Educação Ambiental em Ação 35

Alguns eventos nacionais e internacionais:

 

II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

IV ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA

 

 

A Assembléia Geral das Nações Unidades elegeu 2011 como o Ano Internacional das Florestas. As atividades enfocadas incluem a promoção do manejo sustentável, a conservação e desenvolvimento das florestas e a conscientização do papel decisivo que as matas desempenham no desenvolvimento global sustentável.

 

Conservar florestas é preservar não somente a vida das árvores e dos povos das florestas. E sim manter viva toda a biodiversidade do Planeta, e com ela as sociedades humanas. A Educação Ambiental na família, e em todos os níveis de ensino, cumpre papel fundamental para a conservação da sociobiodiversidade e do ambiente em que vivemos.

 

O II Congresso Nacional de Educação Ambiental e o IV Encontro Nordestino de Biogeografia, ocorrem simultaneamente em João Pessoa, no período de 12 a 15 de outubro de 2011. O II CNEA & IV ENBio são promovidos pela Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo maior de apontar os Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade. Os eventos vão reunir 1.500 participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes e cidadãos de todos os setores da sociedade.

 

Fonte: http://www.cnea.com.br/

 

 

 

IHAB Encontro Intercontinental Sobre a Natureza – O2

 

Apresentação

 

O Projeto Encontro Intercontinental Sobre a Natureza – O2 é fruto da união de pensamentos e desejos dos participantes do Movimento Amigo das Águas em contribuir para um mundo adequado para receber os filhos da Terra, onde eles possam nascer, crescer e viver em um ambiente saudável, sem o terrorismo da destruição planetária causada pelo uso abusivo dos recursos naturais.

 

A primeira edição do O2 ocorreu de 9 a 15 de novembro de 2003, na cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil, sede brasileira permanente do mesmo. A segunda, de 2 a 8 de novembro de 2005, a terceira ocorreu de 2 a 8 de dezembro de 2007, a quarta ocorreu de 9 a 15 de novembro de 2009 e a quinta  ocorrerá de 21 a  27 de novembro de 2011, e seqüencialmente nos anos ímpares, tendo como objetivo geral discutir sobre as questões do desenvolvimento sustentável a nível intercontinental, globalizado como célula única, viva e que depende da conectividade de seus elementos no tempo e no espaço, para não quebrar a cadeia do ciclo da vida, contribuindo para a proteção dos seres vivos na Terra, a partir de oração, devoção e ação daqueles que têm compromisso social e ambiental, para fazer o MUNDO RESPIRAR MELHOR.

 

De 7 a 11 de setembro de 2006, o O2 foi realizado na Cidade de Moura – Alentejo – Portugal, conjuntamente com a Feira de Setembro (cultura, artesanato, culinária etc).

 

Seja um de nós, contribua com o Movimento Amigo das Águas, especialmente no O2, mostrando como exemplo os resultados práticos de suas ações realizadas individualmente, através de equipes, ou em projetos governamentais, privados e de ONGs, para que sejam multiplicados ou adaptados levando seus benefícios para outras regiões.

 

O formato do O2, com uma visão sistêmica das ações socioambientais, permite, em seus diversos temas: Feira de Tecnologia e Produção Limpa – PROECO, Rodada de Negócios Sustentáveis, Cursos, Conferências, Mesas Redondas, Apresentação de Casos Exitosos, Oficinas de Educação Ambiental, Tribuna Livre da Natureza , Fórum de Líderes, Eco Arte Cultura, Livraria Ecológica, Ecoturismo e Esporte Natureza, que técnicos de áreas multidisciplinares possam apresentar através de seus trabalhos específicos as diversas formas de interdependência existentes entre os reinos animal, vegetal e mineral, bem como as relações intercontinentais dos fenômenos da natureza.

 

CLODIONOR CARVALHO DE ARÁUJO

Presidente do IHAB

Coordenador executivo do O2

 

Fonte: http://ihab.itarget.com.br

 

 

 

Dia Mundial do Ambiente (WED)

 

Dia Mundial do Ambiente (WED) é um evento anual que visa ser o dia maior e mais amplamente comemorado global para a ação ambiental positiva. QUA atividades ocorrem durante todo o ano mas o clímax no dia 5 de Junho de cada ano, envolvendo todos, de todos os lugares.

Então o que você vai fazer para WED?

 

Fonte: http://www.unep.org/wed/about/

 

 

8º Congresso Internacional de Educacao Superior - UNIVERSIDAD 2012

 

O Evento ira realizar-se no Palácio das Convenções de 13 a 17 de Fevereiro sob o tema * A Universidade por um desenvolvimento sustentável * reafirmando assim a responsabilidade da Educação Superior com a sociedade e seu tempo.

Desde a sua primeira edição em 1.998, nossos Congressos são reconhecidos como espaços amplos, comprometidos e plurais, apropriados para a discussão dos mais variados temas internacionais sobre a Educação Superior.

No ultimo Congresso em 2010, mais 3.000 congressistas de varios Países participaram do Evento.

O Brasil é um dos auspiciadores do Congresso,  através da ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior.

Será um prazer e um privilégio voltar a nos encontrar em Havana, durante o Congresso Universidad 2012

 

Presidente do Congresso

MSc. Miguel Diaz-Caniel Bermudez

Ministro da Educação Superior de Cuba

 

Fonte: http://www.lionstours.com/universidad2012.html

 

 

 

Simpósio Biomar

 

 O XIV Simpósio de Biologia Marinha terá em sua Programação 24 minicursos, 10 palestras, 1 mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis e oral, oficinas e concurso de fotos.

 

Os objetivos desse encontro são: promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação e criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes à Biologia Marinha.

 

Têm o prazer de convidá-lo para o evento anual que acontece de 04 de julho a 08 de julho de 2011.

 

Fonte: http://sites.unisanta.br/simposiobiomar/2011/

 

 

 

 

Rio 2012

 

Sobre o Rio 2012

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) está sendo organizada em conformidade com a Resolução da Assembleia Geral 64/236 ( A/RES/64/236 ). A Conferência terá lugar no Brasil em 2012 para marcar o 20o aniversário da 1992 Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), no Rio de Janeiro, eo 10 º aniversário da Cimeira Mundial de 2002 sobre o Desenvolvimento Sustentável (CMDS) em Joanesburgo . Prevê-se como uma conferência ao mais alto nível possível, incluindo chefes de Estado e de Governo ou outros representantes. A Conferência irá resultar em um documento de políticas focalizadas.

 

Fonte: http://www.uncsd2012.org/rio20/   

 

 

Fonte Geral: http://twitter.com/Projetoapoema

 

Para divulgação de eventos Ambientais: bere@apoema.com.br