TÉCNICA DA UNOCHAPECÓ FICA EM 5° LUGAR NO PRÊMIO DE HONRA AO MÉRITO PELA CFBIO
Chapecó, 23 de julho de 2025 - A professora Tânia Lúcia Muneron atua no Museu de Ciências Naturais da Unochapecó e ficou em 5° lugar no Prêmio de Honra ao Mérito Biólogo(a) Educador(a). Ele é promovido pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio), um órgão que busca regular, orientar, fiscalizar e fortalecer o exercício profissional do Biólogo.
Para participar era preciso comprovar a atuação como Biólogo Educador e ter registro profissional no CRBio. Foi necessário elaborar um artigo e um vídeo com o relato de vivência das atividades desenvolvidas no Museu. A Tânia concorreu pela categoria B, que representa espaços de ensino não formais, como parques, aquários, museus e jardins botânicos. Além disso, foi a única de Santa Catarina nesta categoria.
“Estamos contentes com a nossa quinta colocação, especialmente por competirmos com biólogos de instituições e museus renomados de todo o Brasil. Esse resultado confirma nossa competência e responsabilidade”, relata a professora. Ela explica que, apesar de ser um espaço pequeno, o museu é o único da região, e, por isso, surgem muitas demandas de visitas.
Segundo Tânia, o Museu de Ciências Naturais serve de referência regional para fomentar a educação ambiental, a aprendizagem científica e a popularização da ciência. Ele proporciona o contato direto com as coleções biológicas e a biodiversidade local e contribui para a formação de pessoas que podem disseminar o conhecimento adquirido em seu meio social.
Texto: Sophia Fransozi / Estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos
Foto: Sophia Fransozi
Fonte: https://uno.edu.br/noticias/biologa-educadora