Revista Educação Ambiental em Ação 36

Marina Strachman

www.revistaea.org

ISSN 1678-0701

 

Oi amigos revisteiros!

Quando minha sobrinha de oito anos entrou no carro na segunda feira dia 22 de maio, dizendo:

- Tia Ma, você sabia que o Bin Laden morreu?

Eu percebi que este era um assunto que eu precisava fuçar.

Respeitem-se sempre.

Boa leitura.

Um beijo, Marina

Peça de Teatro

Amor e Ódio

 

Personagens

Prof. Ivan – professor de geografia, sabe tudo desta matéria e de ciências sociais. Um cara realmente bacana e amigo da moçada. Com ele não tinha discussão, qualquer problema virava assunto pra aula.

Samira – de origem libanesa, seus bisavós tinham se mudado para o Brasil em 1910. Sua família grande e de comerciantes, se espalhou por todo o Brasil. Menina bonita, bacana e ótima aluna.

Salim – primo de Samira. Garoto forte e simpático, muito estudioso.

José – seu pai era brasileiro e sua mãe descendente de japoneses. Um irmão de José morava no Japão. Magrinho e quieto adorava jogar xadrez.

Jacó – neto de judeus de origem alemã e russa, seus pais e seus três irmãos eram judeus. Quase todos os dias depois da escola, tinha aula de musica ou de inglês. Era muito alto e genial, cheio de idéias.

Pedro – era primo de Jacó, um garoto ruivo, sardento, de olhos azuis. Adorava ler e estudar as estrelas.

Lia - Seu pai era presidente de uma multinacional americana, ela adorava morar no Brasil. Por sorte seu pai já estava para se aposentar e a chance dele ficar aqui era grande. Já tinha morado no Panamá, Alemanha e África do Sul.

Léia – de família de origem portuguesa, Maria Leia e Maria Estela eram irmãs gêmeas, seus tataravós tinham vindo para o Brasil na mesma época que Dom Pedro I., loira, simpática.

Maria Estela – morena às vezes mal humorada. Era a que mais se interessava por religião em sua casa.

Claude- Seus pais vieram das Guianas Francesas, um garoto lindo, inteligente, risonho, afro descendente de olhos verdes, um sorriso maravilhoso.

 

 

Cena I

Em uma escola, dentro de uma sala de aula, em algum lugar, na manhã de Dois de Maio de 2011, um grupo de jovens, entre 14 e 15 anos, brigava e brigavam realmente com muito ódio de todas as partes.

O fato que despertou a rixa foi a noticia da morte de Osama Bin Laden.

Ivan, o professor de Geografia entrou na sala e pensou: - Ô situação, são 7:30 h da manhã de segunda feira e estes garotos já estão às turras! Mas vamos enfrentar.

Ivan (deixando todos os livros cair, fazendo um barulhão) – Bom dia, o que está acontecendo?!

Silencio absoluto na sala, as crianças suadas, uns com a camisa rasgada, outros com arranhões no rosto...ninguém reponde.

Ivan - Ninguém vai falar nada?

Samira se adianta – Eles me provocaram, disseram que eu devia estar muito triste porque Bin Laden morreu, Salim veio me defender, então José, Jacó e Pedro, empurraram a mim e ao Salim; aí a Lia e a Leia, não nos deixaram levantar, aí....

Ivan - Ok, Samira, já entendi. Sentem-se, por favor, vamos conversar. Nós aqui estamos em um país onde muitos grupos de várias etnias, convivem perfeitamente bem. Vocês sempre se deram bem aqui na escola, temos alunos cristãos, judeus, muçulmanos, budistas, espíritas, entre estes nós mesmo somos pretos, brancos, amarelos...Muito bem, vamos todos para a biblioteca, porque neste exato momento resolvi mudar completamente minha aula.

Todos se levantam e vão para a biblioteca, chegando lá o prof. Ivan, sugere que cada uma faça uma pesquisa, em livros ou internet, sobre as diversas religiões no mundo... eles tiveram a manhã toda para fazer esta pesquisa e o resultado, será discutido na próxima aula.

