quais a criança entra no mundo da brincadeira simbólica. E onde há natureza acessível, essas comidinhas acontecem de maneira ainda mais especial.
Na Suécia, já se consegue fazer reciclagem a quase tudo, tanto que o país já não tem mais lixo para reciclar, e desde 2011 tem que importar resíduos de outros países para manter a sua indústria a funcionar.
Profissional administra recursos naturais e pode trabalhar em áreas como licenciamento ambiental e consultorias. Busca por sustentabilidade pode aquecer mercado.
Esses tempos, depois de um dia bastante longo de trabalho, encontrei com um homem que vendia Santinhos na frente do metrô. Na mão dele estavam aqueles papéis com a figura de um santo católico e uma oração, cada um por R$1,00. Uns com a imagem de Santo Expedito e outros com a imagem de São Francisco. Ele me ofereceu os santinhos. Eu os neguei! Eu estava com pressa. Ele disse: "Moça, me ajuda? Eu preciso comer algo!". Eu engoli minha negação. Ela foi parar na minha reflexão.
O presente artigo científico foi desenvolvido por meio da realização de intervenções pedagógicas em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental, em uma escola estadual de ensino médio localizada no município de Gravataí/RS.
O presente estudo tem por objetivo geral refletir sobre a importância da educação ambiental demonstrando os benefícios de brincar ao ar livre. É importante a criança brincar para seu desenvolvimento, incluindo nessas brincadeiras os familiares e o meio ambiente.
A Escola Estadual Professor Lucimar Amoras Del Castillo, no bairro Santa Rita, Zona Sul de Macapá, inaugurou uma horta orgânica com uma variedade de legumes, hortaliças e plantas medicinais. Os produtos serão cultivados com apoio dos alunos como forma de diversificar o conteúdo de ensino.
Implementar atividades com caráter socioambiental em uma escola pública da cidade de Uberaba (MG). Este é o principal objetivo do projeto "Amigo do meio", que integra as ações práticas da pesquisa de doutorado de Ricardo Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizada sob orientação do professor Carlos Roberto Massao Hayashi, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade.
Nesta edição, a primeira de 2019, não haverá comentários sobre artigos enviados, de projetos ou trabalhos, para publicação na Revista, rotina de comentários feitos em outras edições. Vou me deter a comentar a situação da gestão ambiental que estamos adotando no Brasil, que o poder público tem adotado como ferramenta de gestão para conter ou minimizar ou, ainda, gerenciar os problemas ambientais
Em fórum realizado neste mês em Manágua, na Nicarágua, representantes de organismos internacionais e de povos indígenas da América Latina e Caribe defenderam os conhecimentos que essas populações têm a oferecer para o combate às mudanças climáticas e aos problemas ambientais. Reunião foi promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e parceiros.
Criador das primeiras unidades de conservação do País, professor foi o primeiro secretário de meio ambiente do País, cargo equivalente ao de ministro, durante regime militar.
A falta de saneamento básico, principalmente da oferta de água tratada e da coleta e tratamento de esgoto, afeta a população brasileira prejudicando a saúde, o desempenho escolar e no trabalho e o desenvolvimento regional como um todo. Entretanto, o estudo “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira”, revela que o acesso a água e esgoto tiraria imediatamente 635 mil mulheres da pobreza, a maior parte delas negras e jovens.
Os Reais Jardins Botânicos de Kew ou Jardins de Kew (em inglês Royal Botanic Gardens, Kew ou Kew Gardens) compõem o mais extenso, antigo e prestigioso complexo botânico do mundo.
Mais do que um espaço verde belíssimo, cheio de coleções da flora mundial, os Jardins de Kew são também um centro de pesquisa de excelência, com jardins, arboretos e estufas situados num vasto parque localizado na periferia de Londres, na Inglaterra.
Uma relação oficial de animais da fauna brasileira ameaçados de extinção serve de alerta para as populações de tartarugas marinhas no Brasil: dentre as espécies ameaçadas, listadas no Livro Vermelho do ICMBio, encontram-se as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país.
O Brasil tem, oficialmente, 41 espécies de anfíbios ameaçadas de extinção, além de uma já considerada extinta: a perereca-verde-de-fímbria (Phrynomedusa fimbriata), que vivia no Alto da Serra de Paranapiacaba, a cerca de 1000 m de altitude, no município de Santo André, São Paulo. Preocupados com a atual situação desse grupo que compreende os sapos, rãs, pererecas, salamandras e cecílias, três biólogos criaram o projeto DoTS – Documenting Threatened Species
Em face do grande impacto da tragédia ambiental ocorrida em Brumadinho, Minas Gerais, o presente texto pretende analisar aspectos jurídicos da mineração e do licenciamento ambiental, para auxiliar a gestão da atividade minerária.
O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145.043 toneladas.
Fortalecer e estimular a conexão com a natureza e fazer disso uma prática no cotidiano de escolas de Mato Grosso. Esse é um dos objetivos do Projeto Bichos do Pantanal, que atua nos municípios de Cáceres, Porto Estrela e região com a meta de pesquisar e proteger espécies da fauna do Pantanal mato-grossense.
Diante da tragédia ocorrida há três anos na barragem em Mariana (MG), e, recentemente, na de Brumadinho (MG), percebe-se que o País ainda é muito carente no que diz respeito à gestão e ao gerenciamento de riscos em questão ambiental, situação que está intrinsecamente relacionada à ineficiência política de educação ambiental, que deve ser norteada pelos princípios constitucionais da prevenção e da precaução.
Os Assentamentos são as novas áreas de produção agrícola, tendo como base a agricultura familiar e um convívio íntimo com os recursos naturais presentes nestas ocupações, onde, muitas vezes, não se adotam práticas agroecológicas para produção dos alimentos e manutenção da qualidade de vida.
A importância da compreensão da dinâmica climatológica de uma determinada região é de suma importância, pois favorecerem o entendimento quanto as precipitações pluviométricas, os tipos de climas e os demais fatores que oportunizam o desenvolvimento de uma região.
esse artigo,aborda a uma experiência do ensino de química,contextualizado com uso de estratégia de aula em campo,para melhor aprendizagem da disciplina de química.
Este trabalho apresenta uma análise de metodologias utilizadas nas aulas de Geografia e Educação Ambiental, com o intuito de trabalhar conteúdos em conjunto. O principal objetivo do projeto foi trabalhar a compreensão, por parte dos alunos, de como eles são os principais autores da formação do lugar onde vivem.
O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma instituição sobre o programa de Educação Ambiental AmbientAÇÃO. Esses dados permitiram compreender como os funcionários enxergam programa, bem como analisar a eficácia do programa sobre a ótica dos participantes.
Turismo Rural na Agricultura Familiar diferencia-se por incluir no contexto do turismo a agricultura familiar. Este tem demonstrado grande potencial para impulsionar a economia local, conscientização e preservação do meio ambiente, tornando o lugar propício para descanso daqueles que almejam pela atividade.
Com o intuito de discutir temas de ecologia e conservação, uma atividade de simulação de coleta de macrofungos foi realizada em sala de aula com os alunos do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Itapetininga, São Paulo.
O objetivo do trabalho foi promover atividades educativas voltada para a conservação de anfíbios. A ação foi realizada no Museu de História Natural do Parque Estadual de Dois Irmãos, no período de junho a novembro/2013. Cerca de 50.000 pessoas tiveram acesso e participaram dessa ação, destacando as crianças.
No presente trabalho relatamos um experimento para determinação da radiação solar realizada por estudantes de Ensino Fundamental de Uruguaiana/RS. Medindo o aquecimento da água exposta a luz solar foi possível medir a variação temporal da temperatura e determinar a radiação solar de 357,92 ± 44,08 W/m².
Relato sobre atividade ludica sobre educação ambiental. uma atividade com a confecão de histórias em quadrinhos para debater os obejtivos da agenda 2030 e os probpemas sociambientais.