EDUCAÇÃO AMBIENTAL É A BASE DA CONSCIENTIZAÇÃO
Preocupação com o futuro do planeta se baseia em mudanças que devem ser praticadas agora e de maneira ampla por toda a sociedade
Suelen Bongiolo
Criciúma
Quando
se fala em conscientização ambiental, muito se vem em
mente. Desde pequenos gestos nas escolas até algumas atitudes
adotadas pelas pessoas no cotidiano remetem, de alguma forma, à
preservação do meio ambiente. Entretanto, as ações
que vêm sendo empregadas na sociedade ainda são
insuficientes para garantir uma vida de qualidade e um futuro para as
próximas gerações.
Segundo o professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Mário Ricardo Guadagnin, há muito ainda o que se fazer quando se fala nesse assunto. “A principal base para a conscientização é a sensibilização, a educação ambiental. Enquanto não investir nisso, não haverá mudanças. É preciso ter consciência que nossas atitudes ambientais refletem na vida de todos. Ter equilíbrio e uma vida sustentável é uma utopia inalcançável, se não houver uma revisão dos hábitos de consumo”, ressalta.
Revisar hábitos, evitar desperdícios, investir na correta destinação dos resíduos e promover o consumo consciente – evitando a exploração e degradação – são alguns dos caminhos que podem ajudar a mudar algo. “Todos os ambientes foram modificados pelo ser humano e de forma brutal, e estamos fadados à falência se não revisar tudo isso”, pontua o professor.
Fonte: https://dnsul.com/2018/geral/educacao-ambiental-e-base-da-conscientizacao/