Educação ambiental em Ação 29

Comunicando o mês de Setembro

Por: Audrey Fernandes  

As flores crescem em nossos jardins anunciando mais um setembro, e com ele aguardamos ansiosos a chegada da primavera, a estação mais colorida do ano, são folhas, frutos e flores. No mesmo mês, comemoramos o Dia da Árvore, da Amazônia, o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e o Dia Mundial Sem Carro.

Diante de cada data o mundo mobiliza-se para que o ser humano se torne consciente de seus atos, atos estes que prejudicam o mundo que deixarão para seus filhos, netos e bisnetos.

E porque não agir?

Em mais de 90 países, todo terceiro sábado de setembro, realiza-se o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, na verdade, praticamos o Dia. A data foi criada internacionalmente em 1986, conscientizando e mobilizando voluntários para limpeza de margens de rios, praias, lagos e lagoas. A campanha, iniciada pela Ong The Ocean Conservancy, tem como objetivo recolher e analisar o lixo presente em rios e praias. Voluntários trabalham em prol da mesma idéia, alertar a população, autoridades políticas e cientificas, grandes indústrias e a mídia sobre o problema do descarte inadequado do lixo em todos os ambientes onde vivemos.

A cidade de São Carlos, em 2009, realiza seu II Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A cidade, que possui rios e córregos por todos os lados, desenvolveu a proposta de sensibilização da população para a questão dos resíduos sólidos com coordenação da Ong Ramudá – ramos que brotam em tempos de mudança, que acredita que a ação é muito mais que um mutirão de limpeza, é principalmente um trabalho de coleta de dados para a sensibilização e educação ambiental.

Se a sua cidade ainda não conhece esta ação, divulgue, mobilize... COMUNIQUE!