PRÍNCIPE WILLIAM É O DONO DO ‘OSCAR DA SUSTENTABILIDADE’, COM PREMIAÇÃO MILIONÁRIA? ENTENDA
Ele é o fundador e patrocinador do Earthshot Prize, que terá sua edição no Brasil em novembro deste ano
Redação Terra
Príncipe William promoverá premiação de sustentabilidade no Brasil semanas antes do país receber a COP30
Foto: Reprodução/Instagram/@princeandprincessofwales
Sim, o príncipe William promove um dos mais importantes prêmios de meio ambiente do mundo, o Earthshot Prize, que é considerado o Oscar da Sustentabilidade. Ele não é, exatamente, o “dono” da iniciativa, mas realmente foi quem lançou o prêmio em 2020 e segue como patrocinador do evento – que tem como objetivo premiar as soluções mais inovadoras para os desafios ambientais do mundo. Além disso, pela primeira vez, a premiação tem data para acontecer no Brasil!
Desde 2020, o prêmio é dado a cinco vencedores, um para cada frente da iniciativa. São elas: natureza, ar, oceanos, resíduos e clima. A premiação também é à altura da realeza: quem vence, leva o prêmio de um milhão de libras --o equivalente a R$ 7,3 milhões, na cotação atual.
Príncipe William trará ao Brasil premiação multimilionária em 2025
Príncipe William explica por que Brasil sediará importante prêmio de sustentabilidade
Prêmio Earthshot: Príncipe William gratificará iniciativas brasileiras sustentáveis
Não é possível se inscrever diretamente, mas, sim, ter sua iniciativa, empresa, organização sem fins lucrativos ou, até mesmo, projeto de governo, indicado por “olheiros” que são parceiros do prêmio.
Até o momento, a premiação já foi sediada em Londres (2021), Boston (2022), Singapura (2023) e Cidade do Cabo (2024). Agora, em novembro deste ano, o evento vem para o Rio de Janeiro e acontecerá no Museu do Amanhã.
De acordo com informações do Earthshot obtidas pelo Terra, 2.426 soluções foram submetidas para o prêmio de 2025 --sendo 52,12% referentes ao Sul Global. Do Brasil, especificamente, foram inscritas 140 iniciativas.
Um projeto brasileiro nunca ganhou o prêmio, mas já foi finalista: o caso do Belterra, na categoria natureza. Sediada no Mato Grosso, a organização que foi finalista em 2023 colabora com pequenos e médios produtores para restaurar florestas críticas e já protegeu 40.000 hectares de floresta brasileira. Além disso, eles conectam dezenas de agricultores com parceiros comerciais para impulsionar a economia local.
Príncipe William e a causa ambiental
O príncipe de Gales é o fundador da Royal Fundation, fundação da família real que mobiliza líderes, empresas e pessoas para que, juntos, possam “enfrentar os maiores desafios da sociedade”. Ele toca a fundação com sua esposa, Kate Middleton, e foi por meio da iniciativa que ele criou o Prêmio Earthshot.
Em sua biografia disponibilizada no site do prêmio, William é descrito como um “defensor da proteção do meio ambiente”, tendo liderado frentes internacionais para reprimir o comércio ilegal de animais selvagens e ajudado na proibição do marfim no Reino Unido.
“Ele acredita que os próximos dez anos são críticos em nossa luta para proteger o planeta. É por isso que, em 2020, ele lançou o The Earthshot Prize”, afirmam.
Em entrevista exclusiva ao Fantástico, da TV Globo, o príncipe chegou a afirmar que “o Brasil vai produzir o melhor e mais incrível Prêmio Earthshot” e que esse foi o motivo para a escolha do País.
“Acho que a vibração, as pessoas, a energia, o país lindo... Não poderia deixar de ser o Brasil. Queremos que o Prêmio Earthshot seja genuinamente brasileiro, para que tenha realmente um sabor brasileiro. E estamos muito animados para ver a energia e o entusiasmo que serão trazidos para o prêmio”, complementou William.
Fonte: Redação Terra