COP30: O BRASIL SEDIA PELA PRIMEIRA VEZ O DEBATE CLIMÁTICO MUNDIAL
03/11/2025
A Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) é um evento global crucial para as discussões climáticas. Faz parte da agenda de reuniões anuais realizadas pelos representantes de 193 países e 5 territórios que fazem parte da ONU com a finalidade de acompanhar, avaliar a implantação e propor novas medidas para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e conter o aquecimento global. A COP é o local de tomada de decisões e revisão de instrumentos legais implementados pelos países signatários, a partir do progresso observado nas medidas de mitigação da emissão de gases de efeito estufa.
Em 2025, o Brasil sedia a COP 30 em Belém do Pará, na Amazônia, um fato inédito que posiciona o país e a floresta no epicentro das decisões climáticas mundiais. O objetivo principal é dar continuidade ao Balanço Global do Acordo de Paris, que completa uma década, avaliando o progresso dos países em relação às metas de aquecimento global e definindo os próximos passos.
O bioma em que será realizado a Conferência é um dos mais biodiversos do mundo, mas, além de chamar a atenção para o papel crucial da preservação da Amazônia para o equilíbrio climático global, o Brasil tem um papel significativo intermediando as discussões entre países emergentes e desenvolvidos. O evento também permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono.
O que será discutido na COP 30
A COP 30 dará continuidade ao Acordo de Paris, que completa 10 anos. Dentre seus objetivos estão avaliar e discutir medidas e compromissos de financiamento para limitar o aumento médio da temperatura a 1,5º C, estabelecidos pelo acordo durante a COP21. Os temas abordados serão:
· Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE): Fortalecer compromissos nacionais para cortar emissões, buscando uma economia de baixo carbono.
· Adaptação às Mudanças Climáticas: Implementar estratégias para que países e comunidades se preparem para impactos climáticos extremos.
· Financiamento Climático: Aumentar o acesso a recursos financeiros para que países em desenvolvimento executem ações de mitigação e adaptação, garantindo a equidade global.
· Transição Energética e Tecnologias Renováveis: Acelerar a mudança para fontes de energia limpa e promover o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sustentáveis.
· Preservação de Florestas e Biodiversidade: Reforçar a proteção de ecossistemas vitais, como a Amazônia, reconhecendo-os como soluções naturais para o clima.
· Justiça Climática: Abordar os impactos desiguais das mudanças climáticas, protegendo populações vulneráveis e assegurando sua participação nas decisões. O Brasil, junto à ONU, promoverá um Balanço Ético Global (BEG) para a COP 30, integrando uma dimensão ética e participativa.
A COP 30 no Brasil é um marco histórico. O engajamento de todas as esferas governamentais, da sociedade civil e do setor privado será crucial para que o evento produza resultados concretos e impulsione o mundo rumo a um futuro mais justo e sustentável. A urgência climática exige a participação de todos.
SP no Clima
As Conferências de Meio Ambiente em 2025 tiveram como tema gerador o combate às mudanças climáticas, já fomentando na sociedade as discussões relacionadas à COP 30. Para subsidiar as Conferências Municipais e Estadual em São Paulo, e facilitar a compreensão dos assuntos discutidos na COP, a SEMIL desenvolveu um curso online que pode ser acompanhado pelo link abaixo.
Saiba
mais:
· COP
30 no Brasil – https://cop30.br/pt-br
·
SP no clima
– https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2025/01/sp-no-clima-conferencia-estadual-do-meio-ambiente/
____________________________________________
Texto: Bio
Saber Produções
Gestão
de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre –
DEA/ SEMIL
Fonte: Portal de Educação Ambiental