 

 

Cena II

Na Biblioteca, os alunos se dividem em grupos e começam a conversar.

Maria Estela – Poxa Léia, a gente mal tinha chegado na sala e você com seus amigos encrenqueiros, começaram a se espancar! Pior ainda por causa daquele, (cochichando) que Deus me perdoe, mau caráter do Bin Laden!

Léia - Não é só o Bin Laden que é mau caráter, você vai ver, com essa pesquisa, vamos descobrir MUITA coisa tenebrosa das outras religiões. (e olha feio pra Samira).

Samira - Salim , não entendi nada do que aconteceu, quando vi já tava no chão! Tô com tanta raiva!

Jacó - Calma Samira, acho que estão todos muito nervosos hoje. Hoje à tarde na sinagoga teremos uma conversa sobre todos estes acontecimentos dessa “era Bin Laden”, é assim que alguns estão chamando esses dez anos.

Salim - Sabe Jacó o que me deixa muito bravo, é acharem que todos os muçulmanos, são partidários das idéias desse maluco. Você mesmo Jacó, sabe que não é assim, pois vivem lá em casa, junto com o Pedro e toda a sua família e vice-versa.

Pedro- Inclusive em festas, nós estamos nas suas e vocês estão nas nossas.

Secretária da biblioteca- SILENCIO, por favor!

 

 

Cena III

Claude – Lia, por que a gente não fala um pouco sobre umbanda, você esteve na África do Sul, e viu umbanda lá, não viu?! Meus pais gostam da parte de magia branca da Umbanda, mas somos católicos lá em casa.

Lia - Boa idéia Claude, até porque todo mundo tem medo de Umbanda e não tem nada a ver, só gente do mau que mexe com a parte da macumba...e não são todos do mau, não é mesmo?!

Claude e Lia procurando...

Claude- Olha que legal que eu achei Lia!

Lia- Legal, é isso que vamos levar.

 

 

Cena IV

Jacó – Eu o Salim e a Samira, vamos procurar sobre muçulmanos.

Pedro- Eu e o José vamos ver sobre judaísmo.

Prof. Ivan- As irmãs Estela e Léia, vão procurar sobre catolicismo, e quem terminar primeiro, traz um pequeno resumo sobre as maiores religiões....não, não... José e Pedro, vocês procuram, por favor, sobre: Cristianismo e Catolicismo. Salim, Jacó e Samira, procurem sobre: Ortodoxos e Protestantes. Léia e Estela procurem sobre: Islamismo e Budismo. E Lia e Claude, sobre: Hinduísmo e Judaísmo.

 

 

Cena V

Na semana seguinte, todos os alunos trazem seus trabalhos já em Power Point, pois já estavam acostumados com o professor e sabiam que ele faria uma aula expondo tudo o que encontraram, conversando sobre o assunto até que de preferência, não restasse dúvidas na cabeça de ninguém.

Prof. Ivan – Bom dia pessoal! Estou muito curioso para saber a que conclusão vamos chegar sobre religiosidade hoje. José e Pedro, vocês começam, por favor, falando o resumo sobre Cristianismo e Catolicismo.

Pedro expondo um slide e lendo:

Grande parte dos conflitos mundiais tem origem a partir de questões religiosas. É bom ressaltar que existem fatores de caráter político, econômico, territorial, geopolítico, entre outros.

Atualmente existem inúmeras religiões sendo praticadas no mundo, as principais são:

José lê o fim do slide:

•Cristianismo: possui aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos no mundo, de pessoas consideradas cristãs. Esse nome advém de Jesus Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio trazer a salvação para o homem. É uma religião monoteísta (adora apenas um deus). Dentro do cristianismo ocorreram divisões como o Catoliscismo, Ortodoxo e Protestante.
• Catolicismo: Representa as pessoas que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana, que possui como autoridade máxima o papa. No mundo são contabilizados cerca de um bilhão de católicos.
 

