Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Ações e projetos inspiradores
08/12/2025 (Nº 93) ELI, 17 ANOS, É PRÊMIO POR AÇÃO PELO CLIMA NA AMAZÔNIA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5539 
  


ELI, 17 ANOS, É PRÊMIO POR AÇÃO PELO CLIMA NA AMAZÔNIA

O jovem foi homenageado por apoiar a retomada do cultivo do tubérculo ariá

Amazônia

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 01/10/2025

De Manaus, Eli Minev Benzecry, de 17 anos, foi reconhecido por ativismo climático no Prêmio Empreendedor Social 2025.

O jovem foi homenageado por apoiar a retomada do cultivo do tubérculo ariá. Também foram premiados ativistas do Pará e Piauí.

Tanto quanto incentivar o resgate do ariá, é preciso incentivar as soluções que são criadas dentro da Amazônia. Na seca de 2023, muitos povos ficaram isolados. A minha solução é uma dentre muitas que podem ser criadas internamente na Amazônia”, afirmou Eli.

A homenagem ressalta o protagonismo das novas gerações na luta ambiental, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Tubérculo Ariá

As iniciativas destacadas envolvem ações de mobilização local, conservação ambiental, educação climática e protagonismo comunitário para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

Segundo a organização, a premiação busca valorizar o papel das juventudes em regiões com forte vulnerabilidade socioambiental.



Fonte: Ação pelo clima na Amazônia dá prêmio nacional a jovem de Manaus



Ilustrações: Silvana Santos