HORTA EM ESCOLA ESTIMULA VIDA SAUDÁVEL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DE ALUNOS NO AMAPÁ

Estudantes da Escola Municipal José Leoves, em Macapá, fizeram as primeiras plantações do projeto 'Plantando Legal' nesta terça-feira (12). Mais de 1 mil alunos vão atuar na manutenção.

Por Carlos Alberto Jr, G1 AP, Macapá

12/06/2018 19h20  

Hortaliças que serão usadas pela comunidade escolar, teve seu piloto iniciado nesta terça-feira (12) na Escola Municipal José Leoves, localizada no bairro Renascer, na Zona Norte de Macapá.

Apesar do projeto ser da prefeitura, foi a direção da escola que procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) para criar a horta.

"A direção da escola teve a iniciativa ir atrás da secretaria para que a horta se tornasse realidade. Foi assim que surgiu o planejamento para que esse projeto fosse criado", contou Marcio Pimentel, titular da pasta.

Não há um número específico de quantas escolas devem aderir ao projeto, pois isso vai depender de quem se dispor em manter o espaço e também do entorno da instituição ter áreas para a criação da horta.

O projeto funciona em parceria das escolas municipais, que acionam a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que, por sua vez, avaliará e indicar as instituições para a Semam, responsável pelo apoio estrutural e técnico das hortas. As mudas plantadas são produzidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

"Essa é uma ação integrada, temos que envolver o maior número de competências para o resultado ser melhor", afirma Pimentel.



Cheiro verde, feijão verde, cebolinha, chicória e tomate são alguns dos produtos que passarão a fazer parte da alimentação dos próprios alunos que vão ajudar no cultivo dessas plantas.

Adubo, sementes e materiais para a manutenção das hortas como enxadas, mangueiras para água, ancinhos, encanação e dragas, ficarão a cargo da Semam.

O pontapé inicial foi nesta terça-feira, mas o projeto já era idealizado há anos pelos alunos e corpo técnico da escola José Leoves. Para a diretora Keyla Moraes, o criação da horta é a realização de um sonho.

"A escola, junto com ONGs, já iniciou alguns projetos voltados para a educação ambiental. Logo, ter um horta era um sonho distante. Agora nossos alunos poderão colocar em prática o que aprenderam", disse.



Fonte: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/horta-em-escola-estimula-vida-saudavel-e-consciencia-ambiental-de-alunos-no-amapa.ghtml