Prof. Ivan- Muito bem, alguma pergunta? Não?! Então por favor, Salim, Jacó e Samira continuem.

Salim expõe o slide e lê:
• Ortodoxo: É uma religião cristã oriunda de uma separação que aconteceu na Igreja Católica Romana no século XI e que se dispersou no oriente. As principais igrejas são a Católica Ortodoxa e Ortodoxa Russa.

Jacó – Professor me antecipei e procurei o que quer dizer oriunda...oriunda quer dizer: nativa, procedente, originária.

Samira lê:

• Protestantes: Emergiram a partir de divergências de opiniões dentro da Igreja Católica no século XVI. O surgimento dessa ramificação cristã está ligado à Reforma Protestante da qual Martinho Lutero foi o lider.

Prof Ivan- Muito bom....perguntas?! Não, então Estela e Léia.

Léia expõe o slide e lê:
Islamismo: é uma religião monoteísta que surgiu no século VII, criada por Maomé, seu principal líder, cujo
livro sagrado é o Corão. Atualmente possui cerca de um bilhão de adeptos no mundo e é a que mais cresce. O islamismo é difundido especialmente na Ásia e na África, porém existem muitos seguidores em países como a Inglaterra e a Espanha.

Estela lê:
Budismo: é uma religião criada por Buda, um príncipe hindu do século VI a.C, chamado Sidarta Gautama. Surgiu na Índia, dentro do budismo existe somente um líder espiritual, que é o Buda. No mundo existem cerca de 400 mil seguidores, a maioria na Ásia.

Prof Ivan se levanta e quando vai abrir a boca...

Jacó (imitando o professor) - Muito bom....perguntas?! Não então Lia e Claude.

Todos caem na gargalhada.

Lia, expõe o slide e lê:
Hinduísmo: é uma religião praticada fundamentalmente na Ásia, possui um conjunto de doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas, livro que guarda textos, hinos, louvores e rituais.
Claude completa:
Judaísmo: teve início na Palestina, ainda no século XVII a.C. É uma religião monoteísta, seu patriarca é Abraão. Atualmente são aproximadamente 14 milhões de seguidores no mundo.

Prof Ivan- Olha pessoal, tô gostando!

Claude se levanta e diz- Podemos continuar professor?!

Prof Ivan- Claro Claude.

Claude- Eu e a Lia resolvemos procurar sobre Umbanda.

Lia lê:

 Umbanda
Podemos definir a Umbanda Sagrada como a “Manifestação do espírito para a prática da caridade pura, em todas as suas formas”. Portanto, por essa definição visualizamos o verdadeiro sentido dessa religião. Os verdadeiros Templos de Umbanda são aqueles:

Claude lê:
· Onde se fala em Deus;
· Onde se prega a palavra e os ensinamentos de Jesus Cristo;
· Onde se fala da Filosofia e Doutrina Espírita ditada por Allan Kardec;

Lia lê:
· Onde se pratica a Caridade;
· Onde não há cobrança, pois espíritos não precisam de dinheiro;
· Onde não há matança de animais, pois matar animais, que são filhos de Deus, não é fazer caridade e, matar um animal, perante Deus, é como matar qualquer ser humano;
· Onde se prega a Fé;
· Onde se prega o Amor;
· Onde se prega o Conhecimento;

Claude lê:
· Onde se prega a Justiça;
· Onde se prega a Lei;
· Onde se prega a Evolução;
· Onde se prega a Vida.

Lia lê: Já a macumba que todos têm tanto medo, devem ter mesmo, porque macumba são feitas em: Locais onde não se fala em Deus, Kardec, Jesus, onde há matança de animais, colocando o medo nas pessoas que freqüentam, através da superstição entre tantos outros métodos.

José- aí que medo!!!!

Lia - Pára com isso José! ninguém aqui tá fazendo mau a ninguém, mas esclarecendo um fato.

José- E daí eu tenho medo. Do lado de casa tem uma praça e a rua se divide em três, num cantinho da praça, muitas vezes eu já vi vela acesa e galinha com uns pratos...

