PODCAST INFANTIL PROMOVE CONEXÃO ENTRE CRIANÇAS E NATUREZA COM CONTOS SOBRE SUSTENTABILIDADE

ONGs em Ação

Redação Observatório 3º Setor

Parceria entre o movimento Verdes Marias e a editora Poétika lança novos episódios do “Contos da Capivara”, com temáticas ambientais e educação lúdica

Contos da Capivara/Divulgação

Com histórias que despertam a imaginação e incentivam hábitos conscientes desde a infância, o podcast “Contos da Capivara” lança dois novos episódios com foco em educação ambiental. A iniciativa é fruto da união entre o movimento Verdes Marias e a editora Poétika.

Criado em 2022, o podcast infantil Contos da Capivara já ultrapassou a marca de 400 mil reproduções e vem se consolidando como ferramenta educativa em escolas de todo o Brasil. A produção traz histórias voltadas para crianças e famílias, abordando temas como sustentabilidade, economia circular, mudanças climáticas e o cuidado com o meio ambiente.

A proposta aposta na força da contação de histórias para gerar empatia e estimular uma relação respeitosa com a natureza. Os episódios, que voltam ao ar neste mês de julho, foram desenvolvidos em parceria com instituições comprometidas com o meio ambiente, como a Fundação Ellen MacArthur.

Descobrimos no podcast uma ferramenta poderosa para levar educação ambiental para as crianças e suas famílias de forma lúdica, por meio do entretenimento. Brincamos que estamos escondendo a couve na pipoca!”, comenta em nota, Mariana Moraes do Verdes Marias.

Novos episódios: oralidade, afeto e ancestralidade

O primeiro episódio inédito, “A Abacateira”, conta a história de uma neta que vive momentos afetivos com a avó em uma fazenda de abacates. Narrado pela simpática capivara Clara, o conto valoriza o ritmo da natureza e os ciclos da vida. A fábula, escrita pelas Verdes Marias, tem o apoio da Fundação Ellen MacArthur, referência mundial em economia circular.

Já em “Os Encantados”, o ouvinte embarca em uma jornada pela floresta amazônica ao lado de um menino sensível ao chamado da natureza. Escrita por Maickson Serrão, a história apresenta seres míticos como a Iara, o boto-cor-de-rosa e a cobra-grande, reforçando o valor da escuta, do respeito à ancestralidade e da preservação ambiental.

Eu conto histórias sobre os seres encantados da floresta amazônica, então isso está muito na minha veia, na minha criação desde criança”, explica Maickson, integrante do povo Tupinambá da Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (PA) e criador do podcast Pavulagem.

A participação de Maickson foi motivada por um episódio anterior do podcast sobre brinquedos reaproveitados, que o inspirou a contribuir com sua própria história. “Eu decidi que precisava falar de sustentabilidade de uma forma que usasse os seres encantados. Essa é uma história de ficção, mas que traz a essência desses seres — o diálogo deles com a natureza viva, com a preservação, com o cuidado. Eles são protetores, são guardiões. Então acho que tinha tudo a ver falar de sustentabilidade, de questões climáticas, envolvendo os encantados. Trouxe esses personagens a partir de toda essa minha vivência — e, de certa forma, também estou falando de mim”.

Parcerias que ampliam o impacto educativo

Além da Fundação Ellen MacArthur, os novos episódios contam com o apoio da Mustela Brasil, marca voltada ao cuidado infantil e ao meio ambiente. Segundo Marilla Mesquita, diretora de Marketing, Vendas e ESG da empresa, a parceria surge do desejo de ampliar o impacto positivo da marca.

Na Mustela, acreditamos que o cuidado começa desde cedo — com a pele, com as relações e com o planeta”, completa, “a oportunidade surgiu a partir do nosso desejo de nos conectar com as famílias de forma mais profunda e significativa, por meio de conteúdos que inspiram vínculos e promovem valores alinhados ao nosso propósito. Acreditamos que apoiar iniciativas como essa é uma forma de ampliar o impacto positivo da marca, indo além dos produtos e contribuindo para a construção de um futuro mais consciente”.

Gustavo Alves, gerente de Inovação da Fundação Ellen MacArthur, reforça a importância de traduzir a economia circular para o dia a dia das crianças. “A abordagem das Verdes Marias, ao levar esse tema para as crianças de uma maneira tão criativa, foi o que mais nos entusiasmou, pois acreditamos que a educação é um habilitador para construir um futuro verdadeiramente circular”.

Os episódios do Contos da Capivara estão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas de áudio, como Spotify e YouTube. Para acompanhar mais novidades sobre o projeto, acesse o perfil oficial no Instagram.

Sobre o Verdes Marias

O Verdes Marias é um movimento idealizado por três irmãs – Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes – que buscam inspirar as pessoas a levarem uma vida mais sustentável, por meio de microrrevoluções em suas vidas. Ele é baseado nos eixos: “Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente” trazendo sempre a questão climática e um convite à ação. As Verdes Marias estão no Tiktok, com mais de 520 mil seguidores (com quase 9 milhões de curtidas), Instagram (230k), Youtube, o podcast Microrrevoluções e o podcast infantil Contos da Capivara, além de cursos e palestras.

Fonte: https://observatorio3setor.org.br/podcast-infantil-educacao-ambiental/