ARTE MILENAR, FALCOARIA UNE TRADIÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SANTA CATARINA

O controle das aves de rapina, já conhecido como o “esporte dos reis”, ajuda na conscientização sobre a espécie.



Falcoria como ferramenta para educação

A arte milenar da falcoaria é preservada em Santa Catarina. A equipe do Terra do Gente foi até lá e mostra como é a relação de confiança e companheirismo entre a ave e o homem nessa atividade nobre e fascinante que já foi conhecida como o “esporte dos reis”.

Treinar aves de rapina requer paciência, conhecimento e, acima de tudo, respeito aos animais. Unir treinamento e educação ambiental é a base de um trabalho realizado na região de Pomerode, onde um instrutor apaixonado pelo que faz apresenta aos visitantes tudo o que sabe, a ponto de fazer um gavião-asa-de-telha ficar tranquilamente na mão de uma menina, que transformou o receio em alegria de estar naquela situação.

A confiança é um ingrediente importante já que a ave não fica presa de nenhuma forma. Durante os voos, voltar é uma escolha e nunca uma obrigação. Um antigo ditado dos falcoeiros diz que toda vez que uma ave sai pode ser o seu último contato com o homem que a treinou. Isso é uma realidade já que a natureza tem seus caminhos e nada pode controlar isso.

Um exemplo recente visto na própria cidade catarinense foi o de uma águia que teve uma participação no programa especial da EPTV, a série “Plano de Voo”. A ave teve uma pequena câmera acoplada ao corpo. Após meses de trabalho e ajustes, o equipamento com peso e estrutura ideais acompanhou o seu voo. As imagens foram utilizadas no programa. Só que, tempos depois, o animal saiu e não voltou. Para evitar essa situação, algumas aves ganham um equipamento que monitora a sua localização.

Além do fascínio, a falcoaria também permite uma maior conscientização das pessoas sobre essas aves. Muitas vezes, uma aparente agressividade, esconde um animal dócil e inteligente que apenas responde aos seus instintos.

Corujas

Suindaras, também conhecidas como corujinhas de igreja, mostram seus dotes na reportagem. Em detalhes, o corpo do animal prova que é uma “máquina” perfeita, um item de tecnologia de ponta criado pela natureza que provoca admiração e respeito no homem há mais de quatro mil anos.



Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/arte-milenar-falcoaria-une-tradicao-e-educacao-ambiental-em-santa-catarina.ghtml