Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Você sabia que...
08/12/2025 (Nº 93) 15 DE OUTUBRO – DIA DO EDUCADOR AMBIENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5555 
  

15 DE OUTUBRO – DIA DO EDUCADOR AMBIENTAL

15/10/2025

No dia 15 de outubro, é comemorado o dia do Educador e da Educadora Ambiental!

A Educação Ambiental – EA, de acordo com a Lei n° 9.795, de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, é entendida como:

(…) os processos, por meio dos quais, o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Mas, o que fazem os Educadores Ambientais?

Os Educadores Ambientais são os profissionais com saberes na área educacional e ambiental, que reconectam o ser humano e a natureza. São os profissionais que, de forma dialógica, participativa, democrática, com visão integrada, holística, transversal e transdisciplinar, e por meio de processos formativos e recursos pedagógicos e/ou educomunicativos, sensibilizam as pessoas, de todas as faixas etárias e formações, no âmbito da Educação Ambiental formal, não formal e informal, a respeito da importância da conservação e da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, para que todas as pessoas, das gerações atuais e futuras, tenham uma sadia qualidade de vida, em um meio ambiente equilibrado.

Os Educadores Ambientais levam as pessoas a adquirirem consciência de que são parte integrante do meio ambiente, e que suas atitudes, no dia a dia, podem impactar o meio ambiente de alguma forma e que por isso todos são responsáveis por sua proteção, ou seja, os Educadores Ambientais são os profissionais que levam as pessoas a desenvolverem o senso de responsabilidade socioambiental e promovem a transformação e mudança de comportamento em relação ao meio ambiente.

Os Educadores Ambientais levam informação e formação às pessoas, para que elas sejam qualificadas, empoderadas, emancipadas e adquiram conhecimentos, saberes, habilidades, atitudes, experiências e competências, que as tornem capazes de agir, individual e/ou coletivamente, na busca de soluções para as questões e problemas ambientais.

Os Educadores Ambientais levam as pessoas a refletirem, avaliarem e desenvolverem o senso crítico, superando a visão ingênua, acrítica e despolitizada, ainda muito presente em determinadas práticas pedagógicas, de algumas instituições de ensino.

Os Educadores Ambientais são capazes de entender que a educação é um direito de todos, e que todos somos aprendizes e educadores. Os Educadores Ambientais são mediadores, pois a Educação Ambiental deve ser construída coletiva e conjuntamente entre educadores e alunos, para que a Educação Ambiental assuma uma perspectiva questionadora, crítica, emancipatória e transformadora e não comportamentalista e adestradora.   Além disso, eles valorizam os saberes populares, tradicionais e as diversas formas de conhecimento.

Os Educadores Ambientais mobilizam as pessoas a agirem sempre em prol do meio ambiente, fazendo-as refletir sobre e com ética ecológica; eles estimulam a cultura da paz, da solidariedade, da igualdade e do respeito aos direitos humanos e à diversidade; e promovem a participação e o controle social, conduzindo as pessoas a participarem, de forma cidadã, dos processos decisórios e do desenvolvimento de políticas públicas ambientais, para a construção de uma sociedade socioambientalmente justa e sustentável.

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

 

Calendário Ambiental – 03 de junho – Dia Nacional da Educação Ambiental

Dicionário Ambiental – Educação Ambiental Formal

Dicionário Ambiental – Educação Ambiental Não Formal

EAD – Curso de Qualificação de Educadores Ambientais

EAD – II Curso de Qualificação de Educadores Ambientais

Políticas de Meio Ambiente – Educação Ambiental deve ser uma disciplina do currículo escolar?

Prateleira Ambiental – Educação ambiental como política pública

Prateleira Ambiental – Guia do educador ambiental popular

Prateleira Ambiental – Formação de educadores ambientais: em busca da potência de ação

Prateleira Ambiental – Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental

Prateleira Ambiental – Programa de Educomunicação Socioambiental

Vida Sustentável – O que é Educomunicação Socioambiental?

Vida Sustentável – O que é Educação Ambiental?

 

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

____________________________________________

 

Texto: Denise Scabin – DEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL

Fonte: Portal de Educação Ambiental





Ilustrações: Silvana Santos