Sugestões de Atividades em Educação Ambiental

RESÍDUOS : sugestões de atividades em educação ambiental[1]

 

Essas atividades têm como objetivo estabelecer um contato dos alunos com os problemas dentro do ecossistema urbano, de forma a despertar o interesse pela temática ambiental. Serão apresentadas três propostas de atividades relacionadas ao cotidiano dos alunos.

 

1)   O Supermercado e os materiais recicláveis

O Supermercado local símbolo do consumo onde as pessoas compram produtos de necessidade básica e acabam levando produtos supérfluos em função do bombardeio de promoções, tentações irresistíveis criadas pela publicidade.

Para realização dessa atividade, deve-se formar grupos de alunos para visitas no supermercado. Um grupo fica encarregado de fazer um levantamento dos produtos que utilizam embalagem plástica.

O outro grupo fica responsável por verificar se os produtos em spray apresentam um aviso “não contém CFC” em suas embalagens (produto que destroe a camada de ozônio, gás que nos protege do excesso de radiação ultravioleta que pode aumentar a ocorrência de doenças de pele e a produção agrícola promovendo o aquecimento do planeta).

Após o levantamento dos produtos que utilizam embalagens plásticas, comparar um produto atual com tempos passados, de forma com que os alunos percebam que o descarte dessas embalagens no meio ambiente leva muitos anos para se deteriorarem, interferindo na qualidade ambiental. As indústrias optaram pelo uso de embalagens plásticas por serem mais baratas, com isso aumentam se os benefícios e socializam os custos com a população. O grupo do spray apresenta aos demais o resultado do trabalho.

Atividades semelhantes podem ser desenvolvidas com outros produtos como detergentes (biodegradáveis, ou não), inseticidas (se indicam cuidados com o ambiente). Também se pode abordar questões relacionadas à exploração dos recursos naturais, como por exemplo o petróleo, recurso não-renovável e poluente, matéria-prima essencial para fazer embalagens plásticas.

 

2)   O lixo gerado na escola

Essa atividade visa fazer um estudo a respeito do lixo gerado na escola, descrever as suas categorias e identificar formas de redução da quantidade produzida.

Os alunos devem ser divididos em grupos. Cada grupo ficará encarregado de determinar o tipo e montante, em número ou massa, do lixo produzido. Dentro dos grupos, alguns alunos se encarregam do lixo orgânico (sobras de alimentos, etc.) e os demais do lixo inorgânico (papel, vidro, metais, etc.).

Cada grupo deverá apresentar o seu resultado. Ao final, após cada grupo ter descrito o conteúdo de uma lata de lixo, pode-se estimar o montante de lixo produzido pela escola, por dia, mês e ano, portanto, ter uma idéia do desperdício e o total dos resíduos produzidos.

Um aspecto importante dessa atividade é estimular, na discussão, a busca de alternativas para diminuição da produção do lixo, considerando os aspectos tecnológicos e comportamentais. De forma abrangente, pode-se enfocar os problemas produzidos por resíduos sólidos, os benefícios da coleta seletiva e a reciclagem. Como complemento dessa atividade pode ser feita uma visita a unidade de compostagem ou de reciclagem.

 

3)   Consumo de Energia

Essa atividade procura identificar formas de uso adequado da eletricidade, enquanto se compreende a dependência dos ecossistemas urbanos, dessa importante fonte de energia.

Os alunos devem elaborar uma lista dos objetos de sua casa que consomem eletricidade, colocando-os em três categorias:

1)    Os objetos que não funcionam sem o uso da eletricidade;

2)   Os que poderiam funcionar com uma certa dificuldade;

3)   E os que poderiam funcionar sem a eletricidade.

 

Pedir aos alunos que listem formas de consumo e de economia de eletricidade nas suas residências. Selecione líderes para promover uma discussão sobre o uso da eletricidade nas casas. Além disso, poderia ser feita uma campanha para redução do consumo em casa e na escola.

Poderiam pegar a última conta de luz paga, anotar o consumo (é dado em kwatt/hora, e aparece nas contas de luz como kmh ou similar) e verificar, depois de um mês se houve redução nos gastos de kmh.

Outra atividade relacionada ao tema seria propor um estudo que demonstrasse como as pessoas desenvolviam suas atividades de trabalho e lazer antes do uso doméstico da energia elétrica. Seria interessante também que a escola promovesse uma oficina de brinquedos artesanais com material reciclável, mostrando ao aluno que além dos videogames, internet e outros brinquedos eletrônicos existem outras formas de lazer bem mais criativas e saudáveis.

Pequenas ações que contribuem para a redução do consumo de eletricidade e dos impactos negativos causados ao ambiente pela construção de usinas hidrelétricas, quando mal planejadas.

 

Referência Bibliográfica:

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

 

Colaboração: Juliana da Costa Miranda, aluna regular do Curso de Licenciatura em Geografia [noturno], IGCE/UNESP, campus de Rio Claro.

 

 



[1] Atividades extraídas de: DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia,1992, p. 190-206.