A natureza universal sustenta a vida de todos os seres. (Dalai Lama)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 76 · Setembro-Novembro/2021
Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato   |  Números  
Índice    Volume XX, Número 76
Apresentação
21/08/2021 EDITORIAL DA 76ª EDIÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Embora muitas incertezas ainda permanecem, diante do que temos a enfrentar neste longo período de pandemia, uma certeza é possível destacar: Precisamos, com urgência, mudar o modo como nos relacionamos com o mundo, de uma forma geral, para que possamos evitar problemas maiores e piores dos que atualmente enfrentamos.
10/06/2019 EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA
Relação de todos os colaboradores atuais e anteriores e breve histórico da revista.
02/06/2003 Ficha Catalográfica
30/11/2020 Perguntas frequentes ("FAQ")
Normas de Publicação
06/06/2010 Como colaborar - Normas de publicação na Educação Ambiental em Ação
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Artigos
05/09/2021 EDUCAÇÃO PARA CONSUMO SUSTENTÁVEL EM ARQUITETURA E DESIGN
Como e onde moramos e os produtos que consumimos, refletem nossa relação com o meio ambiente. A arquitetura e o design podem contribuir com novos ideais identitários e fortalecer o sentimento humano que demonstra sermos parte da natureza e não paralelos `a ela.
05/09/2021 A ESCOLA DA FLORESTA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SANTARÉM, PARÁ
O objetivo foi analisar se a Escola da Floresta promove Educação Ambiental. Analisou-se o Projeto Político Pedagógico, as atividades e os espaços da escola, por análise descritiva. São realizadas aulas em trilhas ecológicas, no meliponário e casa de farinha. A escola atua como promotora da Educação Ambiental.
21/08/2021 GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Esse estudo objetiva verificar quais ações educativas podem ser introduzidas em um Centro de Educação Infantil do Município de Presidente Kennedy-ES, a fim de elucidar a sua importância para potencializar a prática pedagógica da gestão socioambiental dos recursos hídricos.
21/08/2021 ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA (FILO ARTROPODA) EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA
Devido as dificuldades observadas para se ministrar aulas sobre os Artrópodes, este trabalho pretende produzir uma cartilha como uma alternativa de recurso didático complementar ao processo de ensino-aprendizagem para alunos do ensino fundamental II em escolas públicas do município de Cametá-Pará.
21/08/2021 LOGÍSTICA REVERSA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O ASPECTO SOCIAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
O presente estudo teve como objetivo avaliar o tratamento legal da logística reversa sob o aspecto da educação ambiental, utilizando, para tanto, as diretrizes dispostas na Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Política Nacional de Educação Ambiental.
21/08/2021 O DESENVOLVIMENTO E AS PERSPECTIVAS FUTURAS DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA NA SEARA AMBIENTAL
O presente estudo teve como objetivo analisar o contexto histórico do surgimento da ação civil pública e o seu desenvolvimento sobretudo na área de meio ambiente para a promoção dos objetivos constitucionais de preservação ambiental para as presentes e futuras gerações.
21/08/2021 A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ÁGUA COMO SUBSÍDIO PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O estudo objetiva desvelar a representação social que estudantes do E. M. possuem acerca da água, permitindo identificar e categorizar termos e explicações, a partir da análise de conteúdo dos relatos que refletem o entendimento adquirido ao longo da vida acadêmica e das experiências cotidianas vivenciadas.
21/08/2021 HOMEM E A NATUREZA: A DIFÍCIL HARMONIA
Trata-se de um estudo teórico com o objetivo de refletir sobre a relação do homem com a natureza a partir das Bases filosóficas da concepção mágica da natureza à concepção Marxista.
Notícias
21/08/2021 NOVA YORK TRANSFORMOU O MAIOR DEPÓSITO DE LIXO DO MUNDO EM UM OÁSIS VERDE DE PLANTAS NATIVAS
Após o fechamento do maior aterro do mundo, o aterro Fresh Kills, as autoridades do Estado de Nova York e organizações sem fins lucrativos facilitaram uma transição que transformou o que costumava ser um enorme depósito de lixo em um oásis verde para plantas nativas.
21/08/2021 MADRID PLANTARÁ QUASE 500 MIL ÁRVORES EM CORREDOR VERDE PARA COMBATER CRISE CLIMÁTICA E POLUIÇÃO
O departamento local de Desenvolvimento Urbanístico, o Desarrollo Urbano del Ayuntamiento de Madrid, anunciou o plantio de quase 500 mil árvores ao redor da cidade, formando uma espécie de muralha verde em torno da capital. O bosque urbano terá cerca de 75 km.
21/08/2021 RIO DE JANEIRO LANÇA “FÁBRICA” DE ÁRVORES
A cidade do Rio de Janeiro está lançando um novo projeto para levar mais verde para as áreas urbanas. Trata-se da “fábrica” de árvores, uma iniciativa para construção de viveiros onde serão cultivadas mais de 10 mil mudas por ano. As árvores serão plantadas em parques, praças e ruas.
21/08/2021 MURALHA VERDE DA ÁFRICA GANHARÁ “FLORESTA OLÍMPICA” COM 355 MIL ÁRVORES
O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai plantar uma “Floresta Olímpica” no Senegal e no Mali, países da África Ocidental. O legado dos Jogos Olímpicos vai contribuir com o projeto de construção da Grande Muralha Verde uma estrutura de árvores que cortará o continente de ponta a ponta.
21/08/2021 'ALERTA VERMELHO' PARA HUMANIDADE: OS PONTOS-CHAVE DO RELATÓRIO DA ONU SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
O planeta está a aquecer por nossa causa, trazendo mudanças nunca antes vistas a pessoas, plantas e animais. O mais completo relatório científico mundial sobre alterações climáticas, divulgado hoje, avisa que temos de tomar medidas drásticas já, sob pena de ser tarde demais. Mas “ainda ninguém perdeu a esperança”.
21/08/2021 ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS JÁ AFECTAM TODAS AS REGIÕES DO PLANETA
O planeta está a aquecer por nossa causa, trazendo mudanças nunca antes vistas a pessoas, plantas e animais. O mais completo relatório científico mundial sobre alterações climáticas, divulgado hoje, avisa que temos de tomar medidas drásticas já, sob pena de ser tarde demais. Mas “ainda ninguém perdeu a esperança”.
20/08/2021 QUESTÕES IMPORTANTES NA ANÁLISE DO RELATÓRIO IPCC AR6 WGI
O relatório do IPCC diminuiu sensivelmente o nível de incerteza científica sobre as mudanças climáticas, mas as novas informações também trazem novas perguntas.
Reflexão
21/08/2021 PERDA DE BIODIVERSIDADE
Bióloga que coordenou diagnóstico sobre a biodiversidade nas Américas expõe estratégias para reduzir velocidade da perda.
21/08/2021 DESMATAMENTO E CRISE HÍDRICA
A crise hídrica e o desmatamento têm sido temas recorrentes na pauta ambiental. Em geral quando tratados conjuntamente a falta de chuvas histórica, que ocorre nos últimos dois anos, é apontada como decorrente das mudanças climáticas que, por sua vez têm entre as suas muitas causas a liberação de CO2 por queimadas depois do desflorestamento.
20/08/2021 TODA ECOLOGIA É POLÍTICA
Humanos não modificam os sistemas ambientais enquanto espécie homogênea, mas como atores sociais, culturais e geograficamente diferenciados.
20/08/2021 BOM DIA
Poema para um bom dia.
Para sensibilizar
20/08/2021 NATUREZA X METRÓPOLE
Estar junto à natureza traz bem estar, mas como conseguir isso morando numa metrópole? Leia o texto!
Arte e ambiente
20/08/2021 RIMAS POÉTICO-VISUAIS DA MEMÓRIA E SUAS INTIMAÇÕES
Neste texto proponho um pensar atento acerca da instituição Escola e dos processos educativos, tal qual têm sido pautados ao longo da história, refletindo sobre as possibilidades dos fazeres artísticos na instauração deste processo. Para tanto, eu utilizo produções artísticas autorais, elaboradas com fotografias de arquivo e intervenções têxteis, resultantes de exercícios cognitivos da memória crítica acerca do vivido.
Sugestões bibliográficas
21/08/2021 MATERIAIS PARA DOWNLOAD PUBLICAÇÕES DESENVOLVIDAS PELA UMAPAZ
Umapaz lança dois e-books gratuitos sobre educação e sustentabilidade Publicações digitais abordam educação ambiental e caminhos para a construção de uma escola sustentável.
21/08/2021 PUBLICAÇÃO: “O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA: SUBSÍDIOS DIDÁTICOS PARA O ESTUDO DAS SOCIODIVERSIDADES INDÍGENAS”
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) disponibilizou o livro O ensino da temática indígena: subsídios didáticos para o estudo das sociodiversidades indígenas para download gratuito.
Educação
20/08/2021 “SIEMPRE PODEMOS HACER OTRA LECTURA…”
Como quien busca tomar una buena foto parándose en diferentes ángulos para captar la mejor imagen y la mejor luz, así podemos hacer para encontrar el mejor ángulo para ver y percibir al mundo que nos rodea y a la naturaleza con sus diferentes modos de expresar la vida. Siempre podemos volver a mirar con ojos nuevos y ampliar nuestro ángulo de visión para poder comprender... ...cambiemos nuestro punto de enfoque, dejemos de lado viejas estructuras y probemos percibir la trama vital como una relación amorosa entre todos los seres planetarios y la Madre Tierra, es decir, la naturaleza…
Ações e projetos inspiradores
21/08/2021 PROJETO PREMIADO DE ALUNOS DA USP VAI PROMOVER NUTRIÇÃO SAUDÁVEL COM HORTA COMUNITÁRIA
Ideia de estudantes da USP em Ribeirão Preto envolve a sociedade em geral, além de criar espaço de convivência, aprendizagem e alimentação; base de cultivo serão as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc).
21/08/2021 PROJETO PREMIADO DA USP VAI USAR RESÍDUOS DE PODAS DE ÁRVORES PARA FABRICAÇÃO DE MÓVEIS E OBJETOS
Laboratório Da poda foi o único brasileiro a vencer a competição global No Waste Challenge utilizando o design como solução para reduzir o desperdício e combater as mudanças climáticas.
Cidadania Ambiental
21/08/2021 ESCOLA SUSTENTÁVEL COM ANA FOLHA E A TURMA DO LIXÃO
Escola Sustentável com Ana Folha e a Turma do Lixão - A II Ecoapostila embasou-se numa formação pedagógica que prioriza o debate da escola sustentável construída com o apoio de educadores e em projetos que recomendam a participação social dos educandos dentro e fora do contexto escolar, inclusive, propondo-se vivências práticas em geral.
O Eco das Vozes
20/08/2021 CUIDANDO DO JARDIM TAMBÉM CUIDO DE MIM
Alguns, ou talvez, muitos de nós, tivemos histórias de infância passadas em jardins. Você teve essa vivência? Que memórias você tem guardadas consigo desse tempo? Como elas refletem em você e em sua vida, agora? Você não teve essa vivência? Gostaria de ter tido? Ou está tendo agora?
Do Linear ao Complexo
20/08/2021 ATIVIDADE DE TRIBUTO A EDGAR MORIN
Somos uma comunidade de destino! Para tanto, é preciso cuidar do outro para cuidar de si/cuidando de si para cuidar do outro.
Relatos de Experiências
21/08/2021 OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA UHE TUCURUÍ NO MUNICIPIO DE ITUPIRANGA-PA: UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRITÍCA
Este trabalho teve como objetivo debater os impactos socioambientais advindos das usinas hidroelétricas, pautados no princípio da Educação Ambiental Critica e destacando os desequilíbrios promovidos pela UHE Tucuruí no município de Itupiranga-PA.
21/08/2021 (RE)CONHECENDO AS RESERVAS NATURAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Este presente trabalho tem como proposta reconhecer a existência de Unidades de Conservação (UCs) em Vitória da Conquista - BA, interligar os conhecimentos teóricos da Educação e Direito Ambiental e promover conscientização do tema em uma escola do município através de uma aula e uma panfletagem.
21/08/2021 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) EM PORTO WALTER, ACRE – BRASIL
Este trabalho teve como objetivo discutir a educação ambiental como uma ciência necessária para a formação de professores da educação básica que lecionam nas escolas rurais.
21/08/2021 AULAS DE CAMPO COMO INSTRUMENTO PARA O DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO BAIRRO DE OURO PRETO EM OLINDA PERNAMBUCO
As aulas de campo são ferramentas de grande relevância pedagógica na promoção do processo de aprendizagem de conteúdos geográficos. O bairro onde a escola está situada é um espaço valioso na abordagem de conteúdos ambientais por aproximar o aluno da sua realidade.
21/08/2021 O ENSINO DE COMPOSTAGEM PARA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
Este estudo teve como objetivo desenvolver no ambiente escolar a conscientização coletiva para as questões envolvendo temáticas ambientais, principalmente aquelas sobre o descarte inadequado de Resíduos Sólidos em especial os orgânicos, buscando assim possibilidades de tratamento e reciclagem por meio de
21/08/2021 O USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE MITIGAÇÃO NO PROCESSO SOCIAL DE CONSTRUÇÃO DO RISCO DE DESASTRE, EM PARAUAPEBAS - PARÁ.
O presente artigo busca entender a relação entre ações socioambientais e o impacto dessas na construção do processo social do risco de desastre, por meio de ações integradas, e compreender sobre a percepção que a população tem sobre temas relacionados ao meio ambiente.
21/08/2021 REÚSO DA ÁGUA NO ESPAÇO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO
Este trabalho teve por objetivo analisar as contribuições de um projeto de reúso de água no espaço escolar, para a formação de um sujeito ecologicamente sustentável. Os resultados mostraram que o projeto trouxe boas influências ecológicas e sociais para os envolvidos no projeto aplicado na instituição.
21/08/2021 TRILHANDO SÃO FRANCISCO DO SUL-SC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
Trilhando São Francisco do Sul-SC: um relato de experiência integrando Ensino, Pesquisa e Extensão é um projeto que visa aliar o ensino, dar visibilidade as trilhas ecológicas e integrar a Pesquisa e a Extensão.
21/08/2021 PRESENÇA DE FUNGOS E BACTERIAS EM AREAS HOSPTALARES
O trabalho, pesquisou a presença de bactérias em quartos hospitalares e em pacientes, através da técnica de esfregaço, o objetivo foi de elaborar material informativo para promover campanhas educativas com a pretensão de reduzir os níveis de contaminações.
Números anteriores:   
 
Ilustrações: Silvana Santos