Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Divulgação de Eventos
08/12/2025 (Nº 93) SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA EM PAUTA NO PAUSA PARA O CAFÉ DO INSTITUTO GM
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5547 
  

SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA EM PAUTA NO PAUSA PARA O CAFÉ DO INSTITUTO GM

Por: Instituto GM

Instituto General Motors (IGM) realizou, no dia 26 de setembro, a 12ª edição do Pausa para o Café, evento online e gratuito que reuniu cerca de 200 pessoas em torno de um tema cada vez mais relevante: as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e o combate às mudanças climáticas.

Durante o encontro, foram discutidos desafios, oportunidades e tendências ligadas às SBN, destacando a sua contribuição para a Agenda 2030 da ONU e a forma como empresas e organizações podem fomentar ações concretas para enfrentar a crise climática.

Especialistas convidadas

A conversa contou com a participação de três referências em sustentabilidade e meio ambiente:

Giordana Flôr, gerente corporativa de Sustentabilidade para a América do Sul na General Motors;

Carla Müller, presidente e fundadora do Instituto Dia do Amor, bióloga e gestora ESG;

Simone Tenório, coordenadora de Projetos do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e mestre em Conservação da Biodiversidade.

Com diferentes perspectivas, elas trouxeram visões complementares sobre como integrar ciência, sociedade e negócios em prol da natureza.

As SBN estão muito em alta porque unem a ciência com o impacto ambiental positivo, e têm um benefício social gigante”, afirmou Carla Müller. “Promover espaços de troca para começarmos a entender o que são SBN é importante, porque no contexto urbano existe a desigualdade social e o desconhecimento sobre a questão ambiental”.

Uma opinião também compartilhada por Simone Tenório: “A gente fala muito a palavra sustentabilidade, mas precisamos lembrar que o tripé da sustentabilidade tem o social, o ambiente e a governança juntos. Então a economia precisa do meio ambiente e precisamos saber como avançá-los juntos”.

Giordanna Flôr, responsável pela mediação do evento, trouxe também uma série de contribuições positivas para o debate, reforçando a importância desse assunto em meio às discussões que serão impulsionadas durante a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), a ser realizada em novembro, no Brasil.

O papel do IGM na agenda climática

Com o Pausa para o Café, o Instituto General Motors segue criando espaços de aprendizado e diálogo sobre temas estratégicos da sustentabilidade, conectando colaboradores, especialistas e sociedade civil.

A transmissão é realizada ao vivo pelo Microsoft Teams e já contou com a participação de centenas de pessoas em suas várias edições.

Quer saber mais sobre as iniciativas do IGM? Visite o site!

Fonte: Soluções Baseadas na Natureza em pauta no Pausa para o Café do Instituto GM - GIFE





Ilustrações: Silvana Santos