Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Em junho completará 23 anos, e este
convite é uma oportunidade para você participar ativamente desta ação, doando qualquer quantia.
Assim, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção.
Ajude-nos a continuar transformando vidas!
Sua contribuição hoje é essencial para garantir os próximos 23 anos desse projeto!
Muito obrigada!
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
A internet é uma ferramenta nova e superpoderosa para a democratização da informação de uma maneira geral, inclusive a ambiental. Ainda assusta, é mal empregada, é utilizada abaixo de sua potencialidade, as agências de publicidade e os grandes anunciantes ainda não perceberam o potencial comercial que representa, mas é inegável que veio para ficar e ocupar cada vez mais espaços e importância em nossas vidas.
A pesquisa foi desenvolvida após constatação de que, em visitação na estação ecológica do TAIM/ ESEC-TAIM/, ocorre a retirada de material do local (conchas, ossos, carcaças...) pelos visitantes.
Há um reconhecimento de que a Educação Ambiental (EA) é necessária para se alcançar o ideal das sociedades sustentáveis. Isso se verifica através da formulação recente de políticas, difusão do tema em diferentes movimentos sociais e propostas de incorporação do estudo do ambiente associado à Ciência, Tecnologia e Sociedade no âmbito escolar.
Parceria significa reunião de indivíduos que se agregam por um determinado fim, portanto, que têm objetivos em comum. Este conceito é fundamental para todo e qualquer tipo de atividade que possamos desenvolver.
As civilizações sempre reconheceram que a água desempenha um papel determinante como suporte da vida sobre o planeta. Na Antigüidade a consciência social da necessidade de preservação da qualidade dos mananciais e o caráter mítico da água foram fatores que favoreceram sua preservação.
"O movimento ambientalista cumpriu um papel de imensa importância quando iniciou a conscientização em massa de nossa civilização para sua insustentabilidade. A insustentabilidade se verifica em várias vertentes, mas foi a ambiental que, por sua agudeza, conseguiu dar o alarme."
(...)Para comenzar con nuestra transformación personal es necesario poner atención al propio flujo de nuestra atención, procurar ser observadores conscientes de nosotros mismos y escucharnos conscientemente a lo largo de nuestra jornada.
Um dos assuntos mais trabalhados que configuram a inserção da Educação Ambiental nas práticas educativas é a questão do lixo. As crianças aprendem a separar o lixo seco do lixo orgânico, aprendem sobre compostagem, aprendem sobre reciclagem e aprendem, também, a jogar o lixo no lixo.
"Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco do barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter"(...)
Relatório do diagnóstico sobre Educação Ambiental da Região Sul apresentado no II SSBEA (Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental) articulado pela REASul.
Este trabalho é o relato de uma excursão realizada com o alunos do curso de pedagogia 98 para o Parque da Serra dos Martírios/andorinhas, localizado no sudeste do estado do Pará, município de São João do Araguaia
(...)Antes de ler o texto, peço à todos que reflitam: “Será que eu estou agindo conscientemente com relação a mim e ao meu entorno (espaço conhecido que se encontra ao meu redor, sala de aula, escola, quarto, casa, quarteirão, etc.)? Estou ao menos cuidando do meu espaço? Da minha vida? Amorosamente?”