Educação Ambiental em Ação 22
EDITORIAL/ Dez 2007

Nossa Revista chega à última edição de 2007. Foi um ano em que ocorreram muitos eventos para discutir as diversas formas em que a EDUCAÇAO AMBIENTAL se apresenta como uma ferramenta eficiente para se alcançar o SUCESSO dos projetos, e isso nos deixa feliz, porque já há alguns anos contemplamos a chegada desta “criança” que cresceu e tornou-se “adulta”, amadurecendo e se inserindo nos espaços com a responsabilidade necessária e com o respeito exigidos.

A Educação Ambiental surge num momento em que o planeta exige que mudemos nosso comportamento, que nos comprometamos com a sobrevivência das espécies em detrimento do progresso, este devastador que acelera o caos entre fauna e flora, destruindo a biodiversidade do planeta.

A Educação Ambiental surge como apaziguadora entre os ânimos acirrados dos ambientalistas e dos capitalistas. Esta se inserindo como uma referência entre as origens, entre as raças, entre os países, entre as políticas em prol do bem comum, da paz universal. Á cada Edição da REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO que preparamos, nos surpreendeMOS de forma positiva com a qualidade dos trabalhos que chegam, com o entusiasmo dos “e-mail” que recebemos elogiando as Edições e buscando informações sobre a revista.

2007 chega ao seu final e hoje, 3 de Dezembro, na Conferência Mundial de Mudanças Climáticas em Bali, discute-se a formação de um documento propondo ações de como o humano vai agir para reverter o quadro de caos que se apresenta em nosso planeta. Esta notícia me fez lembrar de um Mestre que tive na faculdade, o Prof. H. Asmus, que nos contava sobre a “Tragédia dos comuns”... Se cada um levantar uma mão para degradar chegará o tempo do caos, onde todos estarão agindo igual, de forma comum e a degradação estará concluída. Creio que agora se propõe uma ação inversa, todos discutem o começo de mudanças, e volto a citar o Mestre Asmus, que sempre nos ensinou que para começar uma boa ação basta planejá-la e manter um processo educativo. Acho que esta é a missão dos educadores ambientais, não importa o titulo que tenham, a profissão que desempenhem, importa que comecem a planejar as ações e apliquem os planos. Assim toda a equipe de colaboradores da REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, se coloca a disposição para continuar agindo e apoiando ações que interfiram de forma positiva para as mudanças necessárias à sobrevivência do planeta, mantendo aceso o compromisso assumido com a EA de interferir para a PAZ. Que o novo ano venha cheio de esperança, de luz, de paz, de idéias e traga muita força para mantermos nossa biodiversidade crescendo para a VIDA. 
 
Sandra Barbosa e Equipe da Educação Ambiental em Ação
Dezembro, 2007.