Prof.Ivan- Continuando...

Pedro se antecipa e coloca um slide.

José lê:

Cristianismo

 

 

Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo é uma religião baseada nos preceitos de Abrãao, da mesma forma que o Islamismo e o Judaísmo.

Os seguidores de Jesus são chamados de “cristãos”; tal denominação foi utilizada pela primeira vez em Antiquoia, uma colônia militar grega. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento.

Pedro continua:

Existem três ramos do Cristianismo: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Em razão disso, existem, também, diferentes concepções e aspectos em cada um deles. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo creem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.

 

O Cristianismo se difundiu grandemente pela Ásia, Europa e África. A religião cresceu tanto que, no ano de 313, o imperador Constantino concedeu aos cristãos liberdade de culto; e em 392, foi considerada a religião oficial do Império Romano. 

e José lê:

Estas são as duas principais orações cristãs:

Pai Nosso

 

Pai nosso, que estais no céu

Santificado seja o Vosso nome,

Venha a nós o Vosso reino,

Seja feita a Vossa vontade,

Assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

Perdoai as nossas ofensas,

Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

E não nos deixeis cair em tentação,

Mas livrai-nos do mal,

Amém.

 

Pedro continua:

Ave Maria

 

Ave Maria, cheia de graça,

o Senhor é convosco.

Bendita sois vós entre as mulheres,

e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus,

rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.

Amém.

Prof Ivan- Léia, foi você com a Estela que pesquisaram sobre judaísmo, não é?

Léia- Foi sim professor. Podemos apresentar?

Estela lê:

Judaísmo

 

É reconhecida como a primeira religião monoteísta da humanidade e cronologicamente a primeira das três religiões oriundas de Abrãao, junto com o cristianismo e o islamismo. O judaísmo acredita em um Deus único, onipotente e onisciente, que criou o mundo e os homens.

Léia lê:

A história dos judeus - Segundo a Bíblia, Abraão recebe uma revelação de Deus, muda-se para Canaã, atual Palestina, em torno de 1800 a.C. De Abraão descendem Isaque e o filho deste Jacó. Jacó um dia luta com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Seus doze filhos dão origem às doze tribos do povo judeu. Em 1700 a.C., os hebreus vão para o Egito, onde são escravizados por 400 anos. Libertam-se por volta de 1300 a.C., liderados por Moisés, descendente de Abraão, que recebe as tábuas com os Dez Mandamentos no monte Sinai. Por decisão de Deus, peregrinam no deserto por 40 anos, aguardando a indicação da terra prometida, Canaã.


Estela lê:


O rei Davi transforma Jerusalém em centro religioso e seu filho, Salomão, constrói um templo em seu reinado. Depois de Salomão, as tribos dividem-se em dois Reinos, o de Israel, na Samaria, e o de Judá, com capital em Jerusalém. Com a cisão, surge a crença na vinda de um messias (o enviado de Deus para restaurar a unidade do povo judeu e a soberania divina sobre o mundo), que persiste até hoje. O Reino de Israel é devastado em 721 a.C. pelos assírios. Em 586 a.C., o imperador babilônico Nabucodonosor II invade o Reino de Judá, destrói o Templo de Jerusalém e deporta a maioria dos habitantes para a Babilônia, iniciando a diáspora judaica.

Prof Ivan- alguém sabe explicar o que é diáspora?

Pedro- Eu sei sim. Diáspora é a dispersão ou fuga dos judeus por todo o mundo. Existem judeus na Europa, nos Estados Unidos, Brasil, Austrália, África, Ásia. E foram algumas fugas que os judeus tiveram que fazer. Meus bisavós vieram pra cá da Rússia, fugiram do “progrom”, por causa do Czar, e meus avós do lado alemão vieram por causa de Hitler.

Prof Ivan- Fantástico Pedro!

e Léia termina:

Shemá Israel (em hebraico "Ouça Israel") são as duas primeiras palavras da seção da Torá que constitui a profissão de fé central do monoteísmo judaico.

 

O Shema

Principal oração judaica


Hear, Israel, the Lord is our God, the Lord is One. Ouve, Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é Único.
Blessed be the Name of His glorious kingdom for ever and ever Bendito seja o Nome do Seu reino glorioso para sempre e sempre
And you shall love the Lord your God with all your heart and with all your soul and with all your might. E amarás o Senhor teu Deus com todo seu coração e com toda tua alma e com todo seu   poder.
And these words that I command you today shall be in your heart. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração.
And you shall teach them diligently to your children, and you shall speak of them when you sit at home, and when you walk along the way, and when you lie down and when you rise up. E as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás delas quando estiverem sentados em casa e, quando estiver andando pelo caminho, ao te deitares e quando te levantares.
And you shall bind them as a sign on your hand, and they shall be for frontlets between your eyes. E as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
And you shall write them on the doorposts of your house and on your gates. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Shema Yisrael, Adonai Eloheinu, Adonai Echad

Prof Ivan- Salim, Samira e Jacó, continuem por favor.

Samira lê:

Islamismo

O islamismo foi fundado no ano de 622, na região da Arábia, atual Arábia Saudita. Seu fundador, o profeta Maomé, reuniu a base da fé islâmica num conjunto de versos conhecido como Corão - escrituras que foram reveladas a ele por Deus por intermédio do Anjo Gabriel.

Salim lê:

Sharia

É a lei religiosa do islamismo. Como o muçulmano não vê distinção entre o aspecto religioso e o resto da sua conduta pessoal, a lei islâmica não trata só de rituais e crenças, mas de todos os aspectos da vida cotidiana. A lei islâmica ainda é aplicada de formas variadas ao redor do mundo - os países que adotam a sharia têm interpretações que podem ser mais rigorosas ou menos rigorosas.

Jacó lê:

Surata

 (de Abertura do Alcorão, primordial na oração islâmica. Ela
contém a essência do Alcorão e é recitada em todas orações)

Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso
Louvado seja Deus, Senhor do Universo
O Clemente, O Misericordioso
Senhor do Dia do Juízo
Só a Ti adoramos, e só de Ti imploramos ajuda
Guia-nos à senda reta,
À senda dos que agraciastes,
Não à dos abominados, e nem à dos extraviados.

 

Pedro (apontando para o último slide)- E tem mais uma coisa, as fontes pesquisadas tão todas aí!

 

Fontes: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/as-religioes-no-mundo.htm

http://www.caminhosdeluz.org/A-150.htm

http://minhaprece.com/oracoes/orao-do-pai-nosso/

http://www.caminhosdeluz.org/A-116Ca.htm

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/islamismo/popup_isla/popup.html

http://www.portalangels.com/judaismo.htm

http://www.brasilescola.com/religiao/cristianismo.htm

http://drjacque.sites.uol.com.br/

 

Prof Ivan- Muito bem pessoal, maravilhoso!! e agora me digam....aonde que está escrito nos diversos preceitos religiosos, para perseguir ou matar alguém? Vocês percebem que faz parte da maluquice da cabeça do ser humano, essa coisa horrorosa de guerra? No mundo animal isto não existe, os animais se defendem, claro, e também defendem sua cria e seu território. Mas nenhum animal sai atacando o outro de graça. Na natureza, existe uma cooperação, os ecossistemas necessitam de outros ecossistemas para sobreviver, entendem!

O professor Ivan, olha bem para cada um e continua.

Prof Ivan- Meus amigos, porque eu os considero meus amigos. Quando vocês forem fazer uma baderna como a que fizeram semana passada....vejam bem se atracar fisicamente por uma causa, que nem é uma causa, é da cabeça de algum maluco, essa coisa de racismo, perseguição...por favor não entrem nessa. O ser humano é um só. Somos aparentemente, fisicamente diferentes, mas a parte diferente é uma vestimenta, uma roupa. Nossa essência, nossa alma é igual. E é essa a parte que importa.

E todos se abraçam emocionados.

 

MSc. Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental. marinastrachman@yahoo.